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PBT de 40 toneladas: eActros com reboque entra em ação na Alemanha

Aprovação concedida para operar o caminhão elétrico com reboque – configuração do caminhão já disponível para encomenda

A Mercedes-Benz Trucks lançou uma nova fase de testes práticos para o eActros na Logistik Schmitt no norte da Floresta Negra, na Alemanha: o e-Actros elétrico à bateria agora está aprovado como uma composição caminhão e reboque com um peso total de 40 toneladas.

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A combinação foi entregue à Logistik Schmitt para testes de resistência. O veículo já está disponível para encomenda para clientes nesta configuração.

Desde o início dos testes, em 2019, o eActros percorreu mais de 70.000 quilômetros em mais de 7.000 viagens.

Como parte deste processo, continuará a transportar caixas de transmissão e componentes de eixos para as fábricas da Daimler Truck em Rastatt e Gaggenau como parte de um cronograma de três turnos, que cobre até 300 km diários no processo.

Steffen Maier, Chefe de Testes junto a Clientes da Mercedes-Benz Trucks: “Iniciar uma troca intensiva com os clientes numa fase inicial é parte integrante do desenvolvimento dos nossos veículos. Por esse motivo, nossa equipe tem dado apoio à etapa prática dos testes do eActros na Logistik Schmitt desde 2019. Após o lançamento bem-sucedido da produção em série em outubro passado, estamos agora expandindo gradualmente o leque de aplicações para o eActros. Estamos ansiosos para os testes intensivos com a combinação de caminhão e reboque elétricos movidos à bateria no norte da Floresta Negra”.

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Rainer Schmitt, Sócio-Gerente da Logistik Schmitt: “O eActros como uma combinação de caminhão e reboque é ideal para nossos propósitos. Em combinação com o reboque, o caminhão elétrico agora oferece não apenas um peso total maior, mas também um volume de transporte significativamente maior. Isso significa que podemos transportar o dobro do que outros transportes de carga nas mesmas viagens”.

Operação de reboque para o eActros alimentado por bateria – De acordo com a legislação, para tracionar reboques acima de 10 toneladas, os cavalos mecânicos de composições pesadas de caminhão e reboque devem apresentar um sistema de frenagem contínua.

No eActros, esse sistema de freio contínuo é fornecido por um freio de reboque (High Power Brake Resistor, ou HPR, para abreviar – freio de alta potência, em português) para veículos elétricos à bateria.

Na Logistik Schmitt, o eActros 300 (6×2), projetado para operação com reboque, vem equipado com um acoplamento de reboque de eixo central Rockinger.

O reboque que acompanha é um reboque de eixo central com carroceria baú de cortina lateral Junge. Com comprimento interno de 7.280 mm, ele ostenta um peso bruto permitido de 18 toneladas.

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Mercedes-Benz eActros em produção em série desde outubro de 2021 – As baterias do eActros são compostas por três (eActros 300) ou quatro conjuntos de baterias (eActros 400), cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh[1] e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh[2].

Com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros[3]. A peça central tecnológica é a unidade de acionamento – um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades.

Ambos os motores refrigerados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, bem como um desempenho máximo de 400 kW. Além disso, ao dirigir de maneira defensiva, a energia elétrica pode ser obtida por meio de recuperação.

A energia adquirida durante a frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para a condução.

O eActros pode ser carregado com até 160 kW: três baterias requerem pouco mais de uma hora para carregar de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido, gerando uma corrente de carregamento de 400 A[4].

[1] A capacidade nominal da nova bateria, com base nas condições limite definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientais.

[2] Energia disponível para operação regular do caminhão com baterias novas.

[3] A autonomia foi determinada internamente em condições ideais, incluindo 4 conjuntos de baterias após pré-condicionamento em tráfego de distribuição parcialmente carregado sem reboque a uma temperatura exterior de 20°C.

[4] Com base em valores empíricos determinados internamente em condições ideais, incluindo uma temperatura ambiente de 20°C.

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