O Governo da Bahia negocia com a Build Your Dreams – BYD, gigante empresarial chinês, que atua em várias áreas e é o maior fabricante de carros elétricos da China. A informação foi inicialmente publicada pelo site Bahia Econômica.
A empresa BYD, faz parte do consórcio Skyrail Bahia, para construção do VLT/monotrilho do Suburbio de Salvador. O novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho.
Conforme o site, a BYD havia inicialmente manifestado interesse em comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), mas o negócio não avançou e a empresa ampliou as negociações com o governo da Bahia para se instalar em uma parte do complexo industrial da Ford para montar uma fábrica de automóveis.
Na semana passada, o governador Rui Costa adiantou que as negociações estão avançadas para concluir a atração de uma nova montadora de veículos onde antes funcionava a fábrica da multinacional norte-americana.
As negociações entre a empresa e o governo do Estado estão avançando, mas guardadas a sete chaves e centralizadas no gabinete do governador.
Como não existe mais o regime automotivo de incentivos, um dos motivos que fez a Ford se instalar na Bahia, as negociações são mais difíceis e envolvem não apenas os incentivos da Sudene e da DesenBahia, mas também uma participação maior do Estado, incluindo a Fieb, através da Cimatec.
Inicialmente a ideia seria a montagem ou produção do Tan EV, o primeiro SUV elétrico vendido no Brasil, e também do Han EV um sedan 100% elétrico, ambos na faixa dos 500 mil reais.