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Manutenção preventiva de automóvel: 10 dicas essenciais

Quando o assunto é manutenção preventiva, a primeira dúvida que pode nos vir à mente é sobre quando ela deve ser feita. O fato é que não há um prazo fixo, pois, depende principalmente do modelo do veículo ou da KM rodada.

A manutenção preventiva do carro, popularmente conhecida como revisão periódica, tem como finalidade fazer um checkup de todos os componentes do veículo e, assim, permitir que todo o funcionamento do automóvel seja conservado. Dessa forma, aumenta-se a vida útil do carro.

Se ela já é considerada essencial para os donos de veículos, é ainda mais importante quando falamos da frota de uma empresa. Isso porque ela é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e, ainda, oferece outros benefícios para o negócio. No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre quais itens devem ser analisados durante esse tipo de manutenção, assim como os próprios condutores. Por esse motivo, os especialistas da LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separaram 10 dicas essenciais.

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Mas, por que ela é importante?

Como a manutenção preventiva ajuda a evitar problemas mecânicos, ela é essencial para evitar gastos com reparos e, ainda, contribui para a segurança dos condutores. Para uma empresa que tem uma frota de veículos, ela é ainda mais importante, pois, oferece benefícios ligados aos custos, produtividade e segurança. As principais vantagens são: 

  • diminuição do risco de acidentes e multas por irregularidades;
  • elevação da vida útil dos veículos;
  • redução do número de reparos caros e do tempo de inatividade dos carros, que gera prejuízo para a empresa e prejudica o fluxo de trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • eliminação de imprevistos na gestão de frotas, visto que os veículos tendem a funcionar mais adequadamente.

Ou seja, quando se dá a devida atenção à manutenção preventiva da rota, é possível ter uma gestão muito mais eficaz além da redução de custos operacionais.

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Quais itens devem ser analisados?

Quando o assunto é manutenção preventiva, a primeira dúvida que pode nos vir à mente é sobre quando ela deve ser feita. O fato é que não há um prazo fixo, pois, depende principalmente do modelo do veículo ou da KM rodada. Então, o ideal é acompanhar o manual dos fabricantes e, assim, planejar a manutenção dentro do que é recomendado pela montadora.

As primeiras revisões costumam ser mais simples e exigir menos componentes a serem verificados. Com o passar do tempo e da rodagem dos veículos, esses itens são ampliados.

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Confira o checklist a seguir para saber quais são os itens mais comuns:

1. Alinhamento da direção

O alinhamento das rodas significa ajustar o ângulo delas para deixá-las alinhadas com o volante. Desse modo, quando o volante estiver na posição neutra, todas as rodas estão na mesma linha e, assim, seguirão precisamente o comando do motorista.

Como o desalinhamento ocorre de forma lenta e gradual, é normal que os condutores possam não perceber o problema. Por esse motivo, é essencial que esse item seja analisado na revisão.

Sintoma apresentado:

  • desvio de direção, desvio de direção em frenagens (volante puxando);
  • desgaste precoce dos pneus;
  • direção curta.

Como evitar:

  • evitar pistas com irregularidades;
  • evitar encostar o pneu no meio fio (guia);
  • evitar passar por buracos em alta velocidade.

2. Balanceamento e geometria

Enquanto o alinhamento corrige o ângulo das rodas, o balanceamento garante que elas não oscilem nem trepidem durante o movimento do carro. Por sua vez, a geometria ajusta o ângulo que as rodas formam com o solo para que o veículo consiga trafegar em linha reta e obedeça aos comandos do condutor.

Sintoma apresentado:

  • trepidação nas rodas;
  • vibração no volante;
  • desgaste precoce dos pneus.

Como evitar:

  • calibre os pneus regularmente (a cada uma semana);
  • faça o rodizio de pneus;
  • evite arrancadas e freadas bruscas.

3. TWI dos pneus

Os sulcos dos pneus são os responsáveis pela aderência ao solo. Dessa forma, são essenciais para a segurança do veículo. Para isso, eles devem estar com a profundidade adequada. Quando estão abaixo do ideal, é o que chamamos de “pneu careca”.

Para conferir a profundidade desses sulcos, o profissional irá analisar o TWI (Tread Wear Indication), que é uma marca presente na banda de rodagem de todos os pneus.

Sintoma apresentado:

  • marca do TWI rente a área de atrito do pneu;
  • derrapagens involuntárias em frenagens ou ao arrancar com o veículo;
  • aquaplanagem.

Como evitar:

  • manter os pneus sempre calibrados;
  • alinhamento e balanceamento sempre em dia;
  • evitar freadas ou arrancadas bruscas.

4. Bateria

Ao revisar a bateria, será analisada a presença de resíduos de oxidação nos polos, que é um tipo de sujeira formada pela reação química entre o metal da bateria, ácido e o oxigênio do ar.

Sintoma apresentado:

  • dificuldade na partida (motor fraco);
  • luzes do painel fracas ai virar a chave;
  • oxidação da bateria (zinabre nos conectores).

Como evitar:

  • não usar o rádio com motor desligado;
  • desligar todos os equipamentos elétricos antes de dar a partida no carro;
  • não instalar acessórios eletrônicos que o veículo não tem capacidade.

5. Sistema elétrico

Além da iluminação do carro (faróis, painel e lanternas), também é preciso analisar o alternador, luzes das setas, as travas elétricas, sistema de alarme e som do veículo.

Sintoma apresentado:

  • Luzes queimando com frequência;
  • Bateria descarregando sem motivo aparente;
  • Luzes piscando descontroladamente (seta).

Como evitar:

  • Não instale lâmpadas que não são originais do veículo;
  • Não instale acessórios eletrônicos que não homologados pelo fabricante;
  • Evite partidas constantes e longas.

6. Freios

O sistema de frenagem é outro componente fundamental para a segurança dos condutores. O ideal é trocar o fluido de freio ao menos uma vez no ano. Por sua vez, os discos, pastilhas, tambores e demais peças que fazem parte do sistema devem ser revisadas a cada 10 mil km rodados ou, conforme o fabricante recomendar no manual do carro.

Se o veículo utiliza sistema de freios ABS, também é importante observar a parte eletrônica para conferir se os sensores estão funcionando corretamente.

Sintoma apresentado:

  • Trepidação nas rodas ao frear;
  • Barulho ao acionar o freio;
  • Pedal de freio baixo.

Como evitar:

  • Evite freadas bruscas;
  • Em serras, desça com o veículo engrenado;
  • Utilize o freio motor (não acione o pedal somente quando estiver próximo do obstáculo). 

7. Óleo

O óleo é responsável por lubrificar e retirar as impurezas o motor do carro. Geralmente, deve ser trocado a cada 6 meses ou a cada 10 mil km percorridos. No entanto, como já mencionamos, é indispensável consultar o manual, pois, há modelos em que o período para troca do óleo é diferente.

Sintoma apresentado:

  • Perda de potência;
  • Luz de óleo no painel acesa;
  • Barulho excessivo no motor.

Como evitar:

  • Faça as revisões no prazo (conforme manual do fabricante);
  • Confira o nível de óleo regularmente  (se o nível estiver baixo procure um mecânico, não complete o óleo por conta própria);
  • Verifique se não há vazamentos aparentes (caso note qualquer indício de vazamento leve ao mecânico imediatamente).

8. Radiador

A função principal do radiador é manter a refrigeração do motor, evitando o superaquecimento e derretimento de algumas peças. Se isso ocorrer, pode haver um problema ainda mais grave: a fundição do motor. Portanto, é um componente que não pode ser negligenciado na manutenção preventiva do carro.

Sintoma apresentado:

  • Luz de temperatura acesa no painel;
  • Perda de potência;
  • Fumaça saindo do capô.

Como evitar:

  • Verifique o nível do líquido de arrefecimento com frequência (sempre com o motor frio);
  • Fique atento a luz/ponteiro de temperatura;
  • Troque o fluido conforme recomenda o manual do fabricante.

9. Correias do motor

O motor conta com diversas correias. Cada uma com funções e “prazos de validade” específicos. A mais conhecida é a correia dentada que, se arrebentar, faz o carro parar abruptamente e acaba estragando outras peças do motor.

Sintoma apresentado:

  • Barulho no motor (grilo);
  • Luz de bateria acesa no painel;
  • Perda de potência/veículo não liga.

Como evitar:

  • Faça as revisões conforme manual do fabricante;
  • Faça a inspeção visual das correias regularmente (caso tenha alguma anomalia leve ao mecânico imediatamente);
  • Evite lavar o motor.

10. Filtros de combustível

Esses filtros servem para retirar as impurezas que possam estar presentes no tanque ou, até mesmo, no próprio combustível que vem do posto. Caso eles não estejam funcionando corretamente, há queda no desempenho do carro.

Sintoma apresentado:

  • Cheiro de combustível dentro do veículo;
  • Falhamento no motor/perda de potência;
  • Dificuldade na partida

Como evitar:

  • Abasteça em postos de combustíveis de confiança;
  • Não ande por períodos longos com o veículo na reserva;
  • Em veículos flex a cada 4 tanques de etanol abasteça com 1 de gasolina.

Como você viu, a manutenção preventiva de carro faz uma revisão completa dos componentes do veículo. Assim, garante seu funcionamento e, como consequência, reduz as despesas com reparos e ainda aumenta a produtividade da frota da empresa.

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