terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Peugeot vai até o final na centenária 24 horas de Le Mans

A equipe Peugeot TotalEnergies termina em 8º e 12º com seus dois carros após uma corrida cheia de ação que liderou com o # 94 no início da noite.

Mais de 300.000 espectadores compareceram à pista durante todo o fim de semana para celebrar o Centenário das 24 Horas de Le Mans, 91ª edição da lendária corrida e 4ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Após 24 horas de corrida, e para celebrar o seu regresso a Le Mans, os dois Hipercarros híbrido-eléctricos Team Peugeot TotalEnergies cruzaram a meta na 8ª (#93) e 12ª ( # 94) posições da classe de Hipercarros.

Para além do resultado, é principalmente a execução da corrida que vamos recordar. Depois de uma semana difícil, onde a equipa teve de lidar com vários incidentes, o Team Peugeot TotalEnergies fez uma corrida fantástica e cheia de surpresas. Foi um evento cheio de ação, com muitos acidentes na pista e muitos carros tiveram que abandonar a corrida. A mudança das condições meteorológicas, com troços molhados e secos, tornou tudo mais complicado para os pilotos. A corrida foi neutralizada três vezes com Safety Cars mudando as ordens todas as vezes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Paul Di Resta, ao volante do #93 PEUGEOT 9X8 e Nico Müller no #94 tiveram a largada dada por Lebron James, lenda viva da NBA. Os dois PEUGEOT 9X8 estiveram no ritmo e em contacto com os restantes concorrentes, gerindo os procedimentos dos Safety Cars. O #93 saiu de pista no final da tarde de sábado e caiu de classificação após 6 horas.

Nas horas seguintes, uma estratégia audaciosa com as qualidades dinâmicas do 9X8 e dos seus pilotos permitiu ao #94 PEUGEOT 9X8 de Loïc Duval assumir a liderança das 24 Horas de Le Mans e que ocupou a frente do pelotão durante mais de 4 horas graças a Nico Müller e Gustavo Menezes. Os fãs da PEUGEOT ficaram emocionados. Infelizmente, após 11 horas, Gustavo Menezes bateu nas barreiras na primeira chicane nas Hunaudières. Graças ao trabalho incrível de toda a equipe, o carro voltou à pista apenas 20 minutos depois de voltar ao box. Entretanto, o #93, conduzido por Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen e Paul Di Resta correu de forma consistente e abriu caminho na classificação para ficar em 6º a meio.

Durante o resto da noite e início da manhã não houve incidentes de maior para os dois PEUGEOT que mantiveram o ritmo graças à concentração dos pilotos e da equipa. Essa consistência levará o #93 ao 5º lugar e o #94 à 10ª posição após 18 horas de corrida.

- Publicidade -

No entanto, faltando 2h30 para o final, os dois carros foram forçados a voltar para a garagem devido a um problema hidráulico. Mais uma vez, a equipe mostrou sua habilidade reativa, já comprovada durante o pit stop challenge vencido no início da semana. Graças a esse incrível trabalho em equipe, os dois carros podem voltar à pista. E assim será na última hora de corrida, quando o #94 teve que ir aos boxes para uma intervenção no motor.

Paul Di Resta e Nico Müller cruzaram a linha de chegada das 24 Horas do Centenário de Le Mans lado a lado, sob o olhar de Linda Jackson, CEO da Peugeot e Carlos Tavares, CEO da Stellantis que veio apoiar a equipa nesta longa semana de corridas.

Para este Centenário, o Team Peugeot TotalEnergies recebeu um grande apoio de seus parceiros, público, mídia de fãs… e queremos agradecer sinceramente por isso. Por fim, os nossos parceiros, sem os quais esta aventura seria possível, que estiveram presentes em Le Mans com a equipa para mostrar o seu apoio.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O PEUGEOT 9X8 estará de volta às pistas dentro de algumas semanas, em Monza para a 5ª etapa do FIA WEC. Esta rodada será seguida pela de Fuji e a final no Bahrein.

Linda Jackson – CEO da PEUGEOT: “Estou muito orgulhosa deste regresso bem-sucedido a Le Mans depois de subir em todos os degraus do pódio, surpreendemos a todos ao liderar o caso durante várias horas durante a noite. Nossos dois carros cruzaram a linha de chegada incluindo o #93 que terminou em 8º . Isso mostra nossa determinação, nosso savoir-faire em termos de confiabilidade, qualidade e comprometimento. A emoção é a nossa energia e a excelência a nossa obsessão. A PEUGEOT e Le Mans estão ligadas pela sua herança e estamos a construir bases sólidas para o futuro. Quero agradecer a toda a equipa PEUGEOT e aos nossos parceiros pelo trabalho árduo, a todos os fãs pelo apoio, esta edição de 2023 teve definitivamente Allure! Vejo você em La Sarthe em um ano e em Monza em um mês.”

Jean-Marc Finot – vice-presidente sênior da Stellantis Motorsport: “Como competidores, não podemos estar satisfeitos com nossa classificação com nosso primeiro carro em 8ºposição. Mas temos de olhar para além das classificações e este tem sido um grande evento e um grande empenho de toda a equipa. Podemos ver corrida após corrida que progredimos e aquelas 24 Horas de Le Mans foram um passo adiante para o nosso desempenho. Conseguimos lutar contra as melhores equipas e ainda assumir a liderança durante mais de 4 horas para o maior deleite dos fãs da PEUGEOT e das corridas de resistência. Foi um momento intenso com a equipe. Também tivemos que administrar os incidentes na pista, mesmo que tentássemos evitá-los, alguns deles nos atrasaram. Sobre a confiabilidade, podemos ver que desde Sebring avançamos muito. As 24 Horas de Le Mans são uma corrida muito exigente e podemos ver que ainda temos trabalho a fazer. Estou muito orgulhoso da nossa primeira tentativa nas 24 Horas de Le Mans na classe Hypercar.

Olivier Jansonnie – Diretor técnico da Peugeot Sport: « Nossa alegria é reflexo do trabalho de todos que estão por trás deste projeto há mais de um ano, e o objetivo era chegar a Le Mans 2023. Fomos criticados por falta de desempenho, resultados e confiabilidade. Não mostramos desempenho tão bom quanto nossos concorrentes, mas estivemos muito próximos em alguns pontos, e conseguimos contrabalançar com uma estratégia de corrida arrojada e um grande envolvimento da equipe. Claro, se você viu as últimas três horas da corrida, pôde testemunhar o empenho da equipe em manter os carros na corrida. No final, estamos exaustos, mas felizes. Nosso nível de preparação quando chegamos era bem melhor do que para uma corrida de 6 horas. Esse é um elemento que será fundamental para a preparação das próximas corridas.”

Jean-Eric Vergne – PEUGEOT #93: “Estou feliz por terminar esta corrida e também por fazer parte desta equipa. Tivemos um grande retorno e acho que todos fizeram um trabalho fantástico. Demos um grande passo em frente e isso vai dar-nos mais confiança. Com o carro irmão nº 94, até lideramos a corrida para ver que o desempenho está indo na direção certa e tenho certeza de que temos uma equipe que pode vencer. Estou super orgulhoso de todos os caras, os mecânicos, os engenheiros, como os preparativos que eles fizeram, e eles fizeram uma corrida incrível, então parabéns.”

Paul Di Resta – PEUGEOT #93: “Penso que quando chegares ao fim tens de estar contente, tendo em conta a largada que tivemos no início do ano. Ainda temos muito trabalho pela frente para competir com alguns de nossos concorrentes. Estou super orgulhoso da equipe, já faz 6 semanas que eles estão trabalhando muito e também a semana aqui foi um pouco desafiadora. Para mim, tenho o trabalho mais fácil, então um grande obrigado à equipe, parabéns a eles. A contagem regressiva recomeça para o próximo ano. Temos que olhar para frente também, para nos desafiar. Estaremos em Monza em breve, então teremos que passar para o próximo em breve. Agora temos que aproveitar nossos resultados com todos.”

Mikkel Jensen – PEUGEOT #93 : “Foi uma experiência fantástica. O aniversário de 100 anos com a classe Hipercar, foi super competitivo. Acho que a equipe fez um trabalho incrível, mantendo-se na pista sem problemas por mais de 20 horas e, no final, as coisas começaram a dar errado, mas ainda é super positivo. Temos mais corridas para trabalhar e voltar mais fortes, então mal posso esperar para forçar ainda mais.

Loïc Duval – PEUGEOT #94 : “É bom dizer que até 3 horas antes do final não tivemos problemas em ambos os carros, por isso é extremamente positivo. Após 11 horas de corrida, estávamos na liderança, o que é outro ponto positivo. Ainda não temos o desempenho ou a confiabilidade dos melhores concorrentes, mas podemos ver coisas interessantes e é importante lembrar o positivo. Quando você pensa em nossa primeira corrida em Sebring ou mesmo no problema mecânico que tivemos no início da semana, estávamos no desconhecido. Terminar com o resultado é muito importante para todos e para o futuro.”

Nico Müller – PEUGEOT #94: “Muitas emoções. Acho que terminar a corrida com os dois carros é fantástico. Especialmente o desempenho durante a corrida, a equipe trabalhou muito bem e foi incrível. Tiramos tudo o que podíamos do carro, fomos bons em termos de estratégia, por isso é muito positivo. Estou muito feliz e bem feito para a equipe, foi um prazer fazer esta corrida com eles!”

Gustavo Menezes – PEUGEOT #94: “Foi uma Le Mans muito intensa, nunca deixa de surpreender a todos. No final, foi um passo muito positivo. Mesmo não tendo conseguido o resultado dos sonhos de vencer, chegamos aqui humildes, era a nossa primeira vez, sabíamos que ia ser muito difícil. Ter liderado várias horas e chegar à metade do caminho na liderança foi uma ótima sensação. Estou super orgulhoso de toda a equipe, infelizmente tivemos um incidente e alguns problemas, mas os mecânicos e toda a equipe fizeram um trabalho incrível para voltar o mais rápido possível.”

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil