segunda-feira, 24 junho , 2024
28 C
Recife

Volvo EX30 chega ao mercado brasileiro para liderar eletrificação premium

Expectativa é que este novo modelo não apenas aumente as vendas, mas também consolide a Volvo como uma líder no segmento de veículos premium elétricos no Brasil.

A Volvo Car Brasil está otimista com a chegada do 100% elétrico EX30 ao mercado nacional, segundo o presidente Marcelo Godoy. O modelo, apresentado no Brasil em setembro do ano passado, já está disponível nas 47 concessionárias da marca e os clientes que adquiriram o carro na pré-venda — foram cerca de 2.000 unidades reservadas — começaram a recebê-los na semana passada.

- Publicidade -

O Mecânica Online®, atendendo convite da marca, foi até Campos do Jordão, São Paulo, realizar as primeiras impressões com o novo modelo e teve oportunidade de conversar com os principais gestores da marca e a expectativa relacionada da marca no segmento de elétricos de luxo.

A Volvo, anteriormente focada em um segmento premium que movimenta de 45 a 50 mil unidades anuais, agora visa expandir sua atuação para um mercado maior, estimado em cerca de 500 mil unidades por ano. Godoy destaca o potencial de crescimento proporcionado pelo EX30, considerando especialmente os dados positivos dos mercados onde o modelo já foi lançado.

O diretor de Vendas, Christian Becker Sahd, também compartilha dessa confiança, afirmando que o objetivo é que o EX30 leve a Volvo à liderança do mercado premium no Brasil. Sahd destaca que, mesmo com a concorrência intensa na nova faixa de mercado, o EX30, com sua qualidade premium e avançados recursos de segurança e tecnologia, está preparado para competir e ganhar destaque.

Para apresentar o EX30 ao público, a Volvo Car Brasil adotou uma estratégia de marketing abrangente. Mirella Cambrea, diretora de Marketing, explica que a marca terá um estúdio no Shopping JK Iguatemi em São Paulo e uma forte presença em outras mídias, incluindo TV e mídia exterior. A campanha visa mostrar o design inovador e os atributos tecnológicos e sustentáveis do EX30.

- Publicidade -

A Volvo tem se destacado na eletrificação no Brasil desde 2017. Guilherme Galhardo, responsável pela eletrificação e diretor de Digital, destaca o investimento de R$ 70 milhões em 101 eletro postos pelo país. Já foram instalados 50% dos pontos planejados, cobrindo 19.000 km de estradas e 36 rotas. Galhardo enfatiza que a infraestrutura é um desafio, mas a Volvo está comprometida em demonstrar que os veículos elétricos já são uma realidade viável no Brasil.

Tatiane Faria, diretora de Network, revela planos para expandir a rede de concessionárias de 47 para 53 unidades até o final do ano, incluindo novas lojas em estados como Tocantins e cidades do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Volvo visa manter seu padrão reconhecido de qualidade no atendimento, mesmo com o aumento do volume de clientes trazido pelo EX30.

Eduardo Oshima, diretor de Pós-Venda, ressalta a preparação da Volvo para atender os novos clientes do EX30. A manutenção do modelo, sendo totalmente elétrico, é simplificada em comparação com carros a combustão, e o sistema do veículo pode ser atualizado remotamente. A Volvo também implementou ferramentas remotas para monitorar as baterias dos veículos, antecipando possíveis problemas e mantendo um serviço próximo e eficiente para os clientes.

“O EX30 foi projetado e produzido desde o início para ser um veículo puramente elétrico e o modelo com a menor pegada de carbono já produzido pela marca. Ele traduz toda a essência de um Volvo com o estilo escandinavo e minimalista. A plataforma de carros elétricos nos proporciona aproveitar mais e melhor os espaços internos. O piso plano, por exemplo, originou um console central extremamente versátil que combina diferentes espaços de organização”, detalha Abdallah Madi, Diretor de Produto e Preço Volvo Car GILA.

Com uma estratégia bem delineada, investimentos robustos em infraestrutura e uma forte preparação da rede de concessionárias, a Volvo Car Brasil está bem posicionada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pelo lançamento do EX30. A expectativa é que este novo modelo não apenas aumente as vendas, mas também consolide a Volvo como uma líder no segmento de veículos premium elétricos no Brasil.

- Publicidade -

Primeiras impressões – O EX30 carrega a filosofia de design escandinavo, onde a forma segue a função. Com uma boa distância entre eixos (2,65 metros), rodas grandes e balanços equilibrados, o SUV exibe uma estética pra lá de moderna.

Com 4,23 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,55 metro de altura, o EX30 tem bom espaço para dois adultos na dianteira e mais dois adultos na traseira e uma criança, de forma confortável.

No interior, os espaços foram aproveitados de maneira eficiente, com um console central versátil e materiais sustentáveis. Todas as versões são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas que concentra as informações de bordo e dispõe dos sistemas Google Assistant, Google Maps e Google Play Store. Além disso, o modelo conta com soundbar frontal, duas portas USB-C na dianteira e chave presencial por cartão.

A partir da versão Plus, o EX30 inclui mais duas portas USB-C atrás, carregador de celular por indução, ar-condicionado de dupla zona, chave presencial no smartphone, sistema de som Harman Kardon com 1.040 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer. Outras comodidades incluem iluminação ambiente, abertura elétrica do porta-malas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante, e rodas de 19 polegadas.

A versão Ultra se diferencia ainda mais, apresentando teto de vidro panorâmico, sistema pilot park assist, câmeras com visão 360 graus 3D, bancos dianteiros com regulagens elétricas e rodas de 20 polegadas. “Cada versão do EX30 oferece uma combinação única de luxo, tecnologia e praticidade, garantindo que todos os nossos clientes possam encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e desejos”, comentou Abdallah Madi, Diretor de Produto e Preço Volvo Car Brasil.

O modelo é feito com 95% de materiais recuperáveis, incluindo 17% de aço e plástico reciclados e 25% de alumínio reciclado. Os tecidos dos bancos e acabamentos interiores são feitos de materiais naturais, como jeans reciclado e linho.

A marca sueca conseguiu reduzir as emissões em toda a produção e ciclo de vida do modelo. Desde a fabricação de cada unidade, até os seus 200 mil quilômetros rodados, são produzidas menos de 30 toneladas – com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia. Esta é uma redução de 25% em comparação com os elétricos C40 e XC40.

Uma característica positiva do EX30 é a existência de um porta-objeto sob o capô do SUV, com capacidade de 7 litros. No entanto, o porta-malas não é dos maiores, comportando apenas 318 litros na parte superior e 61 litros na inferior. São cinco opções de cores para a carroceria e quatro variações de materiais para os acabamentos internos.

Durante nossas primeiras impressões no trecho São Paulo – Campos do Jordão, observamos que no eixo central do Volvo EX30 encontram-se quase todos os comandos e espaços para objetos. A tela de multimídia concentra todos os sistemas que não precisam estar, obrigatoriamente, na coluna de direção.

Apenas os comandos de seta, alternância dos faróis, limpadores do para-brisa e a alavanca de seleção de marchas estão posicionados à frente do motorista, junto ao volante. Este, por sua vez, possui poucos botões, com os controles do ACC –  piloto automático adaptativo – sendo os mais dedicados, enquanto todos os outros são multifuncionais.

O EX30 não possui painel de instrumentos tradicional. Todas as funções, informações e controles são acessados pela tela central. Embora botões físicos sejam considerados os mais seguros, a Volvo abriu mão dessa característica em nome da viabilidade econômica do projeto, mas compensou com alternativas funcionais. O sistema operacional do EX30 é baseado em aplicativos da Google.

Dessa forma, tudo que está na tela pode ser comandado por voz, sem a necessidade de retirar as mãos do volante ou olhar para o centro do painel. Áudio, telefone, ar-condicionado e diversos outros equipamentos são ativados após o motorista dizer “ok Google” e especificar o comando desejado.

O Volvo EX30 traz algumas inovações que podem surpreender os motoristas mais tradicionais. Uma das primeiras diferenças perceptíveis é o uso de um cartão NFC em vez das tradicionais chaves presenciais. Este cartão precisa ser encostado na coluna “B” para entrar no veículo e depois posicionado no nicho do carregador de celular para ativar o carro, sendo retirado posteriormente.

Embora essa abordagem possa parecer menos prática em comparação com os sistemas de entrada por proximidade, a partir da versão Plus, é possível substituir o cartão por celulares que possuem tecnologia NFC, o que melhora a usabilidade do modelo, especialmente para um público mais conectado.

Ao entrar em contato com o EX30, pode-se notar a presença de poucos botões físicos, já que a maioria dos comandos e espaços para objetos estão concentrados no eixo central do carro. A tela de multimídia é responsável por abrigar a maioria dos sistemas, facilitando o acesso às funcionalidades. Embora a ausência de botões físicos possa representar um desafio inicial para alguns motoristas, após um curto período de adaptação, a interação com os controles multifuncionais no volante e na tela torna-se mais intuitiva.

Durante o teste de condução, o silêncio a bordo e o conforto de marcha elevado são características marcantes do EX30, com sua suspensão rígida proporcionando um comportamento mais dinâmico em estradas irregulares. O SUV apresenta uma dirigibilidade neutra em curvas, combinando uma direção direta com um desempenho convincente que pode agradar aos condutores mais exigentes.

Destaca-se também o conjunto de sistemas de assistência à condução do EX30, que se mostrou extremamente preciso na manutenção da rota e suave nas acelerações e desacelerações. Em situações de tráfego intenso, o veículo foi capaz de realizar condução totalmente autônoma, demonstrando uma integração avançada entre tecnologia e segurança.

A segurança sempre foi uma marca registrada da Volvo, e o EX30 não é exceção. Equipado com seis airbags, sistemas de proteção contra impactos, mitigação de colisões, prevenção de lesões na coluna cervical e muito mais, o modelo garante a segurança dos ocupantes.

Quando o assunto é Mecânica Online®, o EX30 mostra agilidade, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos nas versões mais potentes. Com baterias de 51 kWh ou 69 kWh, o modelo oferece uma autonomia de até 338 km, segundo dados do Inmetro. A disposição do motor elétrico nas partes mais baixas da plataforma proporciona um baixo centro de gravidade, melhorando a dirigibilidade e a dinâmica do veículo.

Equipando todas as versões, o motor do EX30 está posicionado no eixo traseiro e entrega 272 cv de potência e 343 Nm de torque. A versão de entrada, Core, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as demais versões alcançam essa marca em 5,3 segundos. A velocidade máxima de todas as versões é limitada a 180 km/h, uma medida tomada para garantir a segurança e preservar a vida útil da bateria.

Segundo a Volvo, as baterias com mais módulos, apesar de serem mais pesadas, fornecem energia com maior eficiência, explicando o desempenho diferenciado mesmo com o mesmo motor. Essas baterias suportam carregamento rápido de até 175 kWh, permitindo que sejam recarregadas de 10% a 80% em apenas 26 minutos.

Como nunca antes na história, a Volvo foi a primeira marca premium a posicionar um modelo elétrico tão elaborado quanto os que sempre ofereceu, em uma faixa de mercado mais acessível e sem grandes precedentes do nível de prestígio que a montadora sueca carrega. Isso fica evidente pelos preços praticados, em todas as versões do EX30.

O modelo Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338 km (dado do Inmetro), com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range – que se torna padrão nas versões intermediária e de topo. No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).

O Volvo EX30 registra a entrada da marca sueca em um segmento de mercado anteriormente inexplorado, visando competir com os modelos chineses tanto em preço quanto em tecnologia. Com foco em sustentabilidade e conectividade avançada, o EX30 representa uma evolução na estratégia da Volvo, buscando atrair um novo perfil de consumidor no Brasil.

Baseando-se nos pedidos que se iniciaram em setembro do ano passado, a Volvo espera que o EX30 seja um dos modelos mais vendidos do ano, ao ponto de dobrar as vendas da marca até o final de 2024. Mas o que mais está por trás de todo esse sucesso, tanto no Brasil, quanto no mundo? É o que vamos acompanhar.

Com participação de Jennifer Buarque, atendendo convite da Volvo Car Brasil.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Powertrain do Futuro: Moldando a jornada para a mobilidade verde

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente