domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Rampage: seis meses de uso em 24 horas

Nova Rampage enfrentou o desafio de rodar ininterruptamente na pista do Circuito Panamericano, o equivalente a seis meses de uso em apenas 24 horas.

A marca Ram continua a colher êxitos desde o lançamento da picape pernambucana Rampage. Participei de um evento inédito em São Paulo nos dias 24 e 25 de novembro de 2023, onde a Nova Rampage enfrentou o desafio de rodar ininterruptamente na pista do Circuito Panamericano, o equivalente a seis meses de uso em apenas 24 horas.

Esse test-drive, um dos maiores e mais rigorosos já realizados no Brasil, teve a aprovação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Contou com a participação de dezenas de profissionais e centenas de convidados, incluindo jornalistas – entre eles, Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, pilotos e entusiastas da marca Ram.

- Publicidade -

A versão escolhida para esse feito foi a R/T, uma escolha estratégica, pois é a picape mais rápida produzida no Brasil, com 272 cv de potência. Apresenta marcas impressionantes, como uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, a melhor entre as picapes na América do Sul, e uma velocidade máxima de 220 km/h, a mais alta entre as picapes oficialmente comercializadas no Brasil.

A prova, que durou exatas 24 horas, 1 minuto, 22 segundos e 507 milésimos (conforme certificado pela CBA), foi finalizada com a bandeirada de Sérgio Berti, Diretor de Prova da CBA, validando a notável performance da marca Ram e comprovando a robustez do novo modelo.

Os resultados finais foram notáveis. Quatro unidades da Rampage R/T percorreram o Circuito Panamericano, sendo que uma delas registrou mais de 1.850 km. Somando as distâncias percorridas pelas quatro Rampage, que totalizaram mais de 5 mil km em 24 horas, já seria suficiente para equivaler ao uso normal de um cliente por aproximadamente seis meses.

- Publicidade -

É importante destacar que, mesmo em uma pista de velocidade, nenhuma das unidades passou por qualquer tipo de preparação, permanecendo originais e idênticas àquelas disponíveis nas concessionárias. Até a calibragem dos pneus foi mantida nos padrões originais.

Grandes números e uma operação logística grandiosa – Para alcançar esse feito histórico, uma operação incrível envolveu mais de 200 pessoas, incluindo pilotos, técnicos, equipes de manutenção e profissionais de logística.

O evento ocorreu no Circuito Panamericano, campo de Provas da Pirelli, em Elias Fausto, interior de São Paulo, com um traçado de 3.400 metros, sendo o primeiro realizado no período noturno, aumentando a complexidade do desafio.

- Publicidade -

Dentro da pista, quatro estações de trabalho operaram por mais de 30 horas contínuas. Uma dedicada à equipe de cronometragem e auditagem da CBA, validando os números; a segunda voltada à inspeção e manutenção das picapes, onde técnicos checavam itens de desgaste e segurança; a terceira trocava os pneus; e a última, monitorada por bombeiros, cuidava do abastecimento.

A Rampage R/T mais percorrida completou 546 voltas em 24 horas nesse traçado técnico, demandando velocidade de competição e desafiando a parte mecânica, especialmente pneus e freios. A melhor volta teve uma média de 95 km/h, mas cada motorista/piloto determinou seu ritmo, priorizando a segurança.

Os condutores se revezaram no comando das quatro unidades, dirigindo por diferentes períodos, variando de 20 minutos a duas horas. Foram trocados dois pares de pneus dianteiros e um par traseiro, além de uma troca de pastilha de freios após aproximadamente 12 horas.

A Nova Rampage exibiu sua performance, capacidade, robustez e tecnologia a cada volta. Nem mesmo o frio da madrugada diminuiu o ritmo das picapes. Na manhã do segundo dia, uma Rampage atingiu a marca mágica de 1.000 milhas (1.600 km) na volta 474, emocionando a equipe. Às 15h33 do dia 25 de novembro de 2023, a Nova Rampage conquistou o recorde de maior tempo de rodagem em pista em 24 horas consecutivas, consolidando sua posição no mercado e demonstrando a força, capacidade, tecnologia e luxo da picape.

Outras inúmeras atrações – A ação “Rampage 24 Horas” mostrou que a nova picape da marca é diferenciada e que já chegou ao mercado conquistando um lugar de destaque. O modelo, que ficou entre as Top 5 picapes compactas e médias mais vendidas do país em outubro, está caminhando para fechar o mês de novembro entre as Top 3 picapes compactas e médias mais comercializadas do Brasil.

Além da própria e inédita atração, que foi o teste de longa duração sem parar na principal pista do complexo da Pirelli, o evento “Rampage 24 Horas” trouxe ainda a exposição de carros antigos e clássicos, shows de música, opções de alimentação como uma hamburgueria e uma churrascaria, além de área de lazer para crianças e até uma barbearia, salão de beleza e massagistas.

Para aqueles que quiseram ainda mais, um outro test-drive foi realizado na parte Off-Road do Circuito Panamericano, onde a versão Laramie estava disponível para avaliação, colocando a prova o já consagrado motor Multijet Turbodiesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque.

Além da excelente capacidade e robustez do modelo, destacou-se o consumo da Nova Rampage quando equipada com essa motorização, o melhor se comparado as picapes médias equipadas com motores diesel e transmissão automática.

“Um teste sem igual, um desafio sem igual, uma marca sem igual. Assim foi o Rampage 24 Horas que, mais uma vez, comprovou toda a ousadia e espírito do poder inigualável da marca Ram”, complementa o executivo da marca Ram.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn