A ZF apresenta seu shuttle de última geração para direção autônoma em ambientes urbanos e tráfego misto na Consumer Electronics Show (CES) de 2023 em Las Vegas, Nevada, EUA. A próxima geração complementa o modelo estabelecido, que é projetado principalmente para uso em faixas segregadas.
Para a nova geração de shuttles, a ZF anuncia uma parceria estratégica com a Beep, Inc., fornecedora de serviços de mobilidade e solução de mobilidade autônoma dos Estados Unidos.
“Para reduzir as emissões relacionadas ao tráfego nas áreas metropolitanas, é necessária uma redução no transporte individual motorizado e uma expansão simultânea de opções de mobilidade mais sustentáveis, eficientes, confortáveis e acessíveis”, diz Torsten Gollewski, vice-presidente executivo de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF.
Com seus Sistemas de Transporte Autônomos, a ZF está impulsionando uma transformação da mobilidade, ao mesmo tempo em que oferece uma solução para a escassez de motoristas no transporte público nos Estados Unidos. Como mais uma prova de seu avanço rumo à “Próxima Geração da Mobilidade AGORA”, a ZF apresenta um novo Shuttle Nível 4 autônomo.
O novo shuttle complementa o modelo anterior já estabelecido. Num futuro próximo, a ZF pode oferecer dois tipos de transporte – um principalmente para uso em faixas segregadas e o novo modelo, que será usado principalmente em ambientes urbanos e no tráfego misto.
Nova geração de shuttle celebra estreia mundial – O novo shuttle está equipado com tecnologia de sensor de última geração, composta por LiDAR, Radar, Câmera e Sistemas de Áudio que fornecem detecção precisa do ambiente. Isso é complementado por outras tecnologias, como a plataforma de conectividade ZF ProConnect, que permite a comunicação com a infraestrutura e a nuvem, bem como o supercomputador ZF ProAI, onde os dados convergem.
O Virtual Driver – o software de direção autônoma da ZF – processa esses volumes expansivos de informações, deriva estratégias de direção segura usando inteligência artificial e as transmite como entrada para os atuadores a bordo.
O Virtual Driver substitui o motorista humano e, assim, torna o volante e o pedal de freio supérfluos. O sistema é projetado com redundâncias para que toda a funcionalidade e operacionalidade dos veículos sejam altamente confiáveis. Assim, as unidades ProConnect e ProAI presentes no shuttle trabalham juntas para operar o ZF Virtual Driver.
Todos os componentes e sistemas da ZF possuem certificação Automotive Grade, atendendo aos altos requisitos de segurança e qualidade da indústria automotiva e aos padrões aplicáveis de segurança cibernética.
Foco na flexibilidade – Com capacidades de bateria selecionáveis entre 50 e 100 kWh, o shuttle de última geração pode cobrir até 80 milhas (ou 128 quilômetros) em modo elétrico puro – a uma velocidade máxima de inicialmente 25 mph ou 40km/h, em desenvolvimento posterior de 50 mph. O shuttle oferece uma capacidade total de 22 passageiros com até 15 lugares sentados.
O veículo está em conformidade com os requisitos da Lei dos Americanos com Deficiência e inclui uma rampa automática e posições para cadeiras de rodas. O interior é personalizável em layout e nível de acabamento.
Com as funções de direção e ajoelhamento nas rodas dianteiras e traseiras, a distância até a calçada é reduzida ao mínimo ao se aproximar de uma parada. Isso permite que o shuttle pare com precisão junto à plataforma e permita embarque e desembarque sem barreiras.
Os shuttles autônomos da ZF são livres de emissões e podem operar em rotas definidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os operadores de transporte público podem fornecer aos passageiros um serviço de mobilidade mesmo quando a demanda é baixa e expandir as rotas para atender ao aumento da demanda, apesar da escassez de motoristas.
Nova parceria com a Beep – ZF industrializa negócio de shuttles – Com o provedor de mobilidade norte-americano Beep, a ZF já estabeleceu uma parceria para sua nova geração de shuttles, após assinar com a empresa um acordo para levar o veículo ao mercado dos Estados Unidos.
Com sede em Lake Nona, Flórida, a Beep oferece a próxima geração de serviços de mobilidade compartilhada. Especializada em planejamento, implantação e gerenciamento de shuttles autônomos avançados para comunidades públicas e privadas, a Beep conecta com segurança pessoas, locais e serviços em redes de mobilidade de primeira e última milha nos Estados Unidos.
A empresa tem testado com segurança shuttles autônomos por mais de três anos, com mais de 100.000 horas de estrada, e opera a maior e mais antiga rede de mobilidade autônoma do setor privado nos EUA em Lake Nona, Flórida.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a ZF para trazer sua próxima geração de shuttles ao mercado nos Estados Unidos”, disse Joe Moye, CEO da Beep. “O conjunto completo de serviços de transporte da ZF, sua rede de parceiros nos EUA e seu veículo automotivo complementam nossas redes de mobilidade prontas para uso e plataforma de tecnologia de serviços autônomos. Este shuttle nos permitirá continuar perseguindo nossa visão de ampliar a igualdade de mobilidade e reduzir as emissões de carbono, expandindo sua utilização e atendendo aos requisitos industriais relacionadas a vida útil, desempenho e segurança do veículo”.
A Beep está avaliando uma série de possíveis locais e rotas com clientes novos e existentes. “Nossa oferta de mobilidade limpa, eficiente e acessível é convincente e encontrou um parceiro e um grande cliente na Beep”, diz Torsten Gollewski.
A ZF é um fornecedor completo de sistemas de transporte autônomo – Como líder em tecnologia, a ZF se vê não apenas como um fornecedor de shuttles, mas também como um parceiro durante todo o ciclo de vida dos veículos. Portanto, a parceria também inclui manutenção de serviço abrangente para garantir uma operação suave e ajudar a maximizar o tempo de atividade dos shuttles.
“Para o serviço, os clientes podem contar com a rede global da ZF com 20 mil oficinas parceiras em todo o mundo. Somente na América do Norte, temos três mil oficinas parceiras, portanto, o suporte aos nossos clientes é sempre uma prioridade”, enfatiza Marco Neubold, Vice-presidente de Aftermarket Industrial e Mobilidade Autônoma na ZF.
Além disso, a subsidiária Mobility Solutions da ZF fornece um ecossistema completo para sistemas de transporte autônomo. Começando com consultoria individual, planejamento de rotas de condução e os shuttles utilizados para consultoria sobre a infraestrutura necessária, bem como carregamento e gerenciamento de frota. Esses serviços podem ser facilmente integrados aos sistemas existentes e ajudar a aumentar a eficiência operacional.
Com o lançamento de sistemas de shuttles autônomos da ZF, o Grupo está assumindo um papel de liderança no futuro desenvolvimento do transporte público. “Isso fortalece nossa estratégia de trazer a direção autônoma no Nível 4 para uso operacional primeiro com veículos comerciais e shuttles. Os sistemas de transporte autônomos não são mais uma visão. Estamos começando com a implementação”, enfatiza Torsten Gollewski.