O Dacia Duster, vendido no Brasil como Renault Duster, obteve apenas 3 das 5 estrelas possíveis no teste de colisão do Euro NCAP, com 70% de proteção para adultos e 84% para crianças.
O Dacia Duster, conhecido no mercado brasileiro como Renault Duster, passou recentemente pelo rigoroso teste de colisão do Euro NCAP e os resultados ficaram aquém das expectativas. O SUV compacto, que foi renovado recentemente com uma nova identidade visual, interior atualizado e a introdução de uma opção híbrida, obteve 3 de 5 estrelas possíveis na avaliação de segurança.
De acordo com o Euro NCAP, as principais falhas do Duster foram a alta deformação da carroceria em colisões frontais e a dificuldade de acesso ao veículo em caso de acidentes. Para a proteção de ocupantes adultos, o SUV registrou 70% de eficácia.
No entanto, a proteção para crianças foi melhor avaliada, atingindo 84%. No que diz respeito à segurança de pedestres, o Duster conseguiu 60% de proteção, enquanto os sistemas de assistência foram classificados com 57%.
Utilizando a plataforma CMF-B, a mesma do Renault Duster brasileiro, o veículo alcançou 11,4 pontos de 16 possíveis em impacto frontal. No critério de “resgate e extração de passageiros”, a pontuação foi de apenas 1,4 de 6 possíveis.
Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP, comentou sobre as diferentes pontuações: “As diversas classificações são em parte devido aos segmentos em que os carros competem, mas o Euro NCAP também acredita que é uma questão de prioridades de uma marca. Algumas, como Mercedes-Benz, Škoda, VW, BMW e Renault, acreditam que seus clientes dão maior prioridade à segurança.”