No primeiro trimestre de 2024, algumas infrações de trânsito se destacaram como as mais cometidas, de acordo com um levantamento realizado pela Zapay:
- Excesso de velocidade: Representando 35,7% das multas registradas, essa infração pode variar de média a gravíssima, dependendo do percentual de velocidade ultrapassado acima do permitido.
- Avançar o sinal vermelho: Considerada infração gravíssima, essa ação representou 4,7% das multas.
- Estacionar em local/horário proibido: Essa infração, cujo tipo depende do local em que o veículo foi flagrado, representou 4,6% das multas.
- Transitar na faixa exclusiva de transporte coletivo: Configurando uma infração grave, essa ação foi responsável por 3,3% das multas.
- Deixar de usar o cinto de segurança: Representando 2,3% das multas, essa infração é considerada grave.
- Multa por dirigir sem possuir CNH ou possuir CNH vencida: Configurando uma infração gravíssima, essa ação representou 1,5% das multas.
Além disso, quanto aos estados que mais registraram multas, o levantamento aponta:
- Rio de Janeiro: Com 25,7% do total de multas.
- São Paulo: Com 21% do total de multas.
- Distrito Federal: Com 11,4% do total de multas.
- Bahia: Com 8,1% do total de multas.
- Goiás: Com 7,4% do total de multas.
Comparado ao ano anterior, houve uma mudança no primeiro lugar do ranking, com o Rio de Janeiro superando São Paulo em 2024. No mesmo período do ano anterior, São Paulo registrava 29,9% do total de multas da empresa, enquanto os fluminenses registravam 20,5%.