A Peugeot continua sua ofensiva elétrica no mercado brasileiro com mais um lançamento, dessa vez o SUV 2008 em versão única de acabamento e propulsão elétrica, sendo chamado de e-2008.
O atrativo principal do e-2008 fica por conta do amplo pacote de tecnologias e sua relação entre o preço e os demais modelos presentes no mercado.
Oferecido em única versão de acabamento, o modelo tem preço especial de lançamento por R$ 259.990. O Mecânica Online já realizou as primeiras impressões com a novidade em São Paulo.
O hatch esportivo e-208 GT abriu as portas para a ofensiva elétrica da Peugeot no país, deu passagem para o utilitário e-EXPERT, e a partir de agora ambos passam a contar com a companhia de mais um importante integrante no portfólio: o Peugeot e-2008.
Mais do que ampliar a oferta, a novidade constitui uma peça fundamental na dinâmica de expansão da marca que passa a contar com um produto diferenciado, forte e estratégico para representá-la no segmento de veículos elétricos urbanos.
Vamos iniciar logo falando em Mecânica Online. A performance do e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.
O comportamento do modelo é muito bom, característica do bom ajuste do powertrain elétrico que o modelo oferece. Você pisa e ele responde de imediato, precisando de apenas 9,9 segundos para fazer o 0 a 100 km/h.
O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia – para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.
Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao Novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP).
Ela fica posicionada sob o piso do veículo, ou seja, sem comprometer o espaço interno, além de ter sido concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança do veículo.
O e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico.
O sistema é composto por um plug Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (CC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.
O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D. A bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de kilometragem de 160 mil km.
Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
A Peugeot além de oferecer o modelo com tração totalmente elétrica trouxe o termo magnético, relacionado com a atração que o modelo conquista com seu design.
O frontal é composto pelos faróis em Full LED e com marcantes dentes de sabre, além da grade com detalhes na cor da carroceria. Durante nossa rápida primeiras impressões o modelo chamou atenção nas ruas por onde passou.
O novo veículo elétrico traz ainda lanternas traseiras em LED que remetem às garras do leão, além da faixa horizontal que une o conjunto, e o teto com duas tonalidades. O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se tratar de um veículo movido a eletricidade.
O magnetismo visto no exterior do NOVO e-2008 também está presente do lado de dentro. Para começar, o PEUGEOT i-Cockpit 3D® garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, mas não somente isso: ele traz muita funcionalidade para uma condução intuitiva.
Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Os bancos de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual que encanta quem viaja a bordo do NOVO PEUGEOT e-2008, e ainda há uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.
Seja pelas rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, que trazem acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas, pela boa altura do veículo em relação ao solo, pela modularidade dos bancos bi-partidos e do porta-malas, que oferece 434 litros de capacidade e dois níveis de organização, ou ainda, por oferecer em seu pacote de série itens como o VISIOPARK 180°, tudo converge para o máximo de praticidade no uso de rotina.
A praticidade, aliás, é parte da essência do NOVO e-2008, já que é uma característica da própria plataforma e-CMP, que dá origem ao modelo.
Trata-se de uma plataforma multienergia, com tecnologia que a torna capaz de produzir tanto veículos com motores térmicos quanto elétricos, integrando componentes específicos de cada tipo de energia.
A arquitetura do PEUGEOT e-2008 garante boa posição de dirigir, além de bom espaço para os ocupantes da primeira e da segunda fileiras de bancos, e também no bagageiro.
Cabe também mencionar a manutenção da oferta de segurança de alto nível, com aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags. Um pacote de ADAS nível 2, que constitui o PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS.
Em termos de Pós-Venda, o objetivo principal da Marca é fornecer o máximo de tranquilidade e conveniência, e a resposta imediata está no pacote de revisões: quem adquire um NOVO PEUGEOT e-2008 já tem garantidas as revisões nos cinco primeiros anos (ou até que o veículo atinja os 100.000 km) – basta agendar o dia que melhor se ajuste a rotina de cada cliente.