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Equipe de Foz do Iguaçu compete com protótipos de hidrogênio verde na Shell Eco-marathon Brasil 2024

Grupo Cataratas de Eficiência Energética representa o Brasil na categoria hidrogênio com veículos inovadores.

A aguardada Shell Eco-marathon Brasil 2024 acontece de 27 a 30 de agosto no Pier Mauá, Rio de Janeiro, com destaque para a participação do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) de Foz do Iguaçu. A equipe, composta por 22 universitários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), competirá com dois protótipos de veículos, incluindo um movido a hidrogênio verde.

A Shell Eco-marathon é uma das competições mais prestigiadas no campo da eficiência energética, desafiando jovens estudantes a projetar, construir e competir com veículos ultrassustentáveis. Este ano, a equipe do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), formada por acadêmicos da Unioeste e UNILA, traz para a competição dois veículos protótipos, sendo um deles movido a bateria elétrica e o outro totalmente alimentado por hidrogênio verde.

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Os protótipos foram desenvolvidos nos laboratórios do Itaipu Parquetec, no âmbito de um Projeto de Extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste, que iniciou em 2009 e evolui continuamente no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Ana Lúcia, capitã do grupo e estudante de Engenharia Elétrica da Unioeste, destaca o objetivo principal da equipe: “Queremos tornar os veículos cada vez mais eficientes, reduzindo o consumo de combustíveis e promovendo a sustentabilidade. O hidrogênio já é uma energia limpa e estamos trabalhando para torná-lo ainda mais eficiente e acessível, avançando na descarbonização da frota.”

O hidrogênio verde, utilizado no veículo do GCEE, é produzido na Planta Experimental do Itaipu Parquetec, inaugurada em 2011. Esta instalação é um polo de inovação em tecnologias de produção, armazenamento e conversão de hidrogênio, apoiando projetos que visam integrar esta fonte de energia na matriz energética brasileira.

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A co-capitã da equipe, Giulia Demarchi, estudante de Engenharia Mecânica da Unioeste, enfatiza a singularidade do projeto: “Somos a única equipe brasileira competindo na categoria hidrogênio, o que demonstra o potencial da tecnologia do hidrogênio para veículos do cotidiano, melhorando a sustentabilidade e a mobilidade verde.”

O projeto conta com o apoio técnico e acadêmico da Unioeste e UNILA, além do suporte do Itaipu Parquetec. O subcoordenador do projeto, professor Fernando José Gaiotto, elogia o trabalho e dedicação dos estudantes: “Este é um exemplo de como a pesquisa, ensino e extensão se unem em um único projeto. A construção desses veículos ao longo do ano é resultado do empenho de nossos alunos e do apoio de patrocinadores.”

Irineu Colombo, diretor superintendente do Itaipu Parquetec, ressalta a importância de iniciativas como esta: “Nos orgulhamos de apoiar o desenvolvimento de veículos eficientes que refletem nossa missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social. Esses avanços beneficiam tanto os acadêmicos quanto o meio ambiente e a sociedade.”

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A Shell Eco-marathon Brasil 2024 promete ser um marco no desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis, com a equipe de Foz do Iguaçu desempenhando um papel de liderança no campo da eficiência energética.

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