segunda-feira, 14 outubro , 2024
28 C
Recife

Conheça os autódromos onde “Gran Turismo” foi filmado

Como trazer para as telonas a experiência de pilotar um carro de corrida de verdade? A resposta é simples: correr de verdade. “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, filme que estreia em 24 de agosto nos cinemas, traz a história real baseada na trajetória de Jann Mardenborough, piloto que saiu do dos games para ganhar o asfalto das principais competições mundiais. O longa contou com filmagens em pistas reais de grandes competições de automobilismo ao redor do mundo.

“A abordagem do diretor Neill Blomkamp para o filme era tentar contar essa história real da maneira mais autêntica possível”, comenta o produtor Doug Belgrad. “A ideia é proporcionar ao público uma experiência vívida de ser um piloto, aquela sensação de velocidade e emoção que vêm junto com a condução”.

- Publicidade -

Para conseguir transportar essa sensação ao espectador, a produção filmou com carros reais em famosas pistas de automobilismo espalhadas ao redor do mundo, incluindo o Slovakia Ring na Eslováquia, o Autódromo de Dubai, o Nürburgring, na Alemanha, o Red Bull Ring na Áustria e o Hungaroring, na Hungria, que serviu de palco para retratar a GT Academy e a pista de Le Mans, uma das mais famosas do mundo e local onde o time formado pelos ex gamers e agora aspirantes a pilotos disputam seu último desafio para provar ao mundo suas habilidades: ficar no pódio da maior corrida do planeta, com 24 horas de duração.

O produtor executivo Matthew Hirsch comentou sobre o desafio de transformar o autódromo Húngaro para as filmagens: “O designer de produção Martin Whist tem uma visão incrível, ele consegue ver coisas que mais ninguém consegue. Nossa equipe tinha vários pilotos que haviam corrido lá e uma série de outras pessoas que conheciam o lugar, e todos ficaram maravilhados com a forma como Martin havia transformado o cenário em Le Mans. E não apenas as filas de boxes e garagens, mas a pista inteira e o pódio. Foi espetacular”.

Filmar com a maior fidelidade possível exige trabalho e uma baita equipe por trás das câmera “Tivemos que montar uma equipe de mecânicos qualificados, técnicos e especialistas em computação que pudessem lidar com os carros todos os dias e nos manter na pista”, comenta Hirsch. No total, a equipe foi composta por quase 500 pessoas, se deslocando de local para local – de Budapeste para a Alemanha, para a Áustria, para a Eslováquia, para Dubai e Tóquio.

- Publicidade -

Baseado na história real de Mardenborough, o filme retrata a trajetória do jovem apaixonado por “Gran Turismo”, jogo da Playstation que simula corridas de automobilismo. Seu sonho, porém, é largar o console e dirigir um carro de verdade. O desejo começa a ganhar contornos de realidade quando Danny Moore (Orlando Bloom), executivo de marketing da Nissan, promove um concurso inusitado: os melhores jogadores de “Gran Turismo” vão competir entre si para ganhar uma vaga na escuderia da Nissan e disputar nas corridas mais famosas do mundo. Mas transformar jovens gamers em atletas de alto nível não vai ser tarefa fácil. Quem assume o desafio é Jack (David Harbour), um ex-piloto fracassado que vai tirar dos garotos até a última gota de suor e transformá-los em verdadeiros campeões.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT