A Audi do Brasil anuncia a chegada do superesportivo RS 6 Avant GT, uma edição limitadíssima com apenas 10 unidades destinadas ao país, combinando potência bruta, design radical e sofisticação sem precedentes.
A Audi está trazendo ao Brasil uma verdadeira joia da engenharia automotiva: o RS 6 Avant GT. Com produção global limitada a apenas 660 unidades, das quais apenas 10 serão comercializadas por aqui, o modelo entrega uma mistura única de performance extrema, acabamento artesanal e uma identidade visual que remete diretamente às pistas de corrida.
Inspirado no conceito RS 6 GTO, de 2020, o GT é uma homenagem ao lendário Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O projeto original foi desenvolvido por jovens aprendizes da marca, supervisionados por engenheiros e designers, mostrando o potencial das novas gerações dentro da indústria automotiva.
Esteticamente, o RS 6 Avant GT traz elementos exclusivos como spoilers, difusores e para-choques redesenhados, uso intensivo de fibra de carbono na carroceria e um capô personalizado – tudo para acentuar a agressividade e a aerodinâmica do modelo. As rodas de 22 polegadas, desenvolvidas especialmente para a série, ganham destaque pelo desenho e acabamento em branco brilhante.
Na lateral, as saídas de ar atrás das rodas ajudam no resfriamento dos freios e na redução da pressão aerodinâmica. Pela primeira vez, para-lamas inteiros de fibra de carbono são usados em um modelo RS de produção da Audi. Já na traseira, um spoiler duplo inspirado em modelos de competição e a ausência dos trilhos de teto proporcionam uma silhueta ainda mais esportiva.
O interior é um espetáculo à parte. O modelo traz o pacote RS plus de série, com acabamento predominantemente preto, costuras contrastantes em vermelho e cobre, e bancos tipo concha RS com estofamento em couro Dinâmica e costuras em favo de mel. Detalhes como os cintos de segurança em vermelho carmesim e a numeração exclusiva no console central reforçam a exclusividade do carro.
Outro destaque é o sistema de som de última geração: o Bang & Olufsen 3D Advanced, com 19 alto-falantes de ímã de neodímio e dois tweeters motorizados no painel frontal, oferece uma experiência sonora de cinema dentro da cabine.
Sob o capô, o motor 4.0 V8 TFSI biturbo entrega 630 cv de potência e 830 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática Tiptronic de 8 marchas. Com tração integral quattro e diferencial central de bloqueio, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge 305 km/h de velocidade máxima.
O modelo também incorpora o sistema Dynamic Ride Control (DRC), uma suspensão esportiva ajustável que controla o rolamento da carroceria em curvas com mais precisão. Já os pneus Continental Sport Contact 7 de 22 polegadas garantem aderência e reduzem até dois metros na frenagem de 100 a 0 km/h.
A montagem do RS 6 Avant GT é quase artesanal. Após as etapas iniciais na fábrica de Neckarsulm, cada unidade é finalizada em Böllinger Höfe, onde são montados também os e-tron GT. Lá, sete técnicos especializados trabalham manualmente na instalação de todos os itens exclusivos da versão, em um processo que dura um dia inteiro por veículo.
Por fim, vale destacar o compromisso ambiental da Audi: a produção em Böllinger Höfe é neutra em carbono líquido, utilizando energia elétrica renovável e compensando o restante das emissões com créditos de carbono certificados. A marca reforça seu objetivo de zerar emissões até 2050, mesmo em projetos tão exclusivos quanto este.