Sete pilotos ainda na disputa pelo título, as últimas provas definirão o campeão do mundial de carros elétricos. As corridas podem coroar o vencedor já no sábado (20), mas os fãs esperam uma definição emocionante no domingo (21).
A Fórmula E oferece um total de até 29 pontos por E-Prix ao piloto vencedor: 25 pela vitória, 3 pela Julius Baer Pole Position e 1 pela Volta Rápida. Com essa pontuação, até mesmo o atual campeão, Jake Dennis (Andretti Fórmula E Team), com 122 pontos, tem chances de alcançar o bicampeonato se vencer as duas corridas finais.
O neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) lidera com 167 pontos, mas sua vantagem diminuiu nas últimas etapas. Cassidy é seguido de perto pelo compatriota e colega de equipe Mitch Evans e por Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), ambos com 155 pontos.
O português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), com 134 pontos, vem de três vitórias consecutivas, aumentando suas chances no campeonato. Oliver Rowland (Nissan Formula E), com 131 pontos, o francês Jean-Éric Vergne (DS Penske), com 129 pontos, e o britânico Jake Dennis, com 122 pontos, também estão na briga pelo título.
“É uma pena como começamos o ano, porque realmente podíamos estar, mesmo com o início ruim, muito perto da liderança. Já tivemos 80 pontos de desvantagem, então vamos tentar o nosso melhor”, disse Félix da Costa. “Acho que vai ser complicado ser campeão, até porque tenho meu colega de equipe mais perto do líder. Nosso objetivo será ajudar o Pascal a vencer.”
Além do título dos pilotos, há também o Campeonato das Equipes. Jaguar TCS Racing lidera com 322 pontos, enquanto a TAG Heuer Porsche está próxima, com 289 pontos. As duas equipes também são protagonistas no título inaugural dos Fabricantes, liderado atualmente pela Porsche com 407 pontos, seguida de perto pela Jaguar com 388 pontos.
A Pista Interna-Externa do ExCeL London
A pista do ExCeL London é única, oferecendo partes internas e externas. O traçado começa em um espaço interno com uma superfície lisa, proporcionando aderência para os pilotos. A área externa apresenta uma série de desvios, perfeitas para oportunidades de ultrapassagem.
A transição do interior para o exterior introduz mudanças na superfície e na elevação, bem como uma mudança na iluminação, tornando a experiência desafiadora para os pilotos. O layout da pista permanece inalterado desde 2023, com 2,08 km e 20 curvas.
A área de ativação do MODO DE ATAQUE está posicionada na parte externa da Curva 16, adicionando uma camada extra de estratégia à corrida.
Equipe Nissan Formula E preparada para as rodadas finais no ExCel London Circuit – A Equipe Nissan Formula E está pronta para enfrentar as rodadas 15 e 16 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2023/24, marcadas para o próximo final de semana no ExCel London Circuit. Essas corridas encerram a 10ª temporada, com a equipe japonesa atualmente em 5º lugar na classificação por equipes e ainda na disputa pela terceira colocação.
Oliver Rowland retorna ao volante após se recuperar de uma doença que o afastou da rodada dupla em Portland. O britânico está determinado a encerrar a temporada com um desempenho positivo em frente aos seus torcedores em Londres. Sacha Fenestraz também busca terminar seu segundo ano na equipe em alta, visando mais pontos.
O circuito de 2,09 km é único no calendário da Fórmula E, com trechos cobertos pelo centro de exposições ExCel e ao redor das históricas docas Royal Victoria. A ultrapassagem é favorecida na curva 1 e na seção externa da chicane das curvas 10-11, antes de retornar ao interior na curva 16.
A relação da Nissan com o Reino Unido é celebrada neste evento, destacando a Nissan Motor Manufacturing UK, fundada em 1984 em Sunderland, que emprega cerca de 6 mil pessoas e fabrica mais de 300 mil carros por ano. Como parte do plano EV36Zero, a fábrica anunciou a produção futura de três carros elétricos: o novo LEAF, e os SUVs Qashqai e Juke.
Tommaso Volpe, diretor administrativo e chefe de equipe da Equipe Nissan Fórmula E, está confiante: “Estamos prontos para dar tudo de nós em Londres na nossa tentativa de conquistar a terceira colocação no campeonato de equipes. É um circuito muito complicado e técnico, que pode ficar ainda mais difícil se chover, considerando o traçado parcialmente coberto. As superfícies também variam, com a pista interior lisa dando lugar às estradas abrasivas do exterior, o que significa que os pilotos têm de adaptar o seu estilo duas vezes em cada volta.”
Oliver Rowland está animado para retornar: “Estou muito feliz por estar de volta depois de ter perdido a última rodada em Portland. Tem sido uma temporada positiva com uma vitória, vários pódios e alguns primeiros lugares na classificação também. Estou ansioso por um E-Prix em casa porque é uma oportunidade para amigos e familiares assistirem você correndo. No entanto, isso não muda meus objetivos na pista. Estou focado em entregar um desempenho competitivo para terminar com vigor.”
Sacha Fenestraz também está otimista: “O meu objetivo para o fim de semana é terminar a temporada positivamente depois de uma campanha repleta de altos e baixos. Londres é uma das pistas mais desafiadoras do ano. É uma pista muito técnica, que mistura as mudanças de superfícies e condições do traçado exclusivo do circuito interno/externo. Estivemos no simulador trabalhando duro antes da final para garantir que tenhamos boas chances de marcar pontos fortes e ajudar o time no campeonato de equipes.”
A ação na pista começa com o FP1 nesta sexta-feira, enquanto a qualificação está marcada para às 8h20 e o E-Prix às 13h (horário de Brasília) no sábado e domingo.
Programação e-Prix de Londres
Sexta-feira, 19/07
12h55 – Treinos Livres
Sábado, 20/07
05h55 – Treinos Livres
08h20 – Classificatório para o grid da corrida 1
13h00 – corrida 1
Domingo 21/07
05h55 – Treinos Livres
08h20 – Classificatório para o grid da corrida 2
13h00 – corrida 2