sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Eletrificação, descarbonização e a qualidade: os desafios para mobilidade sustentável no Brasil

Por Claudio Moyses* – A indústria da mobilidade é um dos pilares da economia brasileira, sendo responsável pela geração de empregos e impulsionamento da economia. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor automotivo movimenta R$ 281 bilhões no país, o que representa 2,5% do PIB nacional, gerando cerca de 1,2 milhões de empregos diretos e indiretos por ano.

- Publicidade -

No entanto, nos últimos anos, o mercado automotivo tem passado por transformações impulsionadas pela crescente demanda por soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.

O Brasil já possui uma matriz energética mais limpa, com destaque para o bioetanol, e tem grande potencial para a produção de energia renovável, como a solar e eólica. Por outro lado, ainda enfrenta o desafio da descarbonização para atender as exigências atuais em sustentabilidade, reduzir a pegada de carbono e contribuir para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

A adoção de medidas que reduzam as emissões de C02 pode contribuir para a geração de novas oportunidades de negócios e para o desenvolvimento econômico sustentável. Para isso, um dos caminhos fundamentais é estar alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Em um cenário de descarbonização, há diversas rotas tecnológicas competindo por espaço a médio e longo prazo. Os biocombustíveis, como o bioetanol, são uma opção promissora. Produzidos a partir de biomassa, reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa em comparação aos combustíveis fósseis e podem ser utilizados em motores de combustão interna convencionais ou em veículos híbridos.

- Publicidade -

Os veículos eletrificados oferecem uma solução de mobilidade mais sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa durante a operação, sendo uma das principais rotas tecnológicas para descarbonização.

Entretanto, a produção de baterias e células de combustível ainda é intensiva em energia e requer o uso de materiais escassos, levantando questões sobre a sustentabilidade a longo prazo dessas tecnologias.

No Brasil, a eletrificação ainda enfrenta grandes desafios em relação à infraestrutura de qualidade, pela necessidade de novos regulamentos, normas técnicas, estrutura para avaliação de conformidade e vigilância de mercado.

Para buscar a competitividade e um futuro mais sustentável, as empresas devem investir em processos e produtos de alta qualidade por meio da implementação de sistemas de gestão de qualidade e estar atentas às tendências e regulamentos em relação à sustentabilidade.

A qualidade tem um papel de grande relevância, pois processos de produção que seguem padrões rigorosos são mais eficientes e reduzem o desperdício de recursos naturais. Ao investir em práticas mais sustentáveis, as empresas garantem sua posição competitiva e contribuem para um futuro mais sustentável para todos, sendo que a sustentabilidade acaba por se tornar um importante diferencial competitivo.

- Publicidade -

A qualidade automotiva possui um leque gigantesco de possibilidades que podem ser implementadas nas empresas para contribuir com a redução dos impactos ambientais. Entre eles está a introdução de técnicas e metodologias que permitam implementar iniciativas focadas na eficiência energética e minimização das emissões de gases, além da exportação de novas tecnologias para elevar o nível tecnológico da indústria nacional.

Para apoiar indústria, comércio e serviços do setor automotivo brasileiro neste processo de transformação, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva criou uma nova área, o IQA DS, sigla símbolo para Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, que será seu braço voltado a potencializar os resultados do segmento neste movimento de transformação sem volta que a sociedade brasileira tanto espera.

*Claudio Moyses é presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança