A Scania anuncia hoje (12 de março de 2024) o lançamento de um Programa Piloto Comercial Autônomo como parte de sua estratégia de desenvolvimento de soluções autônomas de transporte hub-to-hub. Em parceria com a Plus, empresa sediada nos EUA, a Scania integrará a tecnologia SuperDrive™ de nível 4, totalmente autônoma, em veículos da Scania e do Grupo TRATON.
A Scania está ampliando seu desenvolvimento estratégico de soluções autônomas de transporte hub-to-hub com o lançamento do Programa Piloto Comercial Autônomo. Em colaboração com a Plus, empresa dos Estados Unidos, a Scania integrará a tecnologia SuperDrive™ de nível 4, totalmente autônoma, em veículos da Scania e do Grupo TRATON.
O Programa Piloto Comercial Autônomo da Scania faz parte de um foco aumentado na realização de testes orientados pelo cliente para demonstrar a tecnologia hub-to-hub e criar conceitos operacionais escaláveis que ofereçam valor real nas operações dos clientes.
Peter Hafmar, Vice-Presidente e Chefe de Soluções Autônomas, afirma: “Estamos comprometidos em desenvolver soluções autônomas totalmente integradas. Isso significa tecnologia instalada e suportada diretamente da fábrica e uma solução projetada para ser operada por nossos clientes em sua infraestrutura e fluxos operacionais existentes.”
A expectativa é que as soluções autônomas hub-to-hub da Scania ajudem a aumentar a eficiência operacional dos clientes, reduzir as emissões de transporte e melhorar a segurança nas estradas, além de lidar com a crescente escassez global de motoristas.
O lançamento e o anúncio representam a mais recente etapa na jornada autônoma da Scania. A empresa, que já vem testando soluções autônomas de transporte nas estradas suecas desde 2021, planeja expandir as operações piloto com clientes em outros países europeus durante 2024.