sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Com menos dias úteis, transações de usados têm queda em setembro

Apesar da retração, mercado segue 3,2% acima do resultado dos 9 primeiros meses de 2022.

De acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de usados caíram 13,9% em setembro, na comparação com agosto. Em relação a setembro de 2022, a queda foi de 4,7%. No acumulado do ano, no entanto, houve evolução de 3,2%.

- Publicidade -

“A diferença de dias úteis no mês (23, em agosto, contra 20, em setembro) tem grande influência nesse resultado, já que os licenciamentos pelas autoridades de trânsito só são realizados em dias úteis. Até mesmo em relação ao mesmo mês de 2022, lembro que, no ano passado, setembro teve um dia útil a mais (21 no total), o que indica um mercado em estabilidade”, analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Desempenho por segmento – As transações de automóveis e comerciais leves tiveram retração de 14% sobre agosto. Já no acumulado de janeiro a setembro, a alta foi de 3,9%.

Os modelos usados, com até 3 anos de fabricação, representaram 11,5% do total transacionado no mês. No ano, até agora, estes veículos acumulam participação de 9,9%.

O mercado de caminhões segue negativo no acumulado do ano (-2%), após a queda registrada em setembro (-14,6%) sobre agosto.

- Publicidade -

Os implementos rodoviários assim como acontece no mercado de novos, têm apresentado desempenho distinto do de caminhões, com alta de 9,3% em 2023. Mas, em setembro, em função do menor número de dias úteis, o segmento teve queda de quase 11% sobre agosto.

As transações de ônibus caíram 14,5% no mês e permanecem negativas no ano, com queda acumulada de 0,9% nos nove primeiros meses de 2023. Vale ressaltar que os ônibus zero km vivem melhor momento, apoiados por programas como o Caminho da Escola, além da renovação da frota de rodoviários voltados ao turismo.

Já as vendas de motocicletas usadas estão positivas no acumulado (+1,2%), apesar da queda registrada sobre o mês de agosto (-13,5%), mais uma vez justificada pelos dias úteis a menos em setembro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança