A Volvo Trucks está desenvolvendo caminhões com motores de combustão movidos a hidrogênio verde, um avanço significativo para descarbonizar o transporte pesado e atingir metas de emissões líquidas zero.
A Volvo Trucks anunciou o desenvolvimento de caminhões com motores de combustão movidos a hidrogênio verde, com testes em estrada programados para 2026 e lançamento comercial previsto para o final da década. Esta inovação é parte do esforço da Volvo para atingir suas metas de emissões líquidas zero e apoiar clientes na descarbonização do transporte pesado.
Os caminhões a hidrogênio serão especialmente adequados para viagens de longa distância e regiões onde a infraestrutura de carregamento é limitada. Segundo Jan Hjelmgren, Chefe de Gestão de Produto e Qualidade da Volvo Trucks, esses caminhões manterão o desempenho e a confiabilidade dos modelos a diesel, mas com emissões potencialmente nulas de CO₂.
Os testes laboratoriais e em veículos já estão em andamento. Os caminhões com motores de combustão a hidrogênio complementarão a oferta da Volvo de alternativas como caminhões elétricos a bateria, elétricos com célula de combustível e movidos a combustíveis renováveis como biogás e HVO (óleo vegetal hidrotratado).
A Volvo Trucks firmou uma joint venture com a Westport Fuel Systems para utilizar a tecnologia de injeção direta de alta pressão (HPDI), que proporciona maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Esta tecnologia será essencial para os motores de combustão a hidrogênio da Volvo.
Os caminhões movidos a hidrogênio da Volvo terão uma autonomia comparável a muitos caminhões a diesel e são classificados como “Veículos com Emissão Zero” (ZEV) pelas novas normas de emissões de CO₂ da UE. Além disso, esses motores emitem quantidades mínimas de óxidos e partículas de nitrogênio.