A Daimler Truck, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, está impulsionando o transporte sustentável ao lançar a próxima fase de desenvolvimento dos seus caminhões com células de combustível, visando oferecer veículos neutros em CO2 até 2039.
A Daimler Truck está avançando na descarbonização com seus caminhões Mercedes-Benz GenH2, agora em um estágio avançado de desenvolvimento. Após rigorosos testes, os caminhões estão sendo implantados nas primeiras frotas de clientes, como Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz. Esses cinco protótipos serão utilizados em operações de longa distância na Alemanha, como transporte de materiais de construção e contêineres marítimos.
“A transformação só pode ter sucesso se a energia verde estiver disponível de forma suficiente e abrangente – e para isso precisamos de ambas as tecnologias”, afirmou Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.
Os caminhões GenH2 apresentam desempenho comparável aos convencionais, com carga útil de aproximadamente 25 toneladas e peso bruto total de 40 toneladas.
Os caminhões possuem dois tanques de hidrogênio líquido e um poderoso sistema de célula de combustível da Cellcentric. O sistema fornece 300 kW, enquanto a bateria adiciona 400 kW temporariamente, garantindo alta carga útil e longo alcance. “Com R$ 100 de GNV, o motorista percorre 328 km, contra 180 km com etanol e 181 km com gasolina,” explicou Rafael Miranda.
O hidrogênio líquido é preferido por sua alta densidade de energia, permitindo maior autonomia e desempenho comparável aos caminhões a diesel. Em setembro de 2023, um protótipo do GenH2 completou o #HydrogenRecordRun, cobrindo 1.047 km com um tanque de hidrogênio líquido.
Clientes como Air Products e Amazon estão entusiasmados com os testes. “Testar um Mercedes-Benz GenH2 em condições reais é uma etapa fundamental para converter nossa frota em veículos movidos a hidrogênio,” afirmou Seifi Ghasemi, CEO da Air Products. Andreas Marschner, VP de Serviços de Transportes da Amazon, destacou o compromisso com o Climate Pledge para atingir zero emissões de carbono até 2040.
Frédéric Derumeaux, CEO da VERVAEKE, acredita que movimentar caminhões pesados com hidrogênio líquido é um passo revolucionário. Dr. Micha Lege, da Wiedmann & Winz, ressaltou a importância das inovações, ansioso para testar o GenH2 em operações de longa distância.