quinta-feira, 25 julho , 2024
28 C
Recife

Mercado de veículos usados soma 7,3 milhões de unidades no 1º semestre

Acumulado do ano registra alta média de 7,2% sobre a primeira metade de 2023 e crescimento em quase todos os segmentos analisados pela FENABRAVE.

As transferências de titularidade de veículos usados registraram um aumento significativo em junho, conforme levantamento da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O crescimento foi de 7,2% em comparação com maio e de 10,3% em relação a junho de 2023. No acumulado do ano, o crescimento foi igualmente de 7,2%.

“Apesar de junho ter tido um dia útil a menos (20 em junho, contra 21 em maio), o mercado de usados seguiu o bom momento do segmento de veículos novos, já que a maioria das aquisições de 0km envolve um modelo usado ou seminovo como parte do pagamento. E isso ajuda a movimentar todo o setor e a economia.

- Publicidade -

Com o RENAVE de Usados – REGISTRO NACIONAL DE VEÍCULOS EM ESTOQUE, essas transações se tornam ainda mais seguras e esperamos que todos os estados adotem esse sistema, assim como já ocorre com veículos novos”, afirmou o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Desempenho por Segmento:

  • Automóveis e Comerciais Leves Usados: As transações aumentaram 8,9% em comparação com maio e 10,9% em relação a junho de 2023. No total do semestre, a alta foi de 7,7% sobre a primeira metade do ano passado. Os modelos usados com até 3 anos de fabricação representaram 11,68% do total transacionado no mês. No 1º semestre de 2024, esses veículos responderam por 10,8% das transações.
  • Caminhões Usados: O mercado cresceu 7,2% em junho sobre maio e 3,6% em comparação com junho de 2023. No acumulado do 1º semestre, houve uma ligeira queda de 1% contra os mesmos meses do ano passado.
  • Implementos Rodoviários Usados: Obtiveram alta de 3% no mês, mas o comparativo com junho do ano passado aponta retração de 7,9%. O desempenho no semestre indica estabilidade em relação a 2023.
  • Ônibus Usados: As transações cresceram 0,9% sobre maio, mas caíram 7,8% em comparação com junho de 2023. No acumulado do semestre, a retração foi um pouco menor, de 6,2%.
  • Motocicletas Usadas: Obtiveram crescimento de 2,1% no volume de transferências sobre maio e de 10% em comparação com junho de 2023. A alta acumulada no semestre é de 7,4%.

O crescimento no mercado de veículos usados reflete uma tendência de aquecimento econômico e a importância das transações seguras proporcionadas pelo RENAVE. A expectativa é de que mais estados adotem esse sistema, aumentando a segurança e a eficiência no mercado de veículos usados em todo o país.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão