quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fim do DPVAT e revogação do SPVAT preocupam vítimas de trânsito e setor de transporte

Com o fim do seguro obrigatório e a revogação de sua substituição, vítimas de trânsito ficam sem amparo financeiro, enquanto empresas de transporte enfrentam desafios para adaptar seus seguros.

A revogação do DPVAT e do SPVAT, que entraria em vigor em 2025, deixa vítimas de acidentes de trânsito sem indenizações garantidas, impacta motoristas e impõe desafios financeiros ao setor de transporte.

A extinção do DPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito) e a revogação do SPVAT, programado para substituir o seguro em janeiro de 2025, levantam preocupações sobre o amparo financeiro a vítimas de trânsito no Brasil. Essa medida, que integra um pacote de cortes de gastos do governo federal, traz implicações significativas para vítimas de acidentes, empresas de transporte e motoristas individuais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Criado para assegurar indenizações rápidas e acessíveis a vítimas de acidentes de trânsito, o DPVAT foi extinto em 2020, mas reformulado e retomado pela gestão do presidente Lula. Sua substituição pelo SPVAT visava modernizar o sistema e equilibrar os custos, mas a oposição conseguiu revogar a nova versão em meio às negociações de ajuste fiscal.

Agora, vítimas de acidentes só terão direito a indenizações caso o veículo envolvido possua um seguro privado com cobertura para danos a terceiros. Se o condutor responsável pelo acidente não possuir esse tipo de seguro, as vítimas precisarão recorrer à Justiça para buscar reparação. Segundo a advogada tributarista Edna Dias da Silva, “sem seguros privados com cláusulas específicas, as vítimas estão desamparadas, cabendo-lhes processar diretamente o causador do acidente”.

O caso recente de um grave acidente na BR-116, próximo a Teófilo Otoni (MG), ressalta os desafios do novo cenário. Com três veículos envolvidos, incluindo um ônibus de viagem, um caminhão e um carro, muitas vítimas ficaram dependentes de possíveis seguros dos responsáveis para obter qualquer tipo de assistência financeira. Este é apenas um exemplo entre os muitos acidentes que aumentam durante o período de festas, quando as estradas brasileiras registram maior movimentação.

- Publicidade -

Para motoristas e empresas, a mudança exige adaptações urgentes. Enquanto os indivíduos precisam avaliar seus contratos de seguro privado para incluir coberturas de danos materiais e pessoais a terceiros, empresas de transporte enfrentam desafios ainda maiores, já que precisam proteger não apenas suas frotas, mas também seus motoristas e funcionários.

No setor de logística e transporte de cargas, o fim do DPVAT pode gerar uma redução imediata de encargos financeiros, o que beneficia a competitividade das empresas. No entanto, o custo adicional de seguros mais abrangentes para proteger seus motoristas pode neutralizar esse alívio. Como destaca Edna Dias, “as empresas terão que repassar esses custos aos clientes, pois absorvê-los será financeiramente inviável”.

A especialista explica que, para os contribuintes individuais, a mudança não afeta o pagamento do IPVA e do licenciamento de 2025. “O governo federal não havia estabelecido o valor do SPVAT nem como seria cobrado, então o impacto direto sobre o bolso dos motoristas é praticamente nulo, pelo menos por enquanto”, complementa.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No entanto, a ausência de um seguro obrigatório nacional cria um cenário de insegurança jurídica e financeira para vítimas de acidentes, que antes contavam com uma solução ágil e sem necessidade de processos judiciais. A combinação desse vazio com o aumento do tráfego durante festas e feriados reforça a necessidade de atenção redobrada nas estradas, tanto para motoristas quanto para gestores de frotas.

Enquanto isso, o setor de transporte avalia como equilibrar os novos custos de seguros mais completos com a manutenção de sua competitividade em um mercado já pressionado por altas despesas operacionais. A transição sem alternativas públicas adequadas expõe não só a vulnerabilidade de vítimas de trânsito, mas também os desafios estruturais que ainda marcam a mobilidade no Brasil.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil