A Renault iniciou os testes com os nove primeiros protótipos do Renault 5, sendo a primeira etapa a validação em clima frio. A montadora revelou que as mulas apresentam a mesma plataforma, powertrain e bateria que serão aplicadas no modelo a ser produzido.
Eles também têm um acesso para recarga. No entanto, a forma do futuro modelo – que se baseia na silhueta do Clio – ainda não foi revelada.
Alternando entre ajustes estáticos e dinâmicos e testes de resistência, os veículos de teste estão sendo avaliados em condições de baixa aderência em Arvidsjaur, na Lapônia sueca, bem como em condições de média a alta aderência nos centros técnicos da Renault em Lardy, na grande Área de Paris e Aubevoye, Normandia.
O desempenho mecânico e o trem de força do veículo estão sendo verificados. Os sistemas de bordo, incluindo as funções de aquecimento, desembaciamento e descongelamento, serão avaliados.
As verificações dos freios, amortecedores e ESC serão feitas para garantir um funcionamento confiável na neve. Também serão feitos testes para garantir que a neve em pó não se acumule nos freios, pois isso pode causar problemas de funcionamento do veículo.
“Os testes realizados em protótipos de chassis rolantes nos ajudarão a confirmar as decisões tomadas em termos de conforto e manuseio do próximo Renault 5. Sem revelar nada, os primeiros test drives são uma indicação clara de que é um descendente digno do Megane em sua versão elétrica tecnológica com melhor desempenho da categoria; resultados encorajadores que nos levam a avançar com os testes até o lançamento comercial previsto para o próximo ano na Europa”, comentou Jérémie Coiffier, chefe de engenharia da família B EV da Renault.
Usada pela primeira vez no Renault 5, a nova plataforma CMF-B EV tem 70% das peças da plataforma CMF-B, que sustenta o Clio e o Captur. Em comparação com o Zoe, a plataforma CMF-B EV é 30% mais barata de fabricar. Também é dito ser mais fácil de desenvolver e adaptar para veículos, com diferentes faixas ajustáveis e distância entre eixos permitindo vários tipos e estilos de carroceria.
“A nova plataforma CMF-B EV é uma grande oportunidade do ponto de vista do produto, porque significa que o futuro elétrico Renault 5 terá um verdadeiro prazer de dirigir, mantendo-se muito competitivo em seu segmento”, disse Delphine De Andria, produto do segmento B-EV diretor de atuação.
As instalações da Renault em Aubevoye têm 35 pistas cobrindo 60 km no total, 42 linhas de teste, dois túneis de vento, 18 câmaras de corrosão – tudo escondido em 272 hectares de floresta para proteger os protótipos de olhares indiscretos.