A linha 2023 foi o momento escolhido pela Hyundai para atualizar o HB20, mesmo sendo o veículo de passeio mais emplacado em 2022, pelo segundo ano consecutivo, ele aumentou de tamanho, ficou mais seguro e conectado.
Avaliei nas ruas do Recife a versão Platinum Plus 1.0 turbo com transmissão automática e mostro todos os detalhes para vocês agora.
O design é sempre o primeiro aspecto que faz o cliente desperta por um veículo. E no HB20 2023 boa parte das mudanças está concentrada na dianteira, com grade remodelada e faróis com DRL de LED, embora com luzes principais do tipo projetor e com lâmpadas halógenas.
A traseira, por sua vez, ganhou lanternas de LED ligadas por uma faixa plástica.
O resultado manteve a sofisticação e o perfil esportivo do HB20, que nessa versão possui novas rodas diamantadas de 16 polegadas – a única novidade na lateral.
O interior não teve mudanças significativas. As novidades são os novos equipamentos de série.
O HB20 Platinum Plus tem painel de instrumentos totalmente digital. O visual é mais simples e menos configurável que a concorrência, como o Volkswagen Polo, mas dentro da própria linha é uma evolução.
O ar-condicionado que tinha o controle automático de temperatura na primeira geração, perdeu na segunda e volta a ganhar agora.
Essa versão também oferece carregador de celular por indução, frenagem autônoma – capaz de frear o veículo também para pedestres e ciclistas.
O pacote tecnológico inclui ainda assistentes de manutenção e de centralização em faixa, monitor de pontos cegos, assistente de tráfego cruzado na traseira e alerta de saída segura.
Considerando que estamos na versão mais completa, senti falta do ACC – controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, que é oferecido por exemplo, no Honda City Hatch.
Quando o assunto é Mecânica Online a Hyundai manteve o conjunto mecânico sem alterações. Temos o motor 1.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgf.m de torque a partir de 1.500 rpm. O modelo ganhou sistema start-stop. Já o câmbio automático é a única opção da linha para a versão e tem seis marchas.
De zero a 100 km/h você vai precisar de apenas 10,7 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h. Abastecido com gasolina, o carro pode obter médias – de acordo com os números do Inmetro – de 14,4 km/l (estrada) e 12,2 km/l (cidade). Mas rodando apenas com etanol e em percurso misto (estrada e trânsito urbano pesado), consegui uma média de 9,8 km/l.
No trânsito o conjunto mecânico mostra seu bom acerto. A direção é precisa e temos uma suspensão bem equilibrada com foco no conforto – sem aquelas batidas secas.
Pisando levemente no uso urbano temos um bom comportamento como um todo do HB20. As trocas de marchas também acontecem de forma suave.
Na traseira, o espaço segue o segmento dos hatches compactos e perde para concorrentes como o Chevrolet Onix e o Honda City Hatchback. Dois adultos viajam com relativo conforto.O porta-malas tem 300 litros e está entre os maiores da categoria.
O HB20 nesse início de 2023 tem preço sugerido de R$ 115.390,00 na versão Platinum Plus e apesar do preço assustar um pouco, o modelo está bem posicionado com os concorrentes em seu segmento dos compactos.
Temos um bom conjunto mecânico acertado, boa lista de itens de conforto e tecnologias de condução, um dos mais completos entre os concorrentes.
Chevrolet Onix Premier, Peugeot 208 Griffe, Toyota Yaris XLS, Volkswagen Polo Highline e até mesmo o Honda City Hatch.