quarta-feira, 4 dezembro , 2024
28 C
Recife

PETRONAS lança linha completa de lubrificantes para motores híbridos no Brasil

PETRONAS Syntium Hybrid, com tecnologia CoolTech-H™, atende às especificidades de funcionamento dos veículos híbridos.

A PETRONAS Lubricants International (PLI) lançou a linha completa de produtos PETRONAS Syntium Hybrid, com o objetivo de atender à crescente demanda por carros híbridos. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa com os pilotos da equipe Mercedes-AMG PETRONAS, da Fórmula 1 (F1), Lewis Hamilton e George Russell, realizada hoje (1/11) em São Paulo.

Em 2019, a PLI iniciou a comercialização de produtos híbridos. Em 2021, a companhia atualizou a linha desse segmento com a tecnologia CoolTech+. Já neste ano, foi desenvolvido o portfólio completo dedicado a motores híbridos, que será lançado globalmente. A apresentação da novidade foi divulgada na China na última semana.

- Publicidade -

Durante o evento em São Paulo, Ahmad Adly Alias, Vice President of Refining, Marketing & Trading, PETRONAS and Chairman da PETRONAS Lubricants International, destacou: “A linha PETRONAS Syntium Hybrid é a comprovação do nosso compromisso incansável com a inovação e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos do trabalho realizado por nossa dedicada equipe de especialistas, atendendo às demandas do futuro da mobilidade. Por meio de nossas Fluid Technology Solutions™, criamos o lubrificante híbrido, que gerencia mudanças constantes e antecipa os desafios apresentados pelas operações de várias partidas. Além disso, a tecnologia protege o motor por mais tempo, mesmo em baixas temperaturas. Nosso foco é sempre estar um passo à frente para que os motoristas e seus motores possam seguir com total confiança.”

Presente no lançamento, Lewis Hamilton ressaltou: “É inspirador ver como a PETRONAS continua a enfrentar os desafios quando o assunto é inovação, algo com o qual estamos familiarizados na equipe Mercedes-AMG de F1. Como um time de pessoas que resolvem problemas, temos o compromisso de promover a sustentabilidade para o futuro do nosso planeta.Soluções como o PETRONAS Syntium Hybrid mostram o progresso em direção a um cenário em que os carros híbridos se tornem parte de nossas vidas cotidianas. A energia híbrida já é usada na Fórmula 1 e, com cada vez mais automóveis híbridos em circulação nas ruas, essa inovação é outro exemplo do nosso progresso rumo ao alto desempenho sustentável. Tenho orgulho de trabalhar com líderes do setor que estão aproveitando tecnologias e conhecimentos técnicos para aumentar a vida útil e a sustentabilidade dos veículos.”

“A corrida é um esporte imprevisível e precisamos ser rápidos para nos adaptarmos às mudanças. Por estar na interseção do esporte e da tecnologia, a Fórmula 1 é o laboratório de testes perfeito para desenvolver inovações tecnológicas. Com isso, o PETRONAS Syntium Hybrid, da PETRONAS Lubricants, uma solução sustentável e de alto desempenho, oferece aos motores híbridos a proteção e a potência que precisam para durar mais tempo. Tecnologias pioneiras como essa melhoram a vida útil dos veículos e aceleram a transição para esse tipo de motor nos carros convencionais”, acrescenta George Russell, companheiro de equipe do Hamilton.

- Publicidade -

Eficiência e sustentabilidade

Os motores de combustão interna (MCI) e elétrico trabalham juntos em veículos híbridos, potencializando a eficiência e o desempenho para reduzir o consumo de combustível e das emissões.

Nessa configuração específica de hardware, principalmente em uso urbano, há uma troca contínua entre o MCI e o motor elétrico, resultando em 10 vezes mais partidas/paradas em comparação com um carro padrão.

- Publicidade -

Com isso, o MCI opera por períodos curtos e a temperatura do lubrificante é, em média, 40°C mais baixa em comparação aos automóveis comuns, o que gera desafios únicos: degradação mais rápida do lubrificante; maior risco de desgaste; falha de componentes críticos; corrosão; acúmulo de água e perda de desempenho.

A operação repetitiva de partida/parada e baixa temperatura dos veículos híbridos implicam que os lubrificantes convencionais terão dificuldades para manter sua integridade até a próxima manutenção. O PETRONAS Syntium Hybrid, com tecnologia CoolTech-H™, foi formulado para oferecer resistência avançada aos específicos desafios térmicos enfrentados pelos veículos desse segmento.

Vale ressaltar que o produto foi submetido a testes de estresse de até 20.000 km de condução – um terço do intervalo de troca de lubrificante recomendado pelos fabricantes – e não apresentou sinais de deterioração.

O PETRONAS Syntium Hybrid, com tecnologia CoolTech-H™, oferece até 89% mais resistência à oxidação em comparação com o API SP. Dessa forma, o fluido evita o espessamento e permite que o lubrificante flua adequadamente para todas as peças críticas do motor híbrido, protegendo nas frequentes partidas/paradas.

Além disso, o produto mantém um desempenho estável durante todo o intervalo de drenagem, maximizando a eficiência do motor e evitando possíveis falhas.

A novidade foi desenvolvida especificamente para atender às necessidades de mudança dos motores híbridos de partida múltipla. Já que alternam constantemente entre as unidades de potência, fluem para oferecer proteção instantânea, mesmo em temperaturas recorrentes de partida a frio, com o objetivo de potencializar a durabilidade e a eficiência.

Além disso, o lubrificante proporciona uma melhor proteção de até 68% contra o desgaste do motor em relação ao API SP.

A PLI tem o compromisso de atender às constantes necessidades da indústria automotiva, buscando continuamente oportunidades inovadoras no setor de lubrificantes. Além disso, oferece aos clientes produtos personalizados e serviços profissionais, maximizando o desempenho dos motores.

O PETRONAS Syntium Hybrid, com a tecnologia CoolTech-H™, é um complemento às ofertas de produtos híbridos da empresa, sendo PETRONAS Iona a primeira marca do portfólio de produtos da PLI que abrange a gama completa de aplicações de fluidos em powertrains, o que melhora a confiabilidade, a eficiência energética e o desempenho dos veículos elétricos.

No futuro, a empresa continuará a ultrapassar os próprios padrões, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno