domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

ZF receberá Prêmio Alemão de Sustentabilidade

Remanufatura de componentes levou a ZF à indicação como um excelente exemplo de gestão de reciclagem funcional.

A ZF receberá o Prêmio Alemão de Sustentabilidade na categoria indústria automotiva no final de novembro. O anúncio foi feito pela Stiftung Deutscher Nachhaltigkeitspreis e.V. (Fundação Alemã do Prêmio de Sustentabilidade), que em cooperação com o Ministério Alemão do Meio Ambiente, a DIHK (Câmara Alemã de Indústria e Comércio) e outros parceiros, selecionou os vencedores do prêmio para setores individuais.

- Publicidade -

O júri de especialistas honrou, principalmente, o compromisso de longo alcance da ZF com a gestão sustentável da reciclagem. A unidade da ZF em Bielefeld, Alemanha, especializada na remanufatura de módulos de trem-de-força para fabricantes de veículos e para o mercado de reposição global, levou à indicação.

“Promover um sistema de economia circular eficiente é uma alavanca fundamental para alcançar a meta que nos propusemos: a neutralidade climática completa até 2040”, disse o Dr. Michael Karrer, responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança ocupacional na ZF.

Outros pontos de partida importantes para a empresa de tecnologia incluem a redução das emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor e o aumento da quota de fontes renováveis no consumo de energia.

A ZF também oferece produtos inovadores que reduzem as emissões no tráfego rodoviário, como por exemplo, soluções para eletromobilidade, enquanto as transmissões de energia eólica da ZF contribuem para a geração de energia sustentável.

- Publicidade -

A ZF já está contribuindo significativamente para a conservação de recursos, aumentando a proporção de materiais reciclados nos produtos. Por exemplo, a maioria das transmissões da ZF são feitas de alumínio reciclado. Uma utilização mais longa através da reciclagem também é uma alavanca importante para economizar materiais primários.

Em 25 fábricas de remanufatura em todo o mundo, o grupo de tecnologia prepara peças usadas para uma “segunda vida” em escala industrial. A unidade da ZF em Bielefeld lidera esse movimento desde 1963. Cerca de 200 colaboradores processam entre 40 e 50 toneladas de produtos usados, diariamente.

São fabricadas placas de pressão de embreagem, discos de embreagem, sistemas de liberação, volantes bimassa e conversores de torque.

Comparados a uma peça nova, os produtos remanufaturados economizam mais de 90% em material e energia. A economia de CO2 é superior a 80%. “Isso nos ajuda a atingir nossas metas de proteção climática e a dissociar o consumo de recursos do crescimento”, enfatizou Jörg Witthöft, gerente da ZF em Bielefeld.

Além disso, a unidade tem coberto 100% das suas necessidades de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis desde 2018 e cerca de 95% da gama de produtos é certificada de acordo com o padrão “Cradle to Cradle” – termo em inglês que significa “do berço ao berço” – para uma economia circular consistente.

- Publicidade -

Os resíduos na fábrica também foram reduzidos em cerca de 40% desde 2019. Por exemplo, 100 toneladas de coberturas antigas não foram mais descartadas termicamente, mas foram trituradas e remanufaturadas devido ao seu alto teor de cobre.

O “Prêmio Alemão de Sustentabilidade” é concedido pela fundação associada em diversas categorias desde 2008. Em cooperação com o Ministério Alemão do Meio Ambiente, as Câmaras Alemãs de Indústria e Comércio (DIHK) e outros parceiros, ele concede prêmios a empresas cujos produtos e serviços são particularmente bem-sucedidos na resposta aos desafios ecológicos e sociais, utilizando assim a sustentabilidade como uma oportunidade econômica.

Um júri de especialistas decide antecipadamente quais empresas serão homenageadas como pioneiras na transformação do respectivo setor. A cerimônia de premiação será realizada no Dia Alemão da Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro em Düsseldorf, a plataforma de comunicação anual mais visitada sobre temas de desenvolvimento sustentável.

Com mais de 1.2 mil candidatos e dois mil convidados presentes nos eventos, o prêmio é o maior do gênero na Europa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança