A Volkswagen acaba de revelar mundialmente a picape Amarok. O modelo ganha um novo visual por dentro e por fora, e principalmente uma lista bem maior de recursos técnicos e maior distância entre eixos que libera mais espaço na cabine. Oferecida em várias configurações, a picape deve fazer sua estreia global até o final de 2022.
A nova Amarok é resultado do trabalho entre a Volkswagen e Ford para projetar a nova geração. O resultado está intimamente relacionado à última geração da Ranger em sua forma de apresentação.
Visualmente, a Amarok adota a linguagem de design atual da Volkswagen. Caracteriza-se por uma frente alta e vertical, faróis de aparência nítida com elementos de LED e luzes traseiras em forma de C. O modelo que mostramos em nossas fotos é a versão mais completa.
Mais espaço não é a única melhoria notável no interior. Os clientes em muitos mercados – incluindo a Europa – estão comprando cada vez mais uma picape para usá-la como motorista diário e esperam encontrar o mesmo nível de conforto e tecnologia oferecido em SUVs.
Para isso, a nova Amarok vem de fábrica com painel de instrumentos digital e tela sensível ao toque com orientação retrato para o sistema de infoentretenimento, e a lista de opções inclui um sistema de som Harman Kardon. O controle de cruzeiro adaptativo é um dos mais de 20 auxílios à condução oferecidos globalmente.
Globalmente, a paleta de motores inclui quatro motores turbodiesel TDI e uma unidade turboalimentada a gasolina; note que nem todos os motores estarão disponíveis em todos os mercados, no entanto. No lado do turbodiesel da folha de especificações, a unidade básica é um quatro cilindros de 2.0 litros com 150 cavalos de potência e 258 libras-pés de torque.
Este motor estará disponível principalmente na África. Em seguida, é uma evolução de 170 cavalos deste motor, seguido por um 2.0 litros com turbo duplo que desenvolve cerca de 204 cavalos de potência.
Por fim, o topo de linha é um V6 de 3.0 litros com turbo duplo ajustado. No lado da gasolina, a única oferta é um quatro cilindros turbo de 2.3 litros, mesmo motor compartilhado com a Ford Ranger.
As opções de transmissão variam de mercado para mercado; eles incluem unidades automáticas de 10, oito e seis velocidades, além de caixas manuais de seis e cinco velocidades. O sistema de tração nas quatro rodas 4Motion da Volkswagen é padrão em muitos mercados, embora aqui novamente as especificações não sejam tão diretas quanto possam parecer inicialmente.
Em sua configuração mais poderosa, a Amarok é capaz de rebocar até 3.500 kg e transportar até 1.160 kg – isso é mais do que o Ford F-150 Lightning básico. Seu tanque de combustível de 80 litros deve proporcionar uma excelente autonomia, embora os números de economia de combustível não estejam disponíveis.
Construído na África do Sul, o novo Volkswagen Amarok começará a chegar aos revendedores na Europa e em várias outras regiões antes do final de 2022. As informações de preços ainda não foram anunciadas.