A Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) reafirma sua posição no mercado brasileiro com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas e novos eixos inovadores que prometem maior eficiência e durabilidade.
Desde a aquisição da Meritor em agosto de 2022, a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) consolidou sua posição de liderança no fornecimento de soluções de trem de força para veículos pesados, integrando tecnologias de ponta e uma vasta gama de produtos.
Entre as principais inovações está o eixo MT-17X High Efficiency (HE), projetado para suportar até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), o maior da categoria. Além de aumentar a capacidade de torque e carga, o MT-17X HE reduz os custos de manutenção, com melhorias no sistema de engrenagem e um design que otimiza a durabilidade do sistema de cardan.
A CDBS, baseada em Osasco (SP), atende a uma ampla gama de veículos, com soluções que incluem eixos elétricos dentro do portfólio da Accelera by Cummins, focando na sustentabilidade e eletrificação do setor de transportes. Além disso, a empresa celebra um crescimento de 20% nas vendas de eixos para caminhões e ônibus em 2024, impulsionado pela confiabilidade de seus produtos no mercado brasileiro.
Uma das grandes inovações apresentadas pela CDBS é o sistema Detachable, disponível como opcional no eixo MT-17X HE e outros modelos da linha. Esse sistema permite que o veículo alterne de uma configuração 6×4 para 4×2 quando está sem carga, desacoplando o segundo eixo trativo e reduzindo significativamente os custos operacionais. Essa solução, desenvolvida pela equipe de engenharia brasileira, promete uma economia de até 5% no consumo de combustível e 33% nas tarifas de pedágio, dependendo da suspensão utilizada.
A Cummins Drivetrain and Braking Systems segue firme em sua missão de entregar soluções robustas e inovadoras, mantendo-se na vanguarda do setor e contribuindo para uma mobilidade mais eficiente e sustentável.