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Mustang GTD quebra recorde em Nürburgring e se torna o 4º carro de produção mais rápido da história no circuito

Versão de rua inspirada no GT3 melhora tempo anterior em 5,5 segundos e comprova evolução técnica em chassi, aerodinâmica e dirigibilidade

A Ford confirmou que o novo Mustang GTD, versão de rua com DNA de competição do modelo GT3, completou uma volta no lendário circuito de Nürburgring em 6 minutos e 52,072 segundos, subindo para a 4ª posição entre os carros esportivos de produção mais rápidos da história na pista alemã.

O feito representa um avanço expressivo em relação ao tempo anterior registrado em agosto do ano passado, quando o Mustang GTD já havia quebrado a barreira dos sete minutos. Agora, com melhoria de 5,5 segundos, o modelo coloca a Ford entre os grandes nomes da engenharia de alta performance global.

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“Tirar 5,5 segundos de Nürburgring é uma grande conquista,” afirma Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD. “Após 20,7 km de circuito, isso representa uma vantagem de mais de 1.290 metros em relação à volta anterior. E isso aconteceu em apenas nossa segunda tentativa com condições climáticas ideais.”

O desempenho foi obtido graças a um processo contínuo de evolução técnica. A equipe da Ford revisou segundo a segundo a primeira volta, simulou ajustes em laboratório e voltou à pista em abril, onde colocou à prova todas as atualizações com o piloto Dirk Müller, da Multimatic Motorsports.

Entre as melhorias aplicadas estão aumentos na rigidez torcional do chassi, atualização de componentes de suspensão e geometria de alinhamento, além de ajustes aerodinâmicos focados em maior downforce – essencial para estabilidade em altas velocidades. Também foram feitas recalibrações no trem de força, novas programações para ABS e controle de tração, e refinamentos nos amortecedores com válvula ativa, para otimizar o contato com o solo em curvas rápidas.

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Essas melhorias beneficiam diretamente a versão final do Mustang GTD, que entra em produção ainda neste trimestre. O modelo será o Mustang mais avançado e com melhor desempenho já fabricado, combinando engenharia de corrida e dirigibilidade de rua com extrema precisão.

“O automobilismo está no DNA da Ford. Competições como essa nos desafiam a ir além e nos ajudam a melhorar todos os aspectos dos nossos veículos – qualidade, confiabilidade e performance. E o Mustang GTD é o maior reflexo dessa filosofia”, reforça Goodall.

O circuito de Nürburgring, conhecido como o “Inferno Verde”, é o palco onde montadoras testam seus superesportivos em busca de prestígio e validação técnica. A entrada do Mustang GTD no seleto grupo de veículos com voltas abaixo de 7 minutos mostra que a Ford está disposta a competir — e vencer — em um terreno dominado historicamente por marcas europeias.

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Downforce – força aerodinâmica que empurra o carro para o chão, melhorando a aderência em curvas e a estabilidade em alta velocidade. Quanto maior o downforce, mais colado o carro fica no asfalto.

Rigidez torcional – capacidade estrutural do chassi de resistir à torção. Quanto maior a rigidez, mais previsível e eficiente é o comportamento do carro em curvas e manobras bruscas.

Amortecedores com válvula ativa – sistema de suspensão que ajusta automaticamente a rigidez dos amortecedores em tempo real, oferecendo melhor controle do veículo conforme o piso e o estilo de condução.

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