A Volvo Car Brasil está otimista com a chegada do 100% elétrico EX30 ao mercado nacional, segundo o presidente Marcelo Godoy. O modelo, apresentado no Brasil em setembro do ano passado, já está disponível nas 47 concessionárias da marca e os clientes que adquiriram o carro na pré-venda — foram cerca de 2.000 unidades reservadas — começaram a recebê-los na semana passada.
O Mecânica Online®, atendendo convite da marca, foi até Campos do Jordão, São Paulo, realizar as primeiras impressões com o novo modelo e teve oportunidade de conversar com os principais gestores da marca e a expectativa relacionada da marca no segmento de elétricos de luxo.
A Volvo, anteriormente focada em um segmento premium que movimenta de 45 a 50 mil unidades anuais, agora visa expandir sua atuação para um mercado maior, estimado em cerca de 500 mil unidades por ano. Godoy destaca o potencial de crescimento proporcionado pelo EX30, considerando especialmente os dados positivos dos mercados onde o modelo já foi lançado.
O diretor de Vendas, Christian Becker Sahd, também compartilha dessa confiança, afirmando que o objetivo é que o EX30 leve a Volvo à liderança do mercado premium no Brasil. Sahd destaca que, mesmo com a concorrência intensa na nova faixa de mercado, o EX30, com sua qualidade premium e avançados recursos de segurança e tecnologia, está preparado para competir e ganhar destaque.
Para apresentar o EX30 ao público, a Volvo Car Brasil adotou uma estratégia de marketing abrangente. Mirella Cambrea, diretora de Marketing, explica que a marca terá um estúdio no Shopping JK Iguatemi em São Paulo e uma forte presença em outras mídias, incluindo TV e mídia exterior. A campanha visa mostrar o design inovador e os atributos tecnológicos e sustentáveis do EX30.
A Volvo tem se destacado na eletrificação no Brasil desde 2017. Guilherme Galhardo, responsável pela eletrificação e diretor de Digital, destaca o investimento de R$ 70 milhões em 101 eletro postos pelo país. Já foram instalados 50% dos pontos planejados, cobrindo 19.000 km de estradas e 36 rotas. Galhardo enfatiza que a infraestrutura é um desafio, mas a Volvo está comprometida em demonstrar que os veículos elétricos já são uma realidade viável no Brasil.
Tatiane Faria, diretora de Network, revela planos para expandir a rede de concessionárias de 47 para 53 unidades até o final do ano, incluindo novas lojas em estados como Tocantins e cidades do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Volvo visa manter seu padrão reconhecido de qualidade no atendimento, mesmo com o aumento do volume de clientes trazido pelo EX30.
Eduardo Oshima, diretor de Pós-Venda, ressalta a preparação da Volvo para atender os novos clientes do EX30. A manutenção do modelo, sendo totalmente elétrico, é simplificada em comparação com carros a combustão, e o sistema do veículo pode ser atualizado remotamente. A Volvo também implementou ferramentas remotas para monitorar as baterias dos veículos, antecipando possíveis problemas e mantendo um serviço próximo e eficiente para os clientes.
“O EX30 foi projetado e produzido desde o início para ser um veículo puramente elétrico e o modelo com a menor pegada de carbono já produzido pela marca. Ele traduz toda a essência de um Volvo com o estilo escandinavo e minimalista. A plataforma de carros elétricos nos proporciona aproveitar mais e melhor os espaços internos. O piso plano, por exemplo, originou um console central extremamente versátil que combina diferentes espaços de organização”, detalha Abdallah Madi, Diretor de Produto e Preço Volvo Car GILA.
Com uma estratégia bem delineada, investimentos robustos em infraestrutura e uma forte preparação da rede de concessionárias, a Volvo Car Brasil está bem posicionada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pelo lançamento do EX30. A expectativa é que este novo modelo não apenas aumente as vendas, mas também consolide a Volvo como uma líder no segmento de veículos premium elétricos no Brasil.
Primeiras impressões – O EX30 carrega a filosofia de design escandinavo, onde a forma segue a função. Com uma boa distância entre eixos (2,65 metros), rodas grandes e balanços equilibrados, o SUV exibe uma estética pra lá de moderna.
Com 4,23 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,55 metro de altura, o EX30 tem bom espaço para dois adultos na dianteira e mais dois adultos na traseira e uma criança, de forma confortável.
No interior, os espaços foram aproveitados de maneira eficiente, com um console central versátil e materiais sustentáveis. Todas as versões são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas que concentra as informações de bordo e dispõe dos sistemas Google Assistant, Google Maps e Google Play Store. Além disso, o modelo conta com soundbar frontal, duas portas USB-C na dianteira e chave presencial por cartão.
A partir da versão Plus, o EX30 inclui mais duas portas USB-C atrás, carregador de celular por indução, ar-condicionado de dupla zona, chave presencial no smartphone, sistema de som Harman Kardon com 1.040 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer. Outras comodidades incluem iluminação ambiente, abertura elétrica do porta-malas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante, e rodas de 19 polegadas.
A versão Ultra se diferencia ainda mais, apresentando teto de vidro panorâmico, sistema pilot park assist, câmeras com visão 360 graus 3D, bancos dianteiros com regulagens elétricas e rodas de 20 polegadas. “Cada versão do EX30 oferece uma combinação única de luxo, tecnologia e praticidade, garantindo que todos os nossos clientes possam encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e desejos”, comentou Abdallah Madi, Diretor de Produto e Preço Volvo Car Brasil.
O modelo é feito com 95% de materiais recuperáveis, incluindo 17% de aço e plástico reciclados e 25% de alumínio reciclado. Os tecidos dos bancos e acabamentos interiores são feitos de materiais naturais, como jeans reciclado e linho.
A marca sueca conseguiu reduzir as emissões em toda a produção e ciclo de vida do modelo. Desde a fabricação de cada unidade, até os seus 200 mil quilômetros rodados, são produzidas menos de 30 toneladas – com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia. Esta é uma redução de 25% em comparação com os elétricos C40 e XC40.
Uma característica positiva do EX30 é a existência de um porta-objeto sob o capô do SUV, com capacidade de 7 litros. No entanto, o porta-malas não é dos maiores, comportando apenas 318 litros na parte superior e 61 litros na inferior. São cinco opções de cores para a carroceria e quatro variações de materiais para os acabamentos internos.
Durante nossas primeiras impressões no trecho São Paulo – Campos do Jordão, observamos que no eixo central do Volvo EX30 encontram-se quase todos os comandos e espaços para objetos. A tela de multimídia concentra todos os sistemas que não precisam estar, obrigatoriamente, na coluna de direção.
Apenas os comandos de seta, alternância dos faróis, limpadores do para-brisa e a alavanca de seleção de marchas estão posicionados à frente do motorista, junto ao volante. Este, por sua vez, possui poucos botões, com os controles do ACC – piloto automático adaptativo – sendo os mais dedicados, enquanto todos os outros são multifuncionais.
O EX30 não possui painel de instrumentos tradicional. Todas as funções, informações e controles são acessados pela tela central. Embora botões físicos sejam considerados os mais seguros, a Volvo abriu mão dessa característica em nome da viabilidade econômica do projeto, mas compensou com alternativas funcionais. O sistema operacional do EX30 é baseado em aplicativos da Google.
Dessa forma, tudo que está na tela pode ser comandado por voz, sem a necessidade de retirar as mãos do volante ou olhar para o centro do painel. Áudio, telefone, ar-condicionado e diversos outros equipamentos são ativados após o motorista dizer “ok Google” e especificar o comando desejado.
O Volvo EX30 traz algumas inovações que podem surpreender os motoristas mais tradicionais. Uma das primeiras diferenças perceptíveis é o uso de um cartão NFC em vez das tradicionais chaves presenciais. Este cartão precisa ser encostado na coluna “B” para entrar no veículo e depois posicionado no nicho do carregador de celular para ativar o carro, sendo retirado posteriormente.
Embora essa abordagem possa parecer menos prática em comparação com os sistemas de entrada por proximidade, a partir da versão Plus, é possível substituir o cartão por celulares que possuem tecnologia NFC, o que melhora a usabilidade do modelo, especialmente para um público mais conectado.
Ao entrar em contato com o EX30, pode-se notar a presença de poucos botões físicos, já que a maioria dos comandos e espaços para objetos estão concentrados no eixo central do carro. A tela de multimídia é responsável por abrigar a maioria dos sistemas, facilitando o acesso às funcionalidades. Embora a ausência de botões físicos possa representar um desafio inicial para alguns motoristas, após um curto período de adaptação, a interação com os controles multifuncionais no volante e na tela torna-se mais intuitiva.
Durante o teste de condução, o silêncio a bordo e o conforto de marcha elevado são características marcantes do EX30, com sua suspensão rígida proporcionando um comportamento mais dinâmico em estradas irregulares. O SUV apresenta uma dirigibilidade neutra em curvas, combinando uma direção direta com um desempenho convincente que pode agradar aos condutores mais exigentes.
Destaca-se também o conjunto de sistemas de assistência à condução do EX30, que se mostrou extremamente preciso na manutenção da rota e suave nas acelerações e desacelerações. Em situações de tráfego intenso, o veículo foi capaz de realizar condução totalmente autônoma, demonstrando uma integração avançada entre tecnologia e segurança.
A segurança sempre foi uma marca registrada da Volvo, e o EX30 não é exceção. Equipado com seis airbags, sistemas de proteção contra impactos, mitigação de colisões, prevenção de lesões na coluna cervical e muito mais, o modelo garante a segurança dos ocupantes.
Quando o assunto é Mecânica Online®, o EX30 mostra agilidade, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos nas versões mais potentes. Com baterias de 51 kWh ou 69 kWh, o modelo oferece uma autonomia de até 338 km, segundo dados do Inmetro. A disposição do motor elétrico nas partes mais baixas da plataforma proporciona um baixo centro de gravidade, melhorando a dirigibilidade e a dinâmica do veículo.
Equipando todas as versões, o motor do EX30 está posicionado no eixo traseiro e entrega 272 cv de potência e 343 Nm de torque. A versão de entrada, Core, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as demais versões alcançam essa marca em 5,3 segundos. A velocidade máxima de todas as versões é limitada a 180 km/h, uma medida tomada para garantir a segurança e preservar a vida útil da bateria.
Segundo a Volvo, as baterias com mais módulos, apesar de serem mais pesadas, fornecem energia com maior eficiência, explicando o desempenho diferenciado mesmo com o mesmo motor. Essas baterias suportam carregamento rápido de até 175 kWh, permitindo que sejam recarregadas de 10% a 80% em apenas 26 minutos.
Como nunca antes na história, a Volvo foi a primeira marca premium a posicionar um modelo elétrico tão elaborado quanto os que sempre ofereceu, em uma faixa de mercado mais acessível e sem grandes precedentes do nível de prestígio que a montadora sueca carrega. Isso fica evidente pelos preços praticados, em todas as versões do EX30.
O modelo Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338 km (dado do Inmetro), com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range – que se torna padrão nas versões intermediária e de topo. No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).
O Volvo EX30 registra a entrada da marca sueca em um segmento de mercado anteriormente inexplorado, visando competir com os modelos chineses tanto em preço quanto em tecnologia. Com foco em sustentabilidade e conectividade avançada, o EX30 representa uma evolução na estratégia da Volvo, buscando atrair um novo perfil de consumidor no Brasil.
Baseando-se nos pedidos que se iniciaram em setembro do ano passado, a Volvo espera que o EX30 seja um dos modelos mais vendidos do ano, ao ponto de dobrar as vendas da marca até o final de 2024. Mas o que mais está por trás de todo esse sucesso, tanto no Brasil, quanto no mundo? É o que vamos acompanhar.
Com participação de Jennifer Buarque, atendendo convite da Volvo Car Brasil.