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Aumento do imposto de importação de pneus gera polêmica no setor de transporte

Setores do transporte de cargas classificam como inoportuno o pedido de aumento do imposto de importação de pneus, que passaria de 16% para 35%.

Requerimento para aumentar o imposto de importação de pneus de 16% para 35% é criticado por setores ligados ao transporte de cargas.

Setores do transporte de cargas classificam como inoportuno o pedido de aumento do imposto de importação de pneus, que passaria de 16% para 35%. Atualmente, a alíquota é maior que nos EUA (4%) e na UE (7%). Além disso, já existem medidas antidumping que encarecem os pneus de países asiáticos, corrigindo desvantagens competitivas da indústria nacional.

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Segundo um estudo da Guimarães Consultoria & Associados, o aumento elevaria os preços dos pneus de passeio em 16% e dos pneus de carga em 25%. Um pneu de carretas, por exemplo, sofreria uma alta de mais de R$ 500,00. O impacto para as empresas de transporte seria um aumento de 6% nos custos operacionais, refletindo em uma inflação de até 0,25%.

O requerimento foi protocolado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) e ainda aguarda julgamento pelo Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex). A Anip argumenta que pneus asiáticos, vendidos abaixo do custo de produção, estão prejudicando as vendas das grandes multinacionais com fábricas no Brasil.

A Associação Nacional dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) rebate, destacando que não houve grandes alterações na fatia de mercado da indústria nacional que justifiquem novas medidas protecionistas. Segundo relatórios do Ibama, as fabricantes nacionais mantêm mais de 60% do mercado.

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O presidente da Abidip, Ricardo Alípio, critica o aumento do imposto, apontando que o dólar elevado e o aumento do frete internacional já dificultam as importações. Ele sugere que a discussão deveria focar na redução da alíquota de importação.

Representantes dos caminhoneiros convocaram uma audiência pública na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados para aprofundar as discussões antes do julgamento pela Camex.

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