quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Por R$ 352.900, Novo Honda CR-V chega híbrido e com tração integral

Modelo tem potência combinada de apenas 207 cv e a marca não revela o torque máximo.

A Honda, que prometeu três modelos híbridos em seu catálogo até 2023, cumpre sua promessa com o lançamento do CR-V Advanced Hybrid. No entanto, os atrasos atribuídos a questões burocráticas, pandêmicas e de produção levantam questões sobre a eficácia da gestão de cronograma da empresa.

Enquanto Civic e Accord já adotaram a eletrificação, o CR-V chega como o terceiro da lista, trazendo consigo algumas inovações, mas também com oportunidades de melhorias, pois apesar de toda a tradição, o preço deve ser um problema e o novo CR-V tem grandes chances de sofrer nas vendas como o Civic sofreu.

- Publicidade -

Com um preço robusto de R$ 352.900, o Honda CR-V Advanced Hybrid se torna o modelo híbrido mais caro da marca japonesa, superando até mesmo o esportivo limitado, Civic Type R. Esse posicionamento de mercado pode ser ousado, considerando o crescimento da concorrência e as expectativas dos consumidores em relação ao custo-benefício de veículos híbridos.

O design arrojado do CR-V Advanced Hybrid recebe críticas mistas. Enquanto a dianteira com faróis finos e a grade destacada é elogiada, a escolha de padrões mais simples na porta traseira, em contraste com detalhes premium, cria uma sensação de falta de coesão no design. O espaço interno amplo e os esforços na melhoria da acomodação dos ocupantes são destacados, mas a escolha de materiais pode deixar a desejar, especialmente na porta traseira.

Quando o assunto é Mecânica Online®, temos o sistema e:HEV, já presente nos modelos Civic e Accord, adaptado ao CR-V Advanced Hybrid, trazendo um motor 2.0 aspirado e dois motores elétricos. A adição da tração integral automática destaca o CR-V de seus colegas sedãs.

- Publicidade -

O motor 1.5 turbo dá lugar ao mesmo conjunto do Accord: 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm, combinado a outros dois motores elétricos. Um deles atua como gerador e o outro é de tração, com 184 cv e 34,2 kgfm. A potência combinada do SUV é de 207 cv, segundo a Honda, entretanto, o torque máximo não é revelado.

É o mesmo powertrain dos sedãs, mas o CR-V tem tração integral, que envia força para o eixo traseiro por uma caixa de transferência que distribui 60/40 (dianteiro e traseiro) ou 50/50 entre os eixos. Outra mudança está no câmbio e-CVT, que no lugar de ter apenas uma marcha, tem duas no SUV, sendo esta extra para uma faixa intermediária de aceleração. 

Em função do pedo é perceptível que o CR-V dependa mais do motor 2.0 que os sedãs da marca. Não afeta o conforto, mas depende do motor a combustão também em acelerações médias, pensando no porte e o que o SUV consegue levar a mais. Isso afetou o consumo divulgado pela Honda, mas ainda bons para o segmento: 14,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada – este último pior que o antigo 1.5 turbo, mas bem melhor no urbano.

- Publicidade -

O seletor de modos de condução tem a funções Normal, Sport e Eco, mas nenhuma especial para o sistema de tração integral, que trabalha automaticamente ao perceber o deslizamento das rodas dianteiras. Em conclusão, o CR-V soma as qualidades dos sedãs com a suspensão e modularidade de um SUV.

O destaque para o conforto de rodagem do CR-V é inegável, com a suspensão ajustada para proporcionar uma experiência suave. No entanto, a dependência perceptível do motor a combustão em acelerações médias pode gerar preocupações sobre a eficiência do sistema híbrido. O consumo divulgado pela Honda, embora aceitável para o segmento, levanta questões sobre a vantagem em relação aos modelos anteriores.

Equipamentos e Tecnologias: detalhando o Pacote do Honda CR-V Advanced Hybrid – O Honda CR-V Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro não apenas como um veículo híbrido, mas também repleto de recursos e tecnologias que visam proporcionar uma experiência de condução avançada e confortável. Abaixo, destacamos alguns dos equipamentos e tecnologias presentes neste modelo:

1. Assistente de Descida de Rampas – Facilita a condução em terrenos inclinados, garantindo maior controle e segurança ao descer rampas.

2. Cancelador de Ruídos – Contribui para um ambiente mais silencioso no interior do veículo, aumentando o conforto acústico para os ocupantes.

3. Sistema de Som Bose – A renomada marca de áudio Bose assina o sistema de som, prometendo uma experiência musical imersiva e de alta qualidade.

4. Bancos Dianteiros com Ajustes Elétricos e Memória – Proporciona maior comodidade aos ocupantes dianteiros, permitindo ajustes personalizados e memorização das configurações.

5. Ar-Condicionado de Duas Zonas – Permite o controle independente da temperatura para o motorista e o passageiro, otimizando o conforto térmico no interior do veículo.

6. Seletor de Modos de Condução – Oferece opções de modos de condução, como Eco, Sport e Normal, permitindo ao condutor adaptar o desempenho do veículo conforme suas preferências ou necessidades.

7. myHonda Connect – Permite a conexão do veículo com um smartphone por meio de um aplicativo, oferecendo funcionalidades como monitoramento remoto, travamento/desbloqueio das portas e localização em tempo real.

8. Sistema Multimídia com Tela de 9″ e Conectividade Sem Fios – Integra o Android Auto e o Apple CarPlay sem necessidade de fios, proporcionando uma interface moderna e intuitiva.

9. Painel Digital de 10,2″ – Um display digital de alta resolução que fornece informações importantes para o motorista, contribuindo para uma experiência de condução mais informativa.

10. Carregador por Indução – Facilita o carregamento de dispositivos móveis compatíveis sem a necessidade de cabos.

11. Tampa Traseira com Acionamento Elétrico – Adiciona praticidade ao acesso ao porta-malas, especialmente em situações onde as mãos estão ocupadas.

12. Sistema Avançado de Segurança – Inclui uma variedade de recursos, como câmera de ré, piloto automático adaptativo, frenagem automática, assistente de permanência em faixas, farol-alto automático, entre outros, visando a segurança dos ocupantes.

13. Teto-Solar Panorâmico – Proporciona uma experiência mais iluminada e arejada no interior do veículo.

14. Grade Dianteira Ativa – Contribui para a eficiência aerodinâmica, ajustando-se conforme as necessidades do veículo em diferentes situações de condução.

O Honda CR-V Advanced Hybrid se destaca não apenas por sua propulsão híbrida avançada, mas também pela incorporação de uma gama abrangente de recursos e tecnologias que visam atender às demandas dos consumidores modernos em busca de eficiência, conforto e segurança.

O novo CR-V chega em versão única, sem opcionais, por R$ 352.900. Nas cores Preto Cristal Perolizado e Prata Platinum Metálico, o interior é em couro preto. O Branco Topázio Perolizado, Azul Astral Metálico e Cinza Basalto Metálico, com o interior em couro cinza claro.

O Honda CR-V Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro como parte do compromisso da marca com a eletrificação, mas não isento de desafios. Seu preço elevado e algumas escolhas de design e desempenho podem suscitar questionamentos entre os consumidores, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Resta aos potenciais compradores avaliar se as inovações oferecidas justificam o investimento nesta nova proposta híbrida da Honda.

Ficha técnica – Honda CR-V Advanced

Preço: R$ 352.900
Motor: Dianteiro, transversal. 4 cil. em linha, 2.0, injeção direta, gasolina + dois motores elétricos
Potência motor combustão: 147 cv (a 6.100 rpm)
Torque motor combustão: 19,4 kgfm (a 4.500 rpm)
Potência motor elétrico: 184 cv
Torque motor elétrico: 34,2 kgfm
Potência combinada: 207 cv (combinados)
Torque combinado: não divulgado
Câmbio: Automático, e-CVT, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Ind. McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados
Pneus: 235/55 R19
Tanque: 53 litros
Porta-malas: 581 litros (fabricante)
Peso: 1.819 kg
Multimídia: tela de 9 polegadas, sensível ao toque
DIMENSÕES
Comprimento: 4,70 metros
Largura: 1,87 m
Altura: 1,69 m
Entre-eixos: 2,70 m
CONSUMO (INMETRO)
14,2 km/l (cidade)
11,8 km/l (rodovia)

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn