sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Recife é a primeira cidade do Nordeste a autorizar taxistas a utilizar caminhonetes de cabine dupla

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo prefeito João Campos e atende a uma solicitação antiga da categoria. O objetivo é ofertar melhor serviço aos usuários dessa modalidade de transporte.

Nesta quinta-feira (26), o prefeito João Campos assinou, na sede do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, na Imbiribeira, um decreto que dispõe sobre os tipos de veículos para prestação do Serviço Municipal de Táxi.

- Publicidade -

No documento há a permissão para se utilizar caminhonetas ou caminhonetes de cabine dupla – uma demanda antiga da categoria, desde que não sejam para uso exclusivo de transporte de carga mediante fretamento.

Os usuários dessa modalidade de transporte serão melhor atendidos dessa forma. A PCR é a primeira prefeitura do Nordeste a conceder essa autorização.

“Eu gosto muito de lembrar que as melhores soluções são construídas a partir de um movimento de diálogo. Quando escutamos uma categoria e entendemos quais são prioridades, acertamos muito mais. Obtivemos essa conquista, mas ainda teremos novos compromissos. Essa aqui não é uma linha de chegada, é parte de uma caminhada. Também estamos investindo muito na cidade – muitas ruas estão sendo calçadas. Apenas nesta última semana, foram 100 ruas em obra e, até o final do ano que vem, faremos 150 no mínimo. Essas vias que são de barro passarão a contar com drenagem, saneamento e calçamento. Com certeza, o taxista é o primeiro a perceber essas obras. Temos uma categoria que tem compromisso com a cidade e a cidade tem que ter compromisso com essa categoria. Por isso, quero que contem comigo, a prefeitura está à disposição”, disse o prefeito.

Foto – Divulgação / Marlon Diego / PCR

A demanda por veículos mais espaçosos não é recente. Há décadas, os taxistas, através do Sindicato, expressavam a importância dessa mudança para conseguirem contemplar clientes com necessidades diversas. José André da Silva, 57, atua como taxista no Recife há 30 anos e explicou o impacto na oferta de serviços.

- Publicidade -

“O decreto foi uma decisão excelente, vai beneficiar muito o setor. Agora, vamos conseguir prestar um serviço melhor para quem precisa, com mais espaço para transportar objetos e pessoas com deficiência, algo que costumava ser difícil”, afirmou.

“Eu fico muito feliz quando vemos mais um avanço, como essa possibilidade de diversificar o atendimento à população com um novo tipo de veículo. Quando o presidente Fortunato trouxe essa proposta, nós vimos com bons olhos porque, na condição de gestores, entendemos os benefícios do uso da tecnologia na resolução de dificuldades. E aí está a sensibilidade do nosso prefeito, sempre à frente para que a gente possa adequar o que pode ser feito na legislação e avançar cada vez mais junto à categoria”, declarou Taciana Ferreira, diretora-presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança