A Honda, que prometeu três modelos híbridos em seu catálogo até 2023, cumpre sua promessa com o lançamento do CR-V Advanced Hybrid. No entanto, os atrasos atribuídos a questões burocráticas, pandêmicas e de produção levantam questões sobre a eficácia da gestão de cronograma da empresa.
Enquanto Civic e Accord já adotaram a eletrificação, o CR-V chega como o terceiro da lista, trazendo consigo algumas inovações, mas também com oportunidades de melhorias, pois apesar de toda a tradição, o preço deve ser um problema e o novo CR-V tem grandes chances de sofrer nas vendas como o Civic sofreu.
Com um preço robusto de R$ 352.900, o Honda CR-V Advanced Hybrid se torna o modelo híbrido mais caro da marca japonesa, superando até mesmo o esportivo limitado, Civic Type R. Esse posicionamento de mercado pode ser ousado, considerando o crescimento da concorrência e as expectativas dos consumidores em relação ao custo-benefício de veículos híbridos.
O design arrojado do CR-V Advanced Hybrid recebe críticas mistas. Enquanto a dianteira com faróis finos e a grade destacada é elogiada, a escolha de padrões mais simples na porta traseira, em contraste com detalhes premium, cria uma sensação de falta de coesão no design. O espaço interno amplo e os esforços na melhoria da acomodação dos ocupantes são destacados, mas a escolha de materiais pode deixar a desejar, especialmente na porta traseira.
Quando o assunto é Mecânica Online®, temos o sistema e:HEV, já presente nos modelos Civic e Accord, adaptado ao CR-V Advanced Hybrid, trazendo um motor 2.0 aspirado e dois motores elétricos. A adição da tração integral automática destaca o CR-V de seus colegas sedãs.
O motor 1.5 turbo dá lugar ao mesmo conjunto do Accord: 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm, combinado a outros dois motores elétricos. Um deles atua como gerador e o outro é de tração, com 184 cv e 34,2 kgfm. A potência combinada do SUV é de 207 cv, segundo a Honda, entretanto, o torque máximo não é revelado.
É o mesmo powertrain dos sedãs, mas o CR-V tem tração integral, que envia força para o eixo traseiro por uma caixa de transferência que distribui 60/40 (dianteiro e traseiro) ou 50/50 entre os eixos. Outra mudança está no câmbio e-CVT, que no lugar de ter apenas uma marcha, tem duas no SUV, sendo esta extra para uma faixa intermediária de aceleração.
Em função do pedo é perceptível que o CR-V dependa mais do motor 2.0 que os sedãs da marca. Não afeta o conforto, mas depende do motor a combustão também em acelerações médias, pensando no porte e o que o SUV consegue levar a mais. Isso afetou o consumo divulgado pela Honda, mas ainda bons para o segmento: 14,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada – este último pior que o antigo 1.5 turbo, mas bem melhor no urbano.
O seletor de modos de condução tem a funções Normal, Sport e Eco, mas nenhuma especial para o sistema de tração integral, que trabalha automaticamente ao perceber o deslizamento das rodas dianteiras. Em conclusão, o CR-V soma as qualidades dos sedãs com a suspensão e modularidade de um SUV.
O destaque para o conforto de rodagem do CR-V é inegável, com a suspensão ajustada para proporcionar uma experiência suave. No entanto, a dependência perceptível do motor a combustão em acelerações médias pode gerar preocupações sobre a eficiência do sistema híbrido. O consumo divulgado pela Honda, embora aceitável para o segmento, levanta questões sobre a vantagem em relação aos modelos anteriores.
Equipamentos e Tecnologias: detalhando o Pacote do Honda CR-V Advanced Hybrid – O Honda CR-V Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro não apenas como um veículo híbrido, mas também repleto de recursos e tecnologias que visam proporcionar uma experiência de condução avançada e confortável. Abaixo, destacamos alguns dos equipamentos e tecnologias presentes neste modelo:
1. Assistente de Descida de Rampas – Facilita a condução em terrenos inclinados, garantindo maior controle e segurança ao descer rampas.
2. Cancelador de Ruídos – Contribui para um ambiente mais silencioso no interior do veículo, aumentando o conforto acústico para os ocupantes.
3. Sistema de Som Bose – A renomada marca de áudio Bose assina o sistema de som, prometendo uma experiência musical imersiva e de alta qualidade.
4. Bancos Dianteiros com Ajustes Elétricos e Memória – Proporciona maior comodidade aos ocupantes dianteiros, permitindo ajustes personalizados e memorização das configurações.
5. Ar-Condicionado de Duas Zonas – Permite o controle independente da temperatura para o motorista e o passageiro, otimizando o conforto térmico no interior do veículo.
6. Seletor de Modos de Condução – Oferece opções de modos de condução, como Eco, Sport e Normal, permitindo ao condutor adaptar o desempenho do veículo conforme suas preferências ou necessidades.
7. myHonda Connect – Permite a conexão do veículo com um smartphone por meio de um aplicativo, oferecendo funcionalidades como monitoramento remoto, travamento/desbloqueio das portas e localização em tempo real.
8. Sistema Multimídia com Tela de 9″ e Conectividade Sem Fios – Integra o Android Auto e o Apple CarPlay sem necessidade de fios, proporcionando uma interface moderna e intuitiva.
9. Painel Digital de 10,2″ – Um display digital de alta resolução que fornece informações importantes para o motorista, contribuindo para uma experiência de condução mais informativa.
10. Carregador por Indução – Facilita o carregamento de dispositivos móveis compatíveis sem a necessidade de cabos.
11. Tampa Traseira com Acionamento Elétrico – Adiciona praticidade ao acesso ao porta-malas, especialmente em situações onde as mãos estão ocupadas.
12. Sistema Avançado de Segurança – Inclui uma variedade de recursos, como câmera de ré, piloto automático adaptativo, frenagem automática, assistente de permanência em faixas, farol-alto automático, entre outros, visando a segurança dos ocupantes.
13. Teto-Solar Panorâmico – Proporciona uma experiência mais iluminada e arejada no interior do veículo.
14. Grade Dianteira Ativa – Contribui para a eficiência aerodinâmica, ajustando-se conforme as necessidades do veículo em diferentes situações de condução.
O Honda CR-V Advanced Hybrid se destaca não apenas por sua propulsão híbrida avançada, mas também pela incorporação de uma gama abrangente de recursos e tecnologias que visam atender às demandas dos consumidores modernos em busca de eficiência, conforto e segurança.
O novo CR-V chega em versão única, sem opcionais, por R$ 352.900. Nas cores Preto Cristal Perolizado e Prata Platinum Metálico, o interior é em couro preto. O Branco Topázio Perolizado, Azul Astral Metálico e Cinza Basalto Metálico, com o interior em couro cinza claro.
O Honda CR-V Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro como parte do compromisso da marca com a eletrificação, mas não isento de desafios. Seu preço elevado e algumas escolhas de design e desempenho podem suscitar questionamentos entre os consumidores, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Resta aos potenciais compradores avaliar se as inovações oferecidas justificam o investimento nesta nova proposta híbrida da Honda.
Ficha técnica – Honda CR-V Advanced
Preço: R$ 352.900 |
Motor: Dianteiro, transversal. 4 cil. em linha, 2.0, injeção direta, gasolina + dois motores elétricos |
Potência motor combustão: 147 cv (a 6.100 rpm) |
Torque motor combustão: 19,4 kgfm (a 4.500 rpm) |
Potência motor elétrico: 184 cv |
Torque motor elétrico: 34,2 kgfm |
Potência combinada: 207 cv (combinados) |
Torque combinado: não divulgado |
Câmbio: Automático, e-CVT, tração integral |
Direção: Elétrica |
Suspensão: Ind. McPherson (dianteira) e multilink (traseira) |
Freios: Discos ventilados |
Pneus: 235/55 R19 |
Tanque: 53 litros |
Porta-malas: 581 litros (fabricante) |
Peso: 1.819 kg |
Multimídia: tela de 9 polegadas, sensível ao toque |
DIMENSÕES |
Comprimento: 4,70 metros |
Largura: 1,87 m |
Altura: 1,69 m |
Entre-eixos: 2,70 m |
CONSUMO (INMETRO) |
14,2 km/l (cidade) |
11,8 km/l (rodovia) |