A Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis (HMB) e a CAOA Montadora de Veículos anunciam uma atualização significativa em sua parceria para a comercialização de veículos da marca Hyundai no Brasil. Agora, a subsidiária brasileira da fabricante sul-coreana coordenará desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos Hyundai, unificando a rede de concessionárias para oferecer modelos importados e produzidos localmente.
A Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis (HMB) e a CAOA Montadora de Veículos anunciaram uma significativa atualização em sua parceria estratégica para a comercialização de veículos da marca Hyundai no Brasil. Segundo o novo modelo de negócio, a subsidiária brasileira da Hyundai passará a coordenar desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos da marca no país.
A CAOA terá participação monetária em todas as importações feitas pela Hyundai e, por meio de sua fábrica em Anápolis (GO), produzirá novos modelos da marca sul-coreana, atendendo a uma programação estratégica definida pela Hyundai. A rede de concessionárias Hyundai será unificada, oferecendo veículos importados e produzidos localmente.
“A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e CAOA, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade”, disse Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
Com a rede unificada, haverá 250 concessionárias distribuídas pelo país. Todas terão seus contratos de concessão atualizados e vão comercializar e dar manutenção ao portfólio completo de veículos da marca disponível no Brasil, o que inclui também futuros lançamentos. O Grupo CAOA seguirá com o maior número de concessionárias, com 46 lojas, mantendo a maior participação no volume de veículos Hyundai comercializados.
O novo modelo de negócio compreende a produção nacional de veículos da marca em Piracicaba (SP) pela Hyundai, a produção nacional de veículos da marca em Anápolis (GO) pela CAOA e a importação dos modelos globais, a ser conduzida pela Hyundai com participação da CAOA nos resultados financeiros. O fornecimento de peças de reposição também será controlado pela Hyundai.
A unificação das operações da Hyundai visa agilizar a eletrificação do portfólio e o estudo e a implementação de diversas outras soluções de mobilidade inteligente da marca no Brasil. Além disso, a CAOA anunciou recentemente a introdução do segundo turno de produção em sua fábrica e já faz estudos para a ampliação da capacidade instalada com um possível terceiro turno ainda este ano.
Na semana passada, em encontro com o presidente do Brasil, o Executive Chair mundial da Hyundai, Euisun Chung, confirmou investimento de US$ 1.1 bilhão (cerca de R$ 5.5 bilhões) nas operações no País até 2032. O Grupo Hyundai Motor pretende buscar ativamente o crescimento das oportunidades de negócios a partir de sua tecnologia avançada de hidrogênio e vai expandir suas operações com hidrogênio para a América Latina, tendo como foco o Brasil, que lidera o mercado de energia renovável na região.
Com a atualização da parceria entre Hyundai e CAOA, também terão introdução acelerada para o Brasil a maior automação e conectividade veiculares, além de soluções de Inteligência Artificial (IA) e Atualização de Veículos por Software (SDV), que estão começando em mercados como a própria Coreia, Estados Unidos e Europa. A expectativa é diminuir consideravelmente o tempo para trazer essas tecnologias ao Brasil.