sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Disputa pela Fábrica da Ford em Camaçari

BYD e Lecar competem para adquirir a fábrica, enquanto a Lecar planeja estabelecer a montagem de seu segundo veículo, um carro elétrico popular.

Desde a saída da Ford do Brasil em 2021, sua fábrica em Camaçari, Bahia, tornou-se alvo de disputas entre a chinesa BYD e a montadora brasileira de carros elétricos, Lecar. Com uma área significativa e capacidade produtiva de 400 mil carros por ano, a fábrica tem atraído interessados que visam impulsionar a produção de veículos elétricos no país.

- Publicidade -

Desde que a Ford encerrou suas operações no Brasil em 2021, a fábrica em Camaçari, Bahia, tem sido objeto de intensa disputa. Com uma área total de 4.687.117 metros quadrados e capacidade produtiva de até 400 mil carros por ano, a localização tornou-se alvo de interesse para o desenvolvimento da indústria automotiva no país.

O governo da Bahia adquiriu o terreno, mas agora enfrenta propostas concorrentes para seu aproveitamento. A chinesa BYD expressou interesse por meio do Processo Administrativo n°015.4020.2023.0003718-24. Ao mesmo tempo, a montadora brasileira de carros elétricos, Lecar, também protocolou uma manifestação de interesse para adquirir tanto a área quanto os ativos.

A Lecar, atualmente em processo de construção de sua primeira fábrica em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, para a produção do LECAR Model 459, planeja estabelecer em Camaçari a montagem de seu segundo veículo. Trata-se de um carro elétrico popular, com preço final estimado em até R$ 100 mil e autonomia de 300km.

Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, avaliou pessoalmente a fábrica em Camaçari e destacou a localização estratégica, a qualidade dos equipamentos e o ecossistema industrial maduro na região. Ele ressalta que a área possui potencial para continuar gerando riquezas para o Brasil.

- Publicidade -

A Lecar está aguardando a conclusão do processo, atualmente em prazo de manifestação pública. O empresário enfatiza o compromisso de contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, contribuindo para recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, com foco na geração de emprego e renda na região baiana.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança