A Scania acaba de expandir sua oferta de ônibus elétricos com uma nova e-máquina mais eficiente e flexível, além de opções avançadas de baterias e carregamento. Agora, os clientes podem escolher entre quatro níveis de potência, um câmbio de duas ou quatro marchas e uma interface de recarga traseira que reduz significativamente o tempo de abastecimento de energia.
A inovação no portfólio de ônibus elétricos da Scania atende às crescentes demandas por eficiência energética, desempenho e menor tempo de recarga, tornando os veículos mais versáteis para diferentes operações. A nova e-máquina não apenas melhora a potência e a eficiência, mas também está em conformidade com as mais recentes regulamentações de cibersegurança automotiva.
Com a introdução de quatro níveis de potência (240 kW, 270 kW, 300 kW e 330 kW) e uma opção de câmbio de duas ou quatro marchas, a Scania aumenta a capacidade de seus ônibus elétricos para atender às necessidades específicas de cada operação. O câmbio otimizado proporciona maior torque e melhor desempenho em arrancadas, especialmente em subidas ou condições severas de transporte urbano e rodoviário.
Outro avanço importante é a introdução da nova opção de bateria de 312 kWh, que amplia a autonomia e a flexibilidade do sistema elétrico. Além disso, a nova interface de carregamento traseira permite uma recarga mais potente de 325 kW com até 500 A, reduzindo drasticamente o tempo de reabastecimento e aumentando a disponibilidade dos veículos. Em comparação, a interface de carregamento frontal existente oferece 130 kW com até 200 A, o que evidencia a evolução da tecnologia.

A e-máquina da Scania é um sistema compacto que integra motor elétrico, inversor, câmbio e sistema de lubrificação em uma única unidade. O motor converte a energia elétrica armazenada na bateria em energia mecânica, criando torque, enquanto o inversor transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada trifásica, controlando velocidade e torque. O sistema conta ainda com um circuito de óleo duplo que resfria o motor e lubrifica o câmbio, garantindo maior durabilidade e eficiência térmica.
Anna Ställberg, chefe de soluções urbanas para transporte de passageiros na Scania, destaca que o desenvolvimento dessas novas tecnologias foi impulsionado pelos desafios enfrentados pelos operadores de ônibus. “Sabemos que as empresas precisam atender às regulamentações ambientais sem comprometer a eficiência operacional. Nossa nova e-máquina, junto com as melhorias em bateria e carregamento, responde diretamente a essas demandas”, afirma.
Com esse lançamento, a Scania reforça seu compromisso com a eletrificação, oferecendo soluções mais sustentáveis e eficientes para o setor de transporte público e de passageiros.