sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

FENIVE e INMETRO firmam parceria para ampliar segurança em instalações de GNV no Brasil

Iniciativa pioneira vai possibilitar a criação de uma rede de informação para conectar dados dos usuários de GNV, reduzindo as instalações clandestinas e ampliando a segurança dos cidadãos.

A Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) assinaram um termo de cooperação para aprimorar a segurança nas instalações de Gás Natural Veicular (GNV) no Brasil. O evento, ocorrido em Brasília (DF), contou com autoridades e representantes do setor de inspeção veicular.

- Publicidade -

Everton Pedroso, presidente da FENIVE, ressaltou a importância do momento para o segmento e a sociedade, destacando que a iniciativa impactará positivamente na fiscalização dos veículos abastecidos com GNV, reduzindo acidentes. Ele enfatizou que, na maioria dos acidentes envolvendo GNV, a origem dos problemas está na irregularidade da instalação, como instalações clandestinas ou veículos que não seguem o calendário de inspeção obrigatória.

O presidente do INMETRO, Márcio André Oliveira Brito, vê a parceria como uma oportunidade de unir conhecimento técnico e experiência para elevar a qualidade do setor de GNV no país.

O termo de cooperação, discutido por cerca de três anos, estabelece diretrizes para inspeções veiculares padronizadas em todo o Brasil, seguindo normativas da ABNT e ampliando a fiscalização de veículos que utilizam GNV. Os dados coletados servirão como base para entender o panorama da inspeção veicular e desenvolver um software para rastrear cilindros e outros componentes dos kits GNV, visando garantir a segurança e evitar o uso de peças irregulares.

Daniel Bassoli, diretor executivo da FENIVE, destacou que, embora o GNV ofereça vantagens econômicas, a conversão do veículo e a instalação do kit GNV devem ser feitas em oficinas credenciadas pelo INMETRO. O termo de cooperação fornecerá ferramentas para coibir irregularidades em todo o país.

- Publicidade -

No Brasil, há aproximadamente 2,6 milhões de veículos utilizando GNV, e a inspeção veicular anual é essencial para garantir a segurança e adequação dos veículos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança