A ZF introduziu o sMOTION, uma tecnologia revolucionária que adapta o sistema de suspensão para garantir conforto e desempenho excepcionais, já disponível em modelos da Porsche como o Panamera e o Taycan.
A ZF trouxe uma nova era para a tecnologia de amortecimento com o sMOTION, um sistema de suspensão ativa que melhora tanto o conforto quanto a dinâmica de condução. Este sistema adapta a força de amortecimento conforme a situação de direção, proporcionando um desempenho ideal de aderência à estrada e uma experiência de condução única. A tecnologia está sendo aplicada em dois novos modelos da Porsche – o Panamera e o Taycan.
O grande desafio da engenharia automotiva tem sido equilibrar conforto e desempenho dinâmico, mas o sMOTION consegue atender a ambos, reduzindo ao máximo os movimentos da carroceria durante manobras de direção, frenagem e aceleração. “Nosso sistema de chassi totalmente ativo pode praticamente eliminar os movimentos da carroceria em certas situações de condução”, afirmou o Dr. Peter Holdmann, Membro do Board Mundial da ZF.
O sMOTION é baseado no sistema de amortecimento adaptativo CDC (Controle Contínuo de Amortecimento) da ZF, mas vai além, utilizando uma bomba de óleo de alto desempenho para mover a suspensão da roda, proporcionando ajustes rápidos e individuais para cada roda do veículo. O sistema pode compensar irregularidades da estrada, garantindo que cada roda seja ajustada de maneira independente.
O movimento vertical ativo das rodas é um dos principais recursos do sMOTION, especialmente durante condução dinâmica. Por exemplo, o sistema pode levantar o veículo até oito centímetros em meio segundo, mantendo a estabilidade e controle mesmo em curvas agressivas, com forças de até 1g. Isso resulta em uma condução ágil e quase sem esforço.
Outra vantagem significativa do sMOTION é a redução do “enjoo de movimento”, comum em passageiros que leem ou assistem filmes durante viagens. O sistema minimiza os movimentos verticais da carroceria, proporcionando uma experiência de condução mais confortável. Além disso, o sistema pode compensar solavancos e buracos ao ajustar a suspensão conforme as condições da estrada, melhorando ainda mais o conforto.
Com o sMOTION, a ZF expande seu portfólio de sistemas de amortecimento ativos, acrescentando uma tecnologia que pode coordenar a dinâmica longitudinal, transversal e vertical dos veículos. Em um futuro próximo, essas tecnologias serão integradas a sistemas de chassi conectados, coordenados pelo software cubiX da ZF, proporcionando uma abordagem holística ao controle do veículo.
Este avanço no design de suspensão ativa coloca a ZF na vanguarda dos sistemas de amortecimento e direção, com o CDC, a tecnologia pioneira da empresa, celebrando 25 anos de presença no mercado. O sMOTION é um passo significativo para a evolução da experiência de condução, oferecendo aos fabricantes uma plataforma para desenvolver veículos ainda mais eficientes e confortáveis.