sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Sinais de comprometimento das cruzetas

Estalos em arrancadas e ao trocar marchas, bem como vibração na transmissão em altas velocidades, podem ser indícios de cruzetas danificadas.

Localizadas nas extremidades do eixo cardan, as cruzetas tem a função de transmitir a força gerada pelo motor em diferentes ângulos até o diferencial do veículo.

- Publicidade -

“As cruzetas são peças fundamentais, pois sem elas não haveria a movimentação do eixo traseiro, são elas que permitem a alternância de ângulo de trabalho do eixo cardan”, afirma Jefferson Credidio, Gerente de Produtos e Engenharia da Nakata. Por isso, requerem alguns cuidados básicos na hora da manutenção.

“Caso a cruzeta quebre, o veículo perderá tração e ocorrerá parada inesperada, além de danos nos componentes como garfo, terminal, flange e ao próprio tubo”, adverte.

Segundo Credidio, é preciso ficar atento a estalos em arrancadas e ao trocar marchas e também vibração na transmissão em altas velocidades, pois podem ser indícios de comprometimento das cruzetas.

O gerente alerta para a falta de manutenção adequada das cruzetas.

- Publicidade -

“O bom funcionamento depende da lubrificação e do uso da graxa correta, pois, caso contrário, pode ocorrer um superaquecimento entre o munhão e a capa da cruzeta chegando a fundir uma parte na outra “, diz.

A lubrificação das cruzetas deve ser realizada em intervalos recomendados pela montadora e de acordo com a aplicação do veículo. A graxa utilizada deve ser a base de sabão de lítio com grau de consistência EP2.

Ao sinal de qualquer avaria, a recomendação é levar o veículo a uma oficina especializada para fazer o diagnóstico adequado.

Para consultar esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/cruzetas-manutencao/).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança