Com o objetivo de desenvolver soluções de transporte sustentável, a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida um centro de inteligência em eletromobilidade em sua fábrica de Resende (RJ), apresentando inovações como o e-Volksbus.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao criar um centro de inteligência em eletromobilidade em sua unidade de Resende, Rio de Janeiro, onde também se localiza o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca.
Desde 2018, a VWCO investe em engenharia dedicada a veículos elétricos, resultando no lançamento do primeiro caminhão elétrico da América Latina em 2021 e, mais recentemente, na apresentação do e-Volksbus, o primeiro ônibus 100% elétrico da marca.
O vice-presidente de Engenharia da VWCO, Rodrigo Chaves, explica que a arquitetura modular flexível da empresa, uma solução patenteada, permite o desenvolvimento ágil de novos modelos. O e-Volksbus, por exemplo, é uma extensão dessa arquitetura, concebido para atender às necessidades do mercado latino-americano e permitindo a rápida criação de variantes.
Outro destaque é o desenvolvimento local de software, com mais de 70% das funções de controle dos veículos realizadas internamente, o que propicia melhorias contínuas e agrega valor ao cliente. A produção do e-Delivery e do e-Volksbus é compartilhada na mesma linha de montagem que os veículos a diesel, com a montagem de baterias concentrada em uma área especializada, chamada e-Shop.
O novo centro também implementou mais de 50 testes específicos para veículos elétricos, garantindo a segurança e a confiabilidade dos produtos. Esses testes, que incluem medição de isolação e compatibilidade eletromagnética, seguem rigorosos padrões internacionais, assegurando que os veículos elétricos operem de forma confiável em condições semelhantes aos modelos a diesel.