quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Na COP28, Brasil assume compromisso com o combustível do futuro

Hidrogênio de baixo carbono é uma das opções para redução das emissões de gases do efeito estufa.

O Brasil assinou a declaração de intenções para a certificação e comércio de hidrogênio de baixo carbono, na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai. O documento busca promover o diálogo entre países importadores e exportadores de hidrogênio e propõe o reconhecimento mútuo de sistemas de certificação de hidrogênio dos diversos países, o que fortalece o marco legal do hidrogênio. Ao todo 39 países assinaram o acordo, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Namíbia e África do Sul.

O diretor de inovação da CNI, Jefferson Gomes, destacou a importância da regulamentação para promover a transição energética. “Para a produção de hidrogênio verde é preciso ter regras, por exemplo, sobre a produção de energia, equipamentos de produção, armazenamento. Portanto, o trabalho de engenharia tem que ser comum a todos os países. A declaração é uma oportunidade para termos padrões mínimos de produção e de segurança dos produtos”, concluiu.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O Brasil está entre os países mais competitivos do mundo no custo de produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). Um dos objetivos do Brasil é garantir a inserção competitiva na produção e uso do hidrogênio e nas cadeias industriais e tecnológicas associadas. “O MME participou da elaboração e endossou as declarações, que estão em linha as ações prioritárias do Programa Nacional do Hidrogênio. Temos potencial para produzir 5% de toda a demanda mundial de hidrogênio de baixo carbono na próxima década”, explicou o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

Combustível limpo – O hidrogênio de baixo carbono é produzido a partir da eletrólise da água, processo de separação da molécula de água (H2O) em hidrogênio (H2) e oxigênio (O2). O hidrogênio de baixo carbono é crucial para a transição energética global porque pode ser produzido e consumido de maneira sustentável. É uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis colaborando diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, minimizando os efeitos das mudanças climáticas.

Declaração – O documento propõe a adoção da metodologia ISO como referência para avaliar emissões de gases do efeito estufa como forma de análise do ciclo de vida do hidrogênio dentro dos processos industriais; e a promoção de ações público-privadas com o Fórum Internacional de Comércio de Hidrogênio (Ihtf) e com o Conselho do Hidrogênio sobre acordos comerciais de hidrogênio e seus derivados.

- Publicidade -

Projeto Indústria Verde – O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental. A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil