As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram em novembro o segundo melhor mês da série histórica da ABVE, com 4.995 unidades emplacadas, só superadas por setembro (6.391).
O total de vendas de janeiro a novembro de 2022 já chegou a 43.658 unidades, 25% acima dos 34.990 de todo o ano passado (ver quadro).
O mercado de eletrificados deverá fechar o ano muito próximo do recorde de 50 mil emplacamentos, configurando um novo recorde: cerca de 40% acima de 2021.
Na comparação com o mesmo período de 2021 (30.445 veículos), as vendas de eletrificados de janeiro a novembro de 2022 tiveram aumento expressivo de 43,4%.
Em contraste, no mesmo período (janeiro/novembro de 22), as vendas totais de automóveis e comerciais leves no mercado doméstico caíram 1,43%, segundo a Fenabrave.
Os veículos eletrificados incluem os elétricos leves híbridos HEV (Hybrid Electric Vehicles), elétricos híbridos plug-in PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) e elétricos 100% a bateria BEV (Battery Electric Vehicle). Automóveis + comerciais leves + SUV e utilitários.
Não incluem veículos elétricos pesados, como ônibus e caminhões, e nem veículos elétricos levíssimos, como motos, e-bikes, patinetes e monociclos.
PLUG-IN
Um detalhe importante do mercado de eletrificados este ano é o aumento das vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV). São os veículos que têm recarga externa das baterias.
De janeiro a novembro 22, os plug-in alcançaram a marca simbólica de 1% de participação (market share) sobre todas as vendas domésticas de veículos leves (18.750 de BEV+PHEV, para um total de 1.755.543 unidades, segundo a Fenabrave).
Já as vendas de todos os eletrificados no período (BEV+PHEV+HEV) chegaram a 2,5% do total (43.657, sobre 1.755.543). Em 2021, esse market share foi de 1,8%.
O Sudeste – e, especialmente, o Estado de São Paulo – liderou o mercado de eletrificados, com 50% do total no ano.
CAUTELA
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os números merecem comemoração e, ao mesmo tempo, pedem cautela.
“As vendas de novembro confirmam a tendência de alta do mercado de eletrificados leves no Brasil, que cresce consistentemente há mais de três anos” – disse.
“Fecharemos 2022 com quase 50 mil emplacamentos, ou cerca de 40% acima de 2021. Ainda assim, estamos distantes dos principais mercados em eletrificação”.
Ele lembrou que as vendas globais de elétricos plug-in (BEV+PHEV) saltaram de 8,6% para quase 15% de fatia de mercado no mundo este ano.
“China e Alemanha já ultrapassaram os 30%, e a Europa deverá superar os 21%, na média”.
E concluiu: “Temos muito a caminhar para criar no Brasil um ambiente realmente favorável às energias limpas no transporte. Precisamos, urgentemente, de um Plano Nacional em prol da mobilidade elétrica”.
MODELOS
Os bons números de 2022 podem ser considerados um indicador da crescente aceitação da nova tecnologia de eletrificação pelo mercado brasileiro.
Atualmente, 40 fabricantes disponibilizam 119 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil (HEV+PHEV+BEV).
Além disso, a infraestrutura de recarga vem aumentando sua área de atuação, com novos postos de recarga sendo instalados no país, o que promove uma maior segurança por parte dos consumidores para adoção da tecnologia.
EMPLACAMENTOS DE ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL EM 2022/2021 (HEV+PHEV+BEV)
REGIÕES
A eletromobilidade se encontra em franca expansão por todas as regiões do país, mas não de forma linear.
A região Sudeste se destaca por ser a que detém 49,9% dos eletrificados leves emplacados no país em 2022.
São Paulo continua sendo o Estado líder do processo de transição tecnológica para os veículos elétricos no Brasil, com 14.235 emplacamentos de janeiro a novembro de 2022 (32,6% do total no ano).
MARKETSHARE DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS – REGIÕES BRASILEIRAS – JANEIRO A NOVEMBRO/2022
Em relação ao número de emplacamentos nas capitais brasileiras, novamente a cidade de São Paulo se destaca e ocupa a primeira posição em 2022, com um total de 6.606 veículos de janeiro a novembro.
Em seguida, vem Brasília, com 2.191 veículos eletrificados, e Rio de Janeiro, com 2.117.
RANKING DAS 20 CAPITAIS BRASILEIRAS COM MAIOR NÚMERO DE EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS – JAN/NOV 2022
Além das capitais, alguns municípios estão ganhando destaque no mercado de veículos eletrificados, como Anápolis, Campinas e Jacareí.
Os números de emplacamentos nessas cidades indicam que a aceitação dos veículos elétricos ganha força no país, não se limitando aos principais centros urbanos.
RANKING DOS 20 MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM MAIOR NÚMERO DE EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS – JAN/NOV 2022
TECNOLOGIA
O mês de novembro foi muito favorável para os veículos HEV, que totalizam 3.503 unidades emplacadas, das quais 2.873 foram HEV flex e 630 HEV gasolina.
O segmento de HEV é uma particularidade do mercado brasileiro, onde atualmente três fabricantes se destacam: Toyota, CAOA Chery e Kia.
MARKET SHARE DE VENDAS DE ELETRIFICADOS POR TECNOLOGIA – NOVEMBRO 2022
EVOLUÇÃO DO MERCADO DE ELETRIFICADOS (HEV+PHEV+BEV) NO BRASIL – JANEIRO/NOVEMBRO 2022 E TOTAL NO ANO
EV0LUÇÃO DE VENDAS DE VEÍCULOS LEVES BEV (100% A BATERIA) – JAN/NOV 2022
Em relação a outubro, os BEVs tiveram aumento de 13,6% em novembro, com 727 unidades emplacadas.
Foi o terceiro melhor mês nas vendas desse segmento em 2022.
Na comparação com novembro de 2021, quando foram emplacados 435 unidades, observa-se um aumento de 67%, que pode ser considerado um crescimento expressivo.
VENDAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS FLEX NO BRASIL – JAN/NOV 2022
Novembro, para os veículos HEV flex, foi o melhor mês do ano, com um total de 2.873 veículos emplacados – aumento de 39%, em relação a outubro.
Um dos fatores que podem explicar esse crescimento dos HEVs flex é que, além da Toyota, líder no segmento, a CAOA Chery também entrou com muita força no mercado, com dois modelos desta tecnologia.
Na comparação com novembro de 2021, os HEV flex cresceram 52% em novembro de 2022.
VENDAS DE VEÍCULOS LEVES HEV A GASOLINA NO BRASIL – JAN/NOV 2022
Em relação a outubro, os HEV a gasolina tiveram uma leve retração de 4,55%.
Quando comparados com novembro/2021 (86), observa-se um crescimento exponencial de 632,5% nesse segmento, o que pode ser atribuído aos novos modelos disponíveis no mercado e a uma maior adesão a este tipo de tecnologia pelos consumidores.
VENDAS DE LEVES HÍBRIDOS PLUG-IN (PHEV) NO BRASIL – JAN/NOV 2022
Em relação a outubro, os PHEVs tiveram uma retração de 30%. Em relação a novembro de 2021 (1.189 PHEV emplacados), os 765 de novembro de 2022 representam uma retração nesse segmento de 35,6%.
VENDA DE VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES ELÉTRICOS NO BRASIL – JAN/NOV 22
RANKING DOS MODELOS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS EMPLACADOS NO BRASIL – JAN/NOV 2022
RANKING | MODELO | TIPO DE TECNOLOGIA | TOTAL |
---|---|---|---|
1º | COROLLA CROSS | HEV | 11561 |
2º | COROLLA ALTIS | HEV | 6453 |
3º | TIGGO 5X | HEV | 1979 |
4º | TIGGO 8 | PHEV | 1848 |
5º | XC40 | BEV | 1605 |
6º | XC60 | PHEV | 1567 |
7º | TIGGO 7 | HEV | 1058 |
8º | CLASSE C | HEV | 980 |
9º | DISCOVERY | HEV | 977 |
10º | RAV4 | HEV | 970 |
11º | X5 | PHEV | 958 |
12º | STONIC | HEV | 812 |
13º | ICAR | BEV | 779 |
14º | XC90 | PHEV | 754 |
15º | X3 | PHEV | 744 |
16º | CAYENNE | PHEV | 692 |
17º | E-JS1 | BEV | 589 |
18º | C40 | BEV | 546 |
19º | 330E | PHEV | 542 |
20º | SPORTAGE | HEV | 517 |
21º | RANGE ROVER | PHEV | 435 |
22º | KWID | BEV | 420 |
23º | KANGOO | BEV | 400 |
24º | DEFENDER | HEV | 397 |
25º | E TRON | BEV | 396 |
26º | COOPER | BEV | 348 |
27º | LEAF | BEV | 341 |
28º | Q5 | PHEV | 299 |
29º | COMPASS | PHEV | 260 |
30º | JUMPY | BEV | 243 |
31º | IONIQ | HEV | 240 |
32º | TAYCAN | BEV | 233 |
33º | E-JS4 | BEV | 211 |
34º | EXPERT | BEV | 208 |
34º | COOPER COUNTRYMAN | PHEV | 208 |
35º | ZOE | BEV | 203 |
35º | PANAMERA | PHEV | 203 |
36º | 500E | BEV | 195 |
37º | FORESTER | HEV | 176 |
38º | TAN | BEV | 170 |
39º | VELAR | HEV | 159 |
40º | IX | BEV | 156 |
41º | NIRO | HEV | 154 |
42º | UX250H | HEV | 121 |
43º | I3 | BEV | 120 |
44º | XV | HEV | 112 |
45º | NX350H | HEV | 110 |
46º | 530E | PHEV | 109 |
47º | IX3 | BEV | 107 |
48º | GLE | PHEV | 99 |
49º | FPACE | PHEV | 87 |
50º | ARRIZO 6 | HEV | 79 |
51º | NX300 | HEV | 66 |
52º | E TRON GT | BEV | 45 |
53º | E-J7 | BEV | 44 |
54º | GLS | PHEV | 41 |
55º | T3 | BEV | 37 |
56º | MODEL Y | BEV | 28 |
56º | E2008 | BEV | 28 |
57º | 208 | BEV | 27 |
58º | MODEL S | BEV | 25 |
58º | IPACE | BEV | 25 |
59º | ES300 | HEV | 24 |
60º | RX | HEV | 22 |
61º | IEV750 | BEV | 21 |
62º | ACCORD | PHEV | 20 |
63º | MODEL 3 | BEV | 17 |
64º | IEV20 | BEV | 15 |
64º | LEVANTE | HEV | 15 |
65º | EQC400 | BEV | 15 |
66º | MODEL X | BEV | 14 |
67º | EQS | BEV | 13 |
67º | CAMRY | HEV | 13 |
68º | D1 | BEV | 12 |
68º | SF90 STRADALE | PHEV | 12 |
68º | SONG PLUS | PHEV | 12 |
69º | PACIFICA | PHEV | 11 |
70º | HAVAL H6 | PHEV | 10 |
71º | SIENNA | HEV | 9 |
71º | I4 | BEV | 9 |
72º | BOLT | BEV | 8 |
72º | SERES 3 | BEV | 8 |
73º | SF90 SPIDER | PHEV | 7 |
74º | 745LE | PHEV | 6 |
75º | ETRANSIT | BEV – CL | 5 |
75º | HAN | BEV | 5 |
75º | S90 | PHEV | 5 |
76º | SERES 5 | PHEV | 4 |
77º | S60 | PHEV | 3 |
77º | IEV 330P | BEV | 3 |
77º | ECOTECH 2 | BEV | 3 |
77º | 296 GTB | PHEV | 3 |
77º | CLASSE S | PHEV | 3 |
78º | BENTAYGA | PHEV | 2 |
78º | TWIZY | BEV | 2 |
78º | T40 | BEV | 2 |
78º | 918 | PHEV | 2 |
78º | EQV 300 | BEV | 2 |
78º | EQA 250 | BEV | 2 |
78º | TUNDRA | BEV | 2 |
78º | EQB 250 | BEV | 2 |
79º | ECOCARGO | BEV | 1 |
79º | EC31 | BEV | 1 |
79º | EX7 | BEV | 1 |
79º | EQ FORTWO | BEV | 1 |
79º | LS500H | HEV | 1 |
79º | LA FERRARI | HEV | 1 |
79º | MIRAI | BEV | 1 |
79º | UX300E | BEV | 1 |
79º | COOPER SCYMAN | PHEV | 1 |
79º | AVIATOR | PHEV | 1 |
79º | EC35 | BEV | 1 |
79º | SIERRA | PHEV | 1 |
79º | F150 | PHEV | 1 |
79º | T60 | BEV | 1 |
79º | SILVERADO | BEV | 1 |
79º | EX7 | BEV | 1 |
79º | ARTURA | PHEV | 1 |
79º | EQE 300 | BEV | 1 |
TOTAL | 43658 |
SÉRIE HISTÓRICA
FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV).
Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).