A equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), conquistou o primeiro lugar na classificação geral do SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024, com um Baja movido a hidrogênio, somando 929,5 pontos de um total máximo de 1.000. A competição ocorreu entre 31 de julho e 4 de agosto no ECPA, em paralelo à Fórmula SAE.
A Mauá Racing se destacou no SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024, alcançando o primeiro lugar na classificação geral da competição. Com um Baja movido a hidrogênio, a equipe acumulou 929,5 pontos, de um total máximo de 1.000, superando as outras equipes concorrentes. A competição, realizada em sua terceira edição presencial, aconteceu de 31 de julho a 4 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).
A Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas (SP), ficou em segundo lugar com 563,7 pontos, enquanto a UFABC Challenger Racing Team, da Universidade Federal do ABC, garantiu o terceiro lugar com 423,7 pontos, utilizando um Fórmula movido a hidrogênio.
A competição deste ano contou com a participação de nove universidades brasileiras, que apresentaram veículos movidos a hidrogênio e desenvolvidos com tecnologias de célula a combustível. Esses veículos foram submetidos a avaliações estáticas e dinâmicas, que testaram suas capacidades em diversas áreas, incluindo powertrain elétrico, softwares de controle veicular e gerenciamento de projetos.
Equipes estreantes, como a Hera E-Racing H2, da Universidade Federal Fluminense (RJ), e a UFPR H2, da Universidade Federal do Paraná (PR), também tiveram destaque. A Hera E-Racing H2 obteve 713 pontos, enquanto a UFPR H2 conquistou 382,8 pontos, demonstrando o potencial das novas gerações de engenheiros no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
Monica Saraiva Panik, mentora da Mobilidade a H2 da SAE BRASIL e coordenadora do desafio, ressaltou o avanço significativo na capacitação dos estudantes em tecnologias de hidrogênio e célula a combustível. Segundo ela, a competição contou com a contribuição de especialistas da indústria, que ajudaram a aumentar o conhecimento dos estudantes sobre inovação e a implementação de componentes nos projetos.
O SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge foi lançado em 2020, com o objetivo de transferir conhecimento às universidades brasileiras e oferecer aos estudantes a oportunidade de trabalhar com tecnologias de ponta, ao lado de engenheiros experientes. Desde então, mais de 250 estudantes foram treinados em cursos online sobre hidrogênio e células a combustível.
O desafio também contou com o apoio de diversas empresas, como a Ballard Power Systems, que doou dez sistemas de célula a combustível em 2020 e mais 12 em 2024, além de empresas como Air Products, SEG Automotive, WEG, Siemens Automotive, Valeo e Swagelok Tecflux, que contribuíram com componentes essenciais para o desenvolvimento dos veículos.