A Baterias Moura apresenta, na Automec 2025, suas novas baterias de lítio de 12V e 48V, inovando no mercado de eletrificação veicular no Brasil e consolidando sua posição como fornecedora estratégica para montadoras da América do Sul.
A Baterias Moura, reconhecida como líder em tecnologias para o armazenamento de energia na América do Sul, marcou um importante avanço em seu portfólio de soluções para eletrificação veicular na Automec 2025. A empresa apresentou suas novas baterias de lítio de 12V e 48V, desenvolvidas para atender à crescente demanda de veículos eletrificados na região. Com essas inovações, a Moura entra em um novo patamar, oferecendo soluções energéticas de ponta, com tecnologia e manufatura totalmente nacionais.
Esse lançamento vem no momento em que a eletrificação veicular se torna uma realidade irreversível, impulsionada por políticas públicas que visam reduzir as emissões de poluentes, além de conceitos de ESG (ambiental, social e de governança). A estimativa é que, até 2030, a maior parte das vendas de veículos no Brasil seja composta por modelos eletrificados e elétricos, de acordo com a Anfavea e o Boston Consulting Group. Nesse cenário, as novas baterias de lítio de 12V e 48V têm papel crucial, pois garantem o funcionamento dos sistemas elétricos essenciais dos veículos, tornando-os mais eficientes e sustentáveis.
A bateria de 48V, por exemplo, armazena a energia gerada durante a frenagem e fornece potência extra na aceleração. Isso resulta em um desempenho otimizado, redução do consumo de combustível e das emissões de CO₂. Além disso, a tecnologia dessas baterias contribui para partidas mais suaves, economizando combustível, e ainda alimenta circuitos auxiliares, como o do ar-condicionado, mesmo com o motor desligado. Tais características fazem dessas baterias essenciais para veículos eletrificados leves, promovendo uma condução mais eficiente e com menor impacto ambiental.
Cristiane Assis, gerente geral de Desenvolvimento de Negócios de Lítio da Moura, enfatiza a importância da transição energética no setor automotivo e o papel estratégico das novas baterias: “Com nossas novas baterias de 12V e 48V de lítio, a Moura fortalece a indústria nacional e se posiciona como um parceiro estratégico das montadoras da América do Sul. Estamos falando de tecnologia local de padrão mundial, fruto do nosso DNA de Pesquisa & Desenvolvimento”, afirmou.
A Moura se destaca não apenas por suas baterias de lítio, mas também por outras inovações que atendem à crescente demanda por sistemas eletroeletrônicos em veículos modernos. A empresa já fornece baterias AGM (Absorbent Glass Mat) e EFB (Enhanced Flooded Battery) para mais de 60% das montadoras no Brasil, com foco no mercado de reposição e na evolução tecnológica da frota nacional.
Outro grande destaque é a bateria EFB para veículos pesados, como caminhões e ônibus, que oferece maior capacidade nominal, resistência a ciclos profundos e durabilidade superior. Essa tecnologia atende à necessidade crescente de eficiência energética no setor de transporte, garantindo maior confiabilidade e desempenho para veículos equipados com um volume crescente de componentes eletroeletrônicos.
A Moura também apresenta sua linha completa de baterias SLI (Starting, Lighting, Ignition) e soluções para motocicletas, além de produtos como o óleo Lubel, um portfólio diversificado que visa garantir máxima eficiência energética e durabilidade para o setor automotivo.
Com mais de 45 anos de experiência e presença consolidada na América Latina, a Moura segue exportando suas soluções para mais de 20 países, sempre com foco em inovação, sustentabilidade e o fortalecimento do mercado latino-americano.
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- Bateria AGM (Absorbent Glass Mat):
As baterias AGM utilizam uma tecnologia em que o eletrólito é absorvido em uma camada de fibra de vidro, permitindo um desempenho superior em termos de resistência a vibrações e descarga profunda. Elas são amplamente utilizadas em veículos modernos que requerem maior confiabilidade e durabilidade. - Bateria EFB (Enhanced Flooded Battery):
A EFB é uma versão aprimorada das baterias convencionais de chumbo-ácido. Elas são projetadas para suportar mais ciclos de carga e descarga, sendo ideais para veículos que exigem mais potência, como caminhões e ônibus, além de oferecerem maior resistência ao calor e maior durabilidade. - Tecnologia de 48V:
As baterias de 48V são usadas em veículos híbridos e elétricos para armazenar a energia recuperada durante a frenagem. Elas ajudam a reduzir o consumo de combustível, melhorar o desempenho e fornecer energia a sistemas auxiliares, como o ar-condicionado, mesmo quando o motor está desligado, tornando a condução mais eficiente.