A nova Honda CB 500 Hornet 2026 marca a transição definitiva da CB 500F para um patamar mais esportivo e tecnológico, trazendo o nome Hornet de volta ao segmento médio com equipamentos inéditos.
Desde sua chegada ao Brasil há cerca de uma década, a CB 500F conquistou o coração de motociclistas em busca de desempenho e agilidade. Sua condução fácil e mecânica robusta a tornaram referência na categoria, especialmente entre os pilotos que migravam de modelos monocilíndricos e buscavam ingressar no universo da alta cilindrada.
A CB 500F também foi abraçada por motociclistas mais experientes, que valorizavam sua leveza, simplicidade mecânica e baixo custo de manutenção. Ao longo dos anos, o modelo passou por diversas atualizações, ganhando itens como suspensão invertida Showa SFF-BP e freios dianteiros com pinças radiais, o que reforçou sua imagem de motocicleta equilibrada e moderna.
Agora, com a chegada da versão 2026, o modelo assume nova identidade: passa a se chamar CB 500 Hornet, um resgate ao nome lendário da marca, sinônimo de esportividade e personalidade forte. A nova Hornet apresenta um visual streetfighter agressivo e especificações técnicas que elevam seu desempenho a um novo patamar.
O design segue a filosofia “Digital Dynamism”, com linhas que destacam o tanque volumoso, carenagens afiadas e traseira minimalista. Os dutos aerodinâmicos na parte frontal canalizam o ar para a parte superior do tanque, ampliando a estabilidade em velocidades mais elevadas. O farol em LED foi redesenhado para melhorar a iluminação em curvas e o painel TFT colorido de 5 polegadas, herdado da CB 1000R, oferece ótima visibilidade e personalização.
No coração da Hornet está o confiável motor bicilíndrico de 471 cm³, com comando DOHC de 8 válvulas, que entrega 49,6 cv a 8.500 rpm e torque de 4,50 kgf.m a 7.000 rpm. O motor é acoplado a um câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante, promovendo trocas suaves e evitando trancos em reduções bruscas. A novidade é o controle de tração HSTC, que atua prevenindo perda de aderência em acelerações agressivas — e pode ser desligado pelo piloto.
A ciclística também foi aprimorada. A suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41 mm tem novo ajuste e trabalha em conjunto com o sistema Pro-Link na traseira, que conta com cinco níveis de regulagem na pré-carga. Os freios utilizam dois discos dianteiros de 296 mm com pinças Nissin radiais de quatro pistões, além de disco traseiro de 240 mm.
Com peso seco de 175 kg, distância entre eixos de 1.409 mm e distribuição de peso equilibrada (50% dianteira e 50% traseira), a nova CB 500 Hornet promete agilidade em trechos urbanos e estabilidade em curvas de alta velocidade. As rodas de liga leve com pneus esportivos (120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira) reforçam seu apelo dinâmico.
A nova Hornet chega às concessionárias Honda em junho, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e cobertura do Honda Assistance para Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O preço público sugerido é de R$ 43.040,00, base São Paulo/SP, sem incluir frete ou seguro. As cores disponíveis são Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado.
CB 500 Hornet 2026 vs CB 500F vs CB 750 Hornet
Característica | CB 500 Hornet 2026 | CB 500F (2022) | CB 750 Hornet |
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Motor | Bicilíndrico paralelo, DOHC, 8V, arrefecimento líquido | Bicilíndrico paralelo, DOHC, 8V, arrefecimento líquido | Bicilíndrico paralelo, DOHC, 8V, arrefecimento líquido |
Cilindrada (cm³) | 471 | 471 | 755 |
Potência Máxima (cv/rpm) | 49,6 @ 8.500 | 50,2 @ 8.500 | 92,0 @ 9.500 |
Torque Máximo (kgf.m/rpm) | 4,50 @ 7.000 | 4,55 @ 6.500 | 7,67 @ 7.250 |
Câmbio | 6 marchas | 6 marchas | 6 marchas |
Embreagem | Assistida e deslizante | Convencional | Assistida e deslizante |
Controle de Tração (HSTC) | Sim (desativável) | Não | Sim (3 níveis + wheelie control) |
Quadro (chassi) | Tubular de aço tipo diamond | Tubular de aço tipo diamond | Tipo Diamond em aço |
Suspensão dianteira | Showa SFF-BP invertida de 41 mm (nova calibração) | Showa SFF-BP invertida de 41 mm | Showa SFF-BP invertida de 41 mm |
Suspensão traseira | Pro-Link com regulagem de pré-carga (5 níveis) | Pro-Link com regulagem de pré-carga | Pro-Link com amortecedor ajustável |
Freios (dianteiros) | 2 discos de 296 mm com pinças radiais Nissin | 2 discos de 296 mm com pinças axiais | 2 discos de 296 mm com pinças radiais Nissin |
Freios (traseiro) | Disco de 240 mm, pinça simples | Disco de 240 mm, pinça simples | Disco de 240 mm |
ABS | Sim, 2 canais | Sim, 2 canais | Sim, 2 canais |
Rodas/pneus (dianteiro / traseiro) | 120/70-ZR17 / 160/60-ZR17 | 120/70-ZR17 / 160/60-ZR17 | 120/70-ZR17 / 160/60-ZR17 |
Painel | TFT colorido de 5” (personalizável) | LCD monocromático | TFT colorido de 5” (conectividade total) |
Iluminação | Totalmente em LED (novo conjunto óptico) | LED | Total LED com DRL |
Peso seco / em ordem de marcha | 175 kg / ~192 kg | 174 kg / ~191 kg | 190 kg / ~208 kg |
Tanque de combustível | 17,1 litros | 17,1 litros | 15,2 litros |
Altura do assento | 789 mm | 789 mm | 795 mm |
Preço sugerido (base SP) | R$ 43.040,00 | ~R$ 39.000,00 (em 2022) | R$ 52.600,00 |
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Evolução da CB 500F para CB 500 Hornet
A mudança mais significativa foi a adoção do HSTC (controle de tração), uma evolução que melhora a segurança e confiança na pilotagem esportiva. O painel TFT de 5″ substitui o antigo LCD, e o novo conjunto óptico amplia a visibilidade e o apelo visual. O motor permanece com a mesma base, mas com ajustes finos na entrega de torque e mapeamento de injeção.
CB 750 Hornet: mais músculo e eletrônica
A CB 750 Hornet entra como modelo superior, com motor de 755 cc derivado da CRF 750L e potência próxima aos 100 cv. Ela inclui modos de pilotagem, controle de tração ajustável e anti-wheelie, posicionando-se como opção para quem busca desempenho elevado e eletrônica embarcada de alto nível. Também traz conectividade total no painel TFT.
Peso, ciclística e proposta
A CB 500 Hornet mantém o equilíbrio clássico da plataforma 500, ideal para uso urbano, rodoviário e introdução ao mundo da pilotagem esportiva. A nova estética streetfighter a aproxima da linha Hornet mais robusta, sem os aumentos de peso ou complexidade da CB 750 Hornet.
Custo-benefício
A nova CB 500 Hornet continua sendo uma excelente opção de entrada no segmento das motos naked médias premium. Sua proposta se equilibra entre desempenho, economia e agora segurança eletrônica, mantendo o custo de aquisição competitivo.
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SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston) – Tipo de suspensão dianteira invertida que separa as funções de amortecimento e mola, proporcionando mais leveza e resposta em pilotagem esportiva.
HSTC (Honda Selectable Torque Control) – Sistema eletrônico que evita a perda de aderência da roda traseira, ajustando o torque em tempo real; pode ser desligado conforme a preferência do piloto.
Embreagem assistida e deslizante – Facilita o acionamento do manete e evita travamentos da roda traseira em reduções rápidas de marcha.
Painel TFT (Thin Film Transistor) – Tecnologia de tela colorida com alto contraste, personalizável, que garante visibilidade sob sol forte e aparência moderna.