A Copa Truck Petrobras agitou Interlagos com a terceira etapa da temporada 2025, coroando Pedro Perdoncini e Arthur Scherer como vencedores da Super Truck Elite diante de uma plateia estimada em 40 mil pessoas, consolidando o domínio da equipe ASG Motorsport e da Mercedes-Benz.
O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, foi o cenário de um fim de semana espetacular para a Copa Truck Petrobras. Com as arquibancadas e camarotes lotados por uma estimativa de 40 mil fãs neste domingo, dia 18, a categoria dos “brutos” realizou a terceira etapa da temporada 2025. O destaque foi a jornada perfeita da equipe ASG Motorsport e da Mercedes-Benz, que varreram a etapa com as vitórias de Pedro Perdoncini e Arthur Scherer na Super Truck Elite, além da pole position conquistada por Perdoncini no sábado.
Pedro Perdoncini teve um percurso seguro e sem grandes desafios na primeira corrida, garantindo sua segunda vitória na temporada. Largando da posição de honra em São Paulo, o piloto do Mercedes-Benz #117 não foi ameaçado e conquistou um triunfo inédito em Interlagos, deixando para trás um fim de semana complicado em Londrina (PR). Essa vitória reafirma a força de Perdoncini na competição.
Na segunda corrida, foi a vez de Arthur Scherer brilhar. Em uma prova que, como de costume, foi marcada por intensas disputas por posição, o paulista manteve-se consistentemente entre os líderes. Scherer soube aliar um bom posicionamento com uma performance robusta para superar seus oponentes, assumir a liderança e conquistar sua primeira vitória na Copa Truck Petrobras, um marco importante em sua carreira na categoria.
Um grande destaque da etapa foi Diogo Moscato. O piloto soteropolitano da Scuderia Chiarelli finalizou a primeira prova em terceiro lugar, alcançando seu quinto pódio em seis corridas na temporada. O desempenho geral do fim de semana garantiu que o jovem de 20 anos mantivesse a liderança do campeonato da Elite, somando agora 93 pontos. Arthur Scherer está em segundo, com 89 pontos, seguido de perto por Leo Rufino, com 88 pontos, que também teve uma rodada muito forte com um segundo e um quarto lugares. Nicolas Giaffone, após um domingo difícil, ocupa a quarta posição com 78 pontos, dois a mais que Perdoncini.
Detalhes das Corridas em Interlagos
Corrida 1: Perdoncini de Ponta a Ponta
Pedro Perdoncini liderou o grid da Elite, tendo ao seu lado o companheiro de equipe ASG, Arthur Scherer. Jô Augusto Dias e Nicolas Giaffone largaram em terceiro e quarto, respectivamente, combinando experiência e juventude. Djalma Pivetta partiu do quinto posto, seguido por Rodrigo Taborda, Kleber Eletric e Diogo Moscato. Perdoncini demonstrou uma pilotagem bastante firme desde a largada, sustentando a liderança com autoridade e garantindo uma vitória contundente em Interlagos. Por outro lado, Arthur Scherer e Rodrigo Taborda foram punidos com drive-through por excederem o limite de velocidade no radar. Jô Augusto Dias subiu para o segundo lugar no início da prova, enquanto Nic Giaffone vinha em terceiro. No entanto, Giaffone também foi punido por emissões e teve que cumprir um drive-through nos boxes, o que o tirou da disputa por um pódio. Em contrapartida, Diogo Moscato já aparecia em terceiro, e Hugo Cibien fazia uma grande escalada, alcançando o sexto lugar antes da entrada do safety-truck devido ao abandono de Beto Monteiro (PRO). Perdoncini venceu de ponta a ponta, repetindo o feito da prova de abertura em Campo Grande. Leo Rufino, de forma incrível, terminou em segundo, após ter largado da nona posição, enquanto Diogo Moscato cruzou a linha de chegada em terceiro, marcando seu quinto pódio consecutivo, beneficiado por uma punição imposta a Jô Dias por uso de traçado não oficial. Djalma Pivetta foi o quarto, seguido por Hugo Cibien, que subiu nove posições. Daniel Kelemen terminou em sexto, à frente de Arthur Scherer e Rodrigo Taborda, que abriu a fila da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.
Corrida 2: A Primeira de Scherer
Daniel Kelemen surpreendeu na largada da Corrida 2, subindo de terceiro para a liderança da Elite, deixando Scherer em segundo. Após uma intensa disputa por posições, Kleber Eletric apareceu em terceiro, à frente de Pivetta e Hugo Cibien. Depois de uma intervenção do safety-truck na metade final da prova, foi a vez de Scherer dar o bote e superar Kelemen para assumir o primeiro lugar, partindo para conquistar sua primeira vitória na Copa Truck Petrobras. Perdoncini cresceu bastante nas voltas finais, alcançou a segunda colocação e esboçou uma pressão sobre Scherer. Contudo, o paulista guiou como um veterano para garantir seu triunfo e marcar seu nome na Copa Truck Petrobras. Kleber Eletric finalizou em terceiro lugar, com Leo Rufino – um dos maiores pontuadores da etapa – em quarto e Hugo Cibien garantindo um quinto posto pela segunda vez seguida. Nic Giaffone terminou em sexto, à frente de Rodrigo Taborda e Daniel Kelemen, oitavo.
Próximos Desafios e Resultados
A próxima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras foi recentemente confirmada para o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Previsto para os dias 14 e 15 de junho, o quarto encontro do ano está garantido no tradicional circuito gaúcho após obras de melhorias de segurança, coordenadas pela Federação de Automobilismo do Rio Grande do Sul (FGA), em esforço conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Arlindo Signor, presidente da FGA, destacou o grande esforço para apoiar o autódromo na realização da obra que traz mais segurança para a pista, viabilizando a manutenção de Tarumã no calendário das grandes competições de esporte a motor do Brasil, como a Copa Truck Petrobras, que sempre fez questão de correr no local.
Resultados da Corrida 1 – Super Truck Elite:
1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 13 voltas em 29min33s633
2º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s514
3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 6s258
4º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s875
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 13s783
6º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 16s295
7º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s323
8º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 27s196
9º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 34s174
10º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 44s205
11º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 45s824
12º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 1 volta
13º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1 volta
14º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
15º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
16º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
17º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 4 voltas
18º – Sergio Ramalho (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas
Resultados da Corrida 2 – Super Truck Elite:
1º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 23min43s964
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 0s845
3º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 1s825
4º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s848
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 6s405
6º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 8s675
7º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 10s293
8º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 19s315
9º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 20s316
10º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 21s328
11º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 23s365
12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 27s731
13º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 46s553
14º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta
Não completaram: Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), Sergio Ramalho (FF Motorsport/Mercedes-Benz).
Classificação do Campeonato – Super Truck Elite (Top-10 – pontuação extraoficial):
1º – Diogo Moscato, 93 pontos
2º – Arthur Scherer, 89 pontos
3º – Leo Rufino, 88 pontos
4º – Nicolas Giaffone, 78 pontos
5º – Pedro Perdoncini, 76 pontos
6º – Djalma Pivetta, 60 pontos
7º – Hugo Cibien, 54 pontos
8º – Kleber Eletric, 53 pontos
9º – Ricardo Alvarez, 49 pontos
10º – Jô Augusto Dias, 49 pontos
Calendário Definitivo da Copa Truck Petrobras 2025:
- Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
- Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
- Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos / São Paulo (SP)
- Etapa 4 – 15 de junho – Tarumã (RS)
- Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
- Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
- Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
- Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
- Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos / São Paulo (SP)
A Copa Truck Petrobras conta com o patrocínio Petrobras Governo Federal.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Pole position – A primeira posição no grid de largada de uma corrida, conquistada pelo piloto mais rápido na sessão de classificação.
Drive-through – Punição em corridas onde o piloto deve passar pelos boxes em velocidade reduzida sem parar, como penalidade por infração.
Safety-truck – Caminhão de segurança que entra na pista para neutralizar a corrida em caso de acidente ou incidente, garantindo a segurança dos pilotos e equipe.
Inversão dos oito primeiros – Regra de algumas categorias de automobilismo onde os oito primeiros colocados da corrida anterior largam em posições invertidas na próxima corrida.