A Stellantis, em parceria com o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), lança a terceira edição do Programa de Residência Tecnológica, com 75 vagas para formação de profissionais na indústria automotiva. As inscrições vão até 27 de setembro e as aulas começam em outubro de 2024.
A Stellantis, em colaboração com a UFPE e a FACEPE, abre inscrições para a terceira rodada do Programa de Residência Tecnológica, voltado para a capacitação de engenheiros na indústria automotiva. Neste ano, são oferecidas 75 vagas divididas em três especializações: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão (Controls), Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão (Calibration), e Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software). As inscrições podem ser feitas até 27 de setembro de 2024, com início das aulas em outubro.
O curso de pós-graduação Lato Sensu é gratuito e destinado a profissionais formados em Engenharia com nível de inglês avançado ou fluente. O programa tem duração de seis meses, sendo cinco meses de aulas teóricas remotas e um mês de formação prática, que pode ser realizada de forma presencial ou remota, em parceria com a Stellantis e a UFPE. Cada especialização conta com 25 vagas e os 15 primeiros colocados em cada área receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil.
“O objetivo do programa é formar profissionais com o mais alto nível de conhecimento. É uma oportunidade para pessoas com vontade de aprender e de trabalhar. As duas primeiras turmas do curso foram um sucesso, prova disso é que cerca de 90% dos participantes que tiveram interesse foram contratados. Neste ano, conseguimos ampliar o número de vagas para a terceira turma e criar mais oportunidades para quem deseja entrar no mercado automotivo”, afirma Toshizaemom Noce, gerente de Engenharia Avançada da Stellantis e um dos idealizadores do programa.
O curso, com carga horária total de 360 horas, será coordenado por professores da UFPE, especialistas nas áreas específicas: Abel Guilhermino (Controls), Divanilson Campelo (Calibration), e Breno Miranda (Software).
Abel Guilhermino, coordenador do programa de Controle de Propulsão, destaca a importância da parceria: “Essa Residência Tecnológica com a Stellantis na área de engenharia de propulsão é uma grande oportunidade para a formação de profissionais de alto nível. O profissional terá a oportunidade de interagir diretamente com engenheiros da Stellantis, permitindo adquirir conteúdos reais e bastante atualizados de uma montadora que representa cerca de 30% do market share no setor automotivo.”
O Programa de Residência Tecnológica é uma excelente oportunidade para engenheiros que desejam se especializar e se inserir na indústria automotiva, com a possibilidade de integração ao mercado através de um dos maiores grupos automotivos do mundo.