sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Voith apresenta soluções de mudança na mobilidade em veículos comerciais

A Voith está expandindo ainda mais sua experiência no setor de mobilidade elétrica para veículos comerciais.

Com o sistema de acionamento elétrico da Voith (Voith Electrical Drive System – VEDS) e o sistema de armazenamento Plug & Drive H2, o grupo de tecnologia apresenta na IAA Transportation 2022 dois conceitos que promovem uma mudança na mobilidade econômica e sustentável para caminhões e ônibus pesados.

- Publicidade -

“Acionamento alternativos e sustentáveis estão definindo o discurso do presente e as tecnologias do futuro. Ainda hoje, o resultado é uma variedade sem precedentes de soluções de acionamento. Estamos atendendo a essas demandas dos clientes com um portfólio voltado para acionamentos alternativos”, diz Martin Wawra, vice-presidente executivo e CEO da Voith Turbo Mobility.

VEDS: mobilidade elétrica para ônibus e caminhões pesados – Desde sua introdução em 2019, a Voith continuou a desenvolver este conceito de acionamento elétrico, conquistando cada vez mais uma posição nos segmentos de veículos comerciais.

Para os ônibus, o portfólio é composto pela variante HD (heavy duty — serviço pesado), que é particularmente adequada para ônibus de dois andares ou articulados com seu motor IPMS de 340 kW.

- Publicidade -

Além disso, a Voith oferece uma variante MD (serviço médio) com uma potência de 260 kW, otimizada especificamente para ônibus individuais e exclusivamente para uso urbano.

Clientes em todo o mundo apreciam a extraordinária eficiência deste sistema, que foi recentemente confirmada pelo instituto independente UTAC.

Com um nível de eficiência de 0,69 kWh/km, o Wrightbus StreetDeck Electroliner é o ônibus elétrico de dois andares mais eficiente do mundo. O VEDS desempenha um papel significativo nesta conquista.

- Publicidade -

O conceito suporta sistemas de baterias de uma ampla gama de fabricantes e também está habilitado para uso em sistemas de transmissão de veículos elétricos com célula de combustível.

Graças a seu projeto compacto, o VEDS não requer espaço adicional de instalação nos chassis projetados para motores de combustão.

Portanto, é muito fácil converter as frotas de veículos existentes com acionamentos convencionais a diesel, híbridos ou a gás.

Com o VEDS HD+, a empresa também está introduzindo seu primeiro conceito de acionamento para caminhões pesados.

Configurações especiais para aplicações em veículos de coleta de lixo, logística interna urbana ou transporte de longa distância garantem uma condução eficiente em cada uso. O núcleo do sistema é uma nova e inovadora transmissão elétrica automatizada de quatro velocidades.

Isto disponibiliza a tração ideal para cada situação de condução e sob qualquer condição de carga. Ao mesmo tempo, garante que o motor elétrico seja sempre operado com a eficiência ideal.

Para o sistema de acionamento do VEDS HD+, os clientes podem optar entre dois motores elétricos denominados Evo com potências máximas de 330 e 390 kW, respectivamente.

O VEDS HD, VEDS MD e VEDS HD+ atendem aos requisitos da ISO 26262 (Automotive Functional Safety — segurança funcional automotiva) e aos novos requisitos da Automotive Cyber Security (ISO 21434).

Esta norma internacionalmente aplicável protege o veículo contra manipulações externas e garante sua funcionalidade – impedindo o acesso não autorizado a sistemas de direção e frenagem controlados eletronicamente, por exemplo.

Sistema de armazenamento Plug & Drive H2: o sistema completo de uma única fonte – A experiência da Voith como fornecedora de sistemas é refletida pelo novo sistema de armazenamento Plug & Drive H2: Em linha com sua abordagem holística, os clientes recebem tudo de uma única fonte, desde o bico do tanque até a entrada da célula de combustível, incluindo um sistema patenteado de instalação para acomodar os tanques de H2.

A Voith utiliza fibras pré-impregnadas, chamadas TowPregs, como material para os tanques, que a própria Voith fabrica. A produção utiliza um processo de enrolamento especial que permite a otimização das camadas de enrolamento.

Isto permite maiores quantidades de armazenamento de H2 sem comprometer a segurança, mesmo em altas pressões no tanque. Neste, a Voith se concentra na tecnologia de 700 bar para assegurar longos alcances, mesmo em espaços limitados de instalação.

Combinado com curtos tempos de reabastecimento – leva cerca de dez minutos para o reabastecimento completo – isto resulta em maior eficiência econômica para o operador, em comparação com os sistemas convencionais.

O sistema de armazenamento Plug & Drive H2 foi projetado principalmente para veículos comerciais pesados, veículos para construção e aplicações similares, onde o uso de conceitos de bateria-elétrica não faz sentido por uma perspectiva econômica ou técnica.

A Voith também garante a sustentabilidade e a reciclabilidade durante todo o ciclo de vida.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn