quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Seis em cada dez ocorrências de sinistro são decorrentes de colisão

ComparaOnline (www.comparaonline.com.br), empresa de tecnologia de fintech pioneira na América Latina na venda online de seguros e produtos financeiros, fez um levantamento para observar os motivos mais recorrentes de sinistro no Brasil. Segundo o estudo, a colisão aparece em primeiro lugar, em 59% dos casos, seguida de danos causados por terceiros, em 24% e roubo, em 6%.

- Publicidade -

Veja abaixo a tabela na íntegra:

Colisão 59%
Terceiro 24%
Roubo 6%
Vidros 5%
Furto 4%
Alagamento 2%
Incêndio 1%

“Nem os mais habilidosos condutores estão livres da ocorrência de situações inesperadas como incêndio, roubo, furto e colisões. Tais eventos não desejados no mundo dos seguros automotivos são chamados de sinistro, uma variável chave para precificar o prêmio em que se paga na contratação de uma apólice de seguro”, afirma Gutemberg Fragoso, CMO da ComparaOnline.

A empresa ainda analisou dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que mostram a variação na taxas de sinistros medidas em relação ao total de veículos cobertos por uma apólice de seguro. Pernambuco e a Região Sul possuem as menores, com 13% e 18%, respectivamente. As regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, as maiores, com 39% e 59%. A média nacional é de 32%.

“A região Sudeste conta com as cidades em que veículos estão mais expostos a eventos como furto e roubo, além de colisões provenientes de um trânsito caótico e com excessos de carros”, pontua Paulo Marchetti, Gerente Geral e CFO da ComparaOnline.

- Publicidade -

Fragoso, CMO da empresa, lembra que as seguradoras possuem modelos de precificação em que as taxas de sinistros são parte significativa do prêmio final ao consumidor. “Quanto mais formos conscientes e cuidadosos ao volante, mais o número de sinistros vai reduzir, assim como o prêmio médio que pagamos na contratação das apólices”, conclui.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente