sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

ESG na prática é destaque do Renault E-Tech 100% Electric Days

Ações ESG realizadas pela marca têm resultados conectados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

As ações ESG da Renault do Brasil e o Instituto Renault foram destaque na segunda edição do Renault E-Tech 100% electric days, realizado no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera (SP) entre os dias 21 e 22 de setembro. O evento promoveu discussões sobre importantes temas como a eletrificação, soluções de mobilidade sustentável e o ESG, sigla para as ações de governança socioambiental.

- Publicidade -

Os conceitos ESG estão no centro da construção da estratégia de negócio da Renault do Brasil e por isso, as ações ESG realizadas pela marca e rede de concessionárias foram o tema central de um dos principais estandes do evento. Adotando um design 100% sustentável o espaço foi construído a partir da reutilização de materiais, como ripas de madeiras de reflorestamento, tintas à base de água e aplicação de vegetação viva, com plantio em um viveiro de plantas após o uso. Além disso, objetos do universo automotivo foram ressignificados para compor a cenografia do estande, como cintos de segurança, rodas de carros, bancos, pneus, entre outros itens.

Os visitantes puderam conhecer os principais resultados das ações ESG e entender como eles se conectam aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como por exemplo os programas de educação Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante, que contribuem diretamente para o ODS 4 (Educação de Qualidade), por meio de cursos para pessoas em vulnerabilidade social na comunidade Borda do Campo. Juntos, ambos os projetos já formaram 416 pessoas em 10 turmas desde 2019. Na área ambiental, destaca-se a autoprodução de energia limpa e renovável de origem fotovoltaica, anunciada pela montadora em julho de 2023, que irá fornecer 100% da energia elétrica da Renault do Brasil até dezembro deste ano, contribuindo para o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).

“A Renault é uma empresa humana, calorosa, inovadora e responsável. Os projetos que podem ser conferidos no estande ESG são apenas alguns exemplos das inúmeras ações da agenda social e de sustentabilidade da Renault do Brasil, que estão publicadas de forma transparente em nosso Relatório de Sustentabilidade, disponível a todos por meio do Site da Renault do Brasil”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

As iniciativas de inclusão e segurança, desenvolvidas pelo Instituto Renault foram destaque com a exposição e comercialização dos produtos da Associação Borda Viva, negócio social que já

- Publicidade -

reaproveitou mais de 12 toneladas de material automotivo desde 2015, e os jogos digitais e interativos do projeto “O trânsito e eu”, programa de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas.

Em pauta, o ESG – A segunda edição do Renault E-tech 100% electric days ampliou as discussões sobre o ESG, com o painel “ESG, da teoria à prática dentro das empresas e o seu impacto na sociedade”, com a participação do vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, especialistas do setor privado e a moderação de Denise Hills, pioneira dos ODS para Finanças Sustentáveis da ONU.

Já o painel “As oportunidades do ‘S’, dentro do ESG gerando impacto social”, contou com a participação de autoridades no tema, incluindo a diretora executiva do Instituto Renault, Graziela Pontes, sob a moderação da jornalista Lana Pinheiro, editora do canal “ESG por Lana Pinheiro”.

“Fomentar as discussões em torno da pauta ESG é um dos objetivos do Renault E-Tech 100% electric days. A segunda edição do evento nos mostrou que estamos no caminho correto, reunindo os diferentes atores das iniciativas privada, pública, especialistas e sociedade em geral para continuarmos evoluindo no tema”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

Quem vence, a inclusão – Em parceria com o Instituto Patricia Medrado, o Instituto Renault realiza iniciativas com o objetivo de democratizar o tênis e promover o esporte em áreas públicas, impulsionando as futuras gerações do tênis mundial.

- Publicidade -

No mês de agosto, foi concluída a renovação de uma quadra poliesportiva no Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, em São Paulo, beneficiando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As crianças e jovens apoiadas pelo projeto foram convidadas a participar de um campeonato de tênis, realizado nas quadras de saibro do parque Ibirapuera, que foram totalmente reformadas pela Renault e entregues à população no mês de junho. Na sexta-feira, 22, foram realizadas as etapas classificatórias e no sábado, 23, as grandes finais, promovendo a inclusão por meio do esporte.

“Iniciativas como essa são muito importantes para viabilizar a prática do tênis. É fundamental que a modalidade esteja no campo visual das pessoas que passeiam pelos espaços públicos, despertando a atenção de quem já é adepto do esporte e a curiosidade de possíveis novos praticantes. Este é um caminho de sucesso para aumentar o acesso ao tênis e oportunizar àqueles com menos condições de jogarem em um ambiente seguro e gratuito”, destaca Patricia Medrado, diretora executiva do Instituto Patrícia Medrado.

Apoio institucional ao Renault E-Tech 100% electric days – A segunda edição do Renault E-Tech 100% electric days é apoiada pelo segundo ano consecutivo pela Mobilize, Raízen Power e WEG. Neste ano, o evento também tem apoio da Robert Bosch América Latina.

A Raízen Power, participa garantindo zero emissões líquidas de carbono relacionadas à energia elétrica, por meio do registro de créditos de carbono, uma forma certificada internacionalmente que contribui para a mitigação do efeito estufa na atmosfera.

Os carregadores para abastecer os Megane E-Tech 100% elétricos durante o evento serão disponibilizados pela WEG e e-mob, com instalação realizada pela Neoenergia. Também são apoiadoras do evento AMBEV, Nestlé e Splash bebidas urbanas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança