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Volkswagen terá câmbio automático de 8 marchas em 2026 para modelos nacionais

A Volkswagen anuncia a adoção de uma transmissão automática de 8 marchas para substituir a atual de 6 marchas, com produção nacional prevista para 2026, visando maior eficiência e adequação às normas ambientais.

A Volkswagen prepara uma importante atualização para sua linha de veículos nacionais: a partir de 2026, os modelos Polo, Virtus, Nivus e T-Cross serão equipados com uma nova transmissão automática de 8 marchas, fabricada no Brasil pela japonesa Aisin.

Desde que eliminou a controversa transmissão automatizada I-Motion, a Volkswagen tem utilizado o câmbio automático de 6 marchas fabricado pela Aisin em seus veículos nacionais. Agora, a montadora confirma que essa transmissão será substituída por uma nova caixa de 8 marchas, chamada AQ300, marcando um avanço significativo em eficiência e desempenho.

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A novidade não será exclusiva do Brasil. De acordo com informações do site Autocar India, a mudança será global, com a produção inicial concentrada no Brasil e potencial expansão para a Índia. A decisão de fabricar a transmissão no país reflete o compromisso da Volkswagen em atender às demandas do mercado nacional e se alinhar às rigorosas normas ambientais, como o Proconve L8, que entra em vigor em janeiro de 2025.

A nova transmissão AQ300, uma evolução da atual AQ250, apresenta relações de marchas mais próximas, o que melhora a suavidade nas trocas e reduz o consumo de combustível. Essa eficiência energética será essencial para que os veículos da marca se adequem às novas etapas do Proconve, que prevê limites ainda mais rigorosos de emissões em 2027 e 2029.

Outro ponto destacado pela Volkswagen é que a transmissão AQ300 será fundamental para os futuros modelos híbridos-leves da marca. A combinação do câmbio com um motor 1.0 turbo e um sistema de eletrificação leve está em desenvolvimento e será produzida na fábrica de São Carlos (SP). Essa configuração promete atender às necessidades de modelos como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e o inédito Tera, SUV compacto que será lançado em 2025 para competir com Fiat Pulse e Renault Kardian.

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A produção nacional da transmissão é um marco importante, já que o atual câmbio de 6 marchas é importado do Japão, o que aumenta os custos de produção. A mudança também permitirá à Volkswagen maior flexibilidade para adaptar seus veículos às demandas do mercado brasileiro e global, garantindo competitividade em um cenário de transformações na indústria automotiva.

Embora a Volkswagen seja a principal beneficiada pela nova transmissão, outras fabricantes que utilizam câmbios fornecidos pela Aisin, como a Stellantis, também devem incorporar a tecnologia. Modelos como Fiat Toro, Jeep Renegade e Compass já utilizam câmbios Aisin em suas versões atuais.

Segundo fontes, a chegada da nova transmissão está programada para coincidir com a reestilização de modelos como Virtus e Taigun, o T-Cross vendido no mercado indiano. Para o Brasil, a novidade marcará a estreia da segunda geração de veículos como Polo, Virtus e T-Cross, reafirmando a estratégia da Volkswagen em focar na modernização tecnológica e na sustentabilidade.

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Essa atualização consolida o esforço da Volkswagen em se manter relevante em um mercado cada vez mais competitivo e alinhado às exigências ambientais e de eficiência energética.

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