terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Peugeot traz 2008 elétrico para o Brasil por R$ 259.990

A Peugeot continua sua ofensiva elétrica no mercado brasileiro com mais um lançamento, dessa vez o SUV 2008 em versão única de acabamento e propulsão elétrica, sendo chamado de e-2008.

O atrativo principal do e-2008 fica por conta do amplo pacote de tecnologias e sua relação entre o preço e os demais modelos presentes no mercado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Oferecido em única versão de acabamento, o modelo tem preço especial de lançamento por R$ 259.990. O Mecânica Online já realizou as primeiras impressões com a novidade em São Paulo.

O hatch esportivo e-208 GT abriu as portas para a ofensiva elétrica da Peugeot no país, deu passagem para o utilitário e-EXPERT, e a partir de agora ambos passam a contar com a companhia de mais um importante integrante no portfólio: o Peugeot e-2008.

Mais do que ampliar a oferta, a novidade constitui uma peça fundamental na dinâmica de expansão da marca que passa a contar com um produto diferenciado, forte e estratégico para representá-la no segmento de veículos elétricos urbanos.

- Publicidade -

Vamos iniciar logo falando em Mecânica Online. A performance do e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.

O comportamento do modelo é muito bom, característica do bom ajuste do powertrain elétrico que o modelo oferece. Você pisa e ele responde de imediato, precisando de apenas 9,9 segundos para fazer o 0 a 100 km/h.

O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia – para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao Novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP).

Ela fica posicionada sob o piso do veículo, ou seja, sem comprometer o espaço interno, além de ter sido concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança do veículo.

O e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico.

O sistema é composto por um plug Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (CC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.

O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D. A bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de kilometragem de 160 mil km.

Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56

A Peugeot além de oferecer o modelo com tração totalmente elétrica trouxe o termo magnético, relacionado com a atração que o modelo conquista com seu design.

O frontal é composto pelos faróis em Full LED e com marcantes dentes de sabre, além da grade com detalhes na cor da carroceria. Durante nossa rápida primeiras impressões o modelo chamou atenção nas ruas por onde passou.

O novo veículo elétrico traz ainda lanternas traseiras em LED que remetem às garras do leão, além da faixa horizontal que une o conjunto, e o teto com duas tonalidades. O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se tratar de um veículo movido a eletricidade. 

O magnetismo visto no exterior do NOVO e-2008 também está presente do lado de dentro. Para começar, o PEUGEOT i-Cockpit 3D® garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, mas não somente isso: ele traz muita funcionalidade para uma condução intuitiva.

Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Os bancos de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual que encanta quem viaja a bordo do NOVO PEUGEOT e-2008, e ainda há uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.

Seja pelas rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, que trazem acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas, pela boa altura do veículo em relação ao solo, pela modularidade dos bancos bi-partidos e do porta-malas, que oferece 434 litros de capacidade e dois níveis de organização, ou ainda, por oferecer em seu pacote de série itens como o VISIOPARK 180°, tudo converge para o máximo de praticidade no uso de rotina.

A praticidade, aliás, é parte da essência do NOVO e-2008, já que é uma característica da própria plataforma e-CMP, que dá origem ao modelo.

Trata-se de uma plataforma multienergia, com tecnologia que a torna capaz de produzir tanto veículos com motores térmicos quanto elétricos, integrando componentes específicos de cada tipo de energia.

A arquitetura do PEUGEOT e-2008 garante boa posição de dirigir, além de bom espaço para os ocupantes da primeira e da segunda fileiras de bancos, e também no bagageiro.

Cabe também mencionar a manutenção da oferta de segurança de alto nível, com aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags. Um pacote de ADAS nível 2, que constitui o PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS.

Em termos de Pós-Venda, o objetivo principal da Marca é fornecer o máximo de tranquilidade e conveniência, e a resposta imediata está no pacote de revisões: quem adquire um NOVO PEUGEOT e-2008 já tem garantidas as revisões nos cinco primeiros anos (ou até que o veículo atinja os 100.000 km) – basta agendar o dia que melhor se ajuste a rotina de cada cliente.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil