domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Picape na areia? Fique esperto na configuração e condução

Nova geração da Nissan Frontier na América Latina combina mais de 80 anos de tradição em picapes com avanços notáveis em design, tecnologia e robustez.

A Nissan, reconhecida por mais de oito décadas no desenvolvimento de picapes, introduziu em 2022 a nova geração da Nissan Frontier na América Latina. Este lançamento destaca-se por uma evolução marcante em design, tecnologia e robustez, especialmente projetada para atender às demandas de quem procura picapes versáteis, seja para trabalho ou lazer.

- Publicidade -

A Nissan, com seu legado de mais de 80 anos no universo das picapes, apresenta a nova geração da Nissan Frontier na América Latina. Lançada em 2022, a picape destaca-se por seu design inovador, avanços tecnológicos e robustez aprimorada.

Entre as notáveis evoluções, a Frontier oferece melhores ângulos de entrada e saída, sistema Shift-on-the-fly, suspensão multilink e diferencial de deslizamento limitado. Esses recursos, combinados, proporcionam capacidade off-road excepcional.

Evoluções notáveis:

  1. Ângulos Aprimorados: Com ângulos de entrada de 32º e saída de 26º, a Frontier proporciona maior capacidade off-road, evitando danos ao chassi e aos para-choques.
  2. Shift-on-the-fly: Sistema que permite a transição de 2WD para 4H em movimento, até 70 km/h, proporcionando versatilidade em diferentes condições de terreno.
  3. Suspensão Multilink: Combinação de molas e braços de controle para absorver melhor as imperfeições da estrada, minimizando ruídos e vibrações.
  4. Diferencial de Deslizamento Limitado: Equipada com BLSD em todas as versões, a Frontier oferece estabilidade em terrenos desafiadores. A versão PRO-4X conta ainda com bloqueio mecânico do diferencial traseiro.

Configuração para condução em areia – O primeiro passo para configurar a Nissan Frontier antes de entrar na areia é diminuir a pressão dos pneus, o que aumenta a superfície de apoio no solo. A partir desse momento, as manobras devem incluir curvas largas e pouca aceleração para não destalonar os pneus (desencaixe do talão do pneu do aro da roda).

- Publicidade -

A posição de dirigir é muito importante: o mais ereto possível para a melhor visualização do capô. E coloque as mãos no volante na posição “10 e 10”, como os ponteiros do relógio.

Utilize a 4×4 reduzida, na qual o veículo desligará os controles de tração e estabilidade, permitindo movimentos laterais sem a intervenção da configuração eletrônica que atua automaticamente e pode interromper a manobra. Esta é recomendada para condições off-road nas quais o veículo necessita de mais potência do motor.

Tanto para subir como para descer uma duna, é aconselhável fazê-lo em linha reta e não na diagonal. Neste ponto, desempenham papel fundamental os ângulos de entrada e saída melhorados da Nissan Frontier, os mais amplos do segmento, permitindo manobras mais intensas e com menos riscos.

Uma dica para conduzir na areia é manter uma velocidade constante para que os pneus possam deslizar em vez de atolar. O uso correto da inércia ajuda como aliada para favorecer a circulação entre dunas, tendo em conta a antecipação e leitura do terreno.

A experiência do piloto também desempenha papel fundamental: a condução off-road exige tomadas de decisão constantes.

- Publicidade -

Dicas Off-Road:

  1. Velocidade Constante: Manter velocidade constante para evitar atolamento.
  2. Condução em Linha Reta: Subir e descer dunas em linha reta, aproveitando os ângulos de entrada e saída aprimorados.
  3. Inércia e Antecipação: Usar inércia com antecipação e leitura do terreno para favorecer a circulação entre dunas.
  4. Experiência do Piloto: Tomadas de decisão constantes são essenciais para uma condução off-road segura.

Versatilidade e desempenho – Desenhada para oferecer funcionalidade, resistência e desempenho excepcionais, a Nissan Frontier está pronta para atender a diferentes perfis de usuários e múltiplos usos, garantindo uma experiência superior em cada aventura off-road.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança